Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARA MARIA CORRÊA PEREIRA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARA MARIA CORRÊA PEREIRA ANDRADE
DATA: 12/08/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Online
TÍTULO: EAD na Formação de Professores de Inglês: distanciamentos e aproximações
PALAVRAS-CHAVES: EaD, Formação Docente, Aprendizagem de língua inglesa, Ambientes Virtuais
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

As práticas de ensino e aprendizagem estão passando por um processo de virtualização, que já vinha ocorrendo devido ao avanço das tecnologias, mas que foi acelerado devido ao atual momento pandêmico. Devido a essas questões, muito tem se discutido sobre a educação a distância (EaD), o que reforça a importância de dar a identidade mais adequada a essa modalidade educacional, que se difere do contexto educacional de ensino remoto emergencial vigente. O público-alvo para a análise são os graduandos de um curso de Letras Inglês na modalidade EaD. O objetivo geral da pesquisa é analisar a relação desses discentes com o ambiente virtual do curso, e de que maneiras eles transgridem o sistema, buscando outras formas de interação. Para isso foi necessário discutir e ampliar os conceitos sobre a distância (MOORE, 1989, 1993; TORI: 2017) seus diferentes tipos e níveis que podem surgir durante a graduação. E também sobre as teorias que abordam a interação (MORIN. 1977; MORATO, 2004, MOORE; KEARSLEY, 2008) e a interatividade (SILVA, 2001, 2014; MATTAR, 2009) no processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais (BRAGA, 2013; PALLOFF, PRATT, 2007). Além da interação com os recursos da plataforma, buscou-se compreender como ocorre a interação com o outro por meio desse (e de outros) recurso(s). E como as relações, os significados e a aprendizagem são construídos pelos alunos durante os períodos. A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa-interpretativista, com um caráter exploratório, e o levantamento de dados está circunscrito aos questionários online e às entrevistas gravadas. As reflexões e as considerações da pesquisa também foram construídas em conjunto com os graduandos, que colaboraram ao explanar sobre as suas experiências, práticas e vivências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1324031 - VANDERLEI JOSE ZACCHI
Interno - 1997467 - MARLENE DE ALMEIDA AUGUSTO DE SOUZA
Externo ao Programa - 1146894 - JULIANA PEREIRA SOUTO BARRETO

Notícia cadastrada em: 21/07/2021 14:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r16088-62c448d53e