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Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANIA NUNES MACHADO ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANIA NUNES MACHADO ROCHA
DATA: 27/04/2021
HORA: 10:00
LOCAL: via Google meet
TÍTULO: LENDO MULHERES: EMPODERAMENTO DE SERTANEJAS ATRAVÉS DE LEITURAS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária; Recepção de mulheres; Feminismos; Interseccionalidades; Autoria feminina.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

Esta tese está situada nos campos dos estudos culturais e análise etnográfica, com ênfase na crítica literária e crítica feminista. Trata-se de uma pesquisa sobre recepção e empoderamento feminino a partir de um curso de leituras de obras de escritoras negras e/ou nordestinas ministrado para sertanejas de Irecê/BA, focando em seus processos de recepção, considerando os aspectos subjetivos das identidades femininas. O curso teve duração de 180 horas, com encontros presenciais e complementado por leituras prévias individuais e trocas pelas redes sociais, em um sistema colaborativo de aprendizagem. Para tanto, empregamos cinco eixos teóricos: leitura/recepção, literatura e cultura; gênero e feminismos; identidade, lugar de fala e deslocamentos/micropolíticas; interseccionalidades entre gênero, classe, raça; leitura e letramento literário. Essa abordagem investigativa é relevante do ponto de vista da temática e dos sujeitos de pesquisa, já que trata de livros/textos e de autoras pouco conhecidas pelas sertanejas, por não serem obras canônicas, nem difundidas pelos meios midiáticos hegemônicos. O processo de recepção visou analisar narrativas pessoais das participantes e o impacto das leituras de textos de autoria feminina na formação crítica dessas mulheres, bem como o empoderamento e a mudança de horizonte de expectativa de gênero dessas sertanejas. As leituras críticas passaram pela subjetivação dos posicionamentos políticos das participantes em relação à condição feminina, de modo a combater racismos, sexismos e subalternidades naturalizadas na sociedade, mas questionadas nas obras selecionadas. A metodologia empregada foi a revisão da literatura mais a pesquisa de campo, numa perspectiva decolonial e desconstrutora, empregando abordagens ligadas a questões de gênero, mulheres e feminismos, assim como as de raça, classe e etnia e localização geográfica a partir da perspectiva feminista proposta por Djamila Ribeiro, Carla Akotirene, Joice Berth, Heloísa Buarque de Hollanda e outras. A estratégia principal foi a realização do curso de extensão denominado “Lendo Mulheres”, em que trabalhamos com 18 cursistas, através de leituras de obras críticas, analisamos as implicações dessas leituras na vida das colaboradoras. Os resultados apontam para a efetiva transformação que leituras críticas podem operar em sertanejas, colaborando para a sua conscientização enquanto sujeitos do conhecimento e incentivando-as a assumirem seus lugares de fala enquanto mulheres, nordestinas e sertanejas, de maioria negra ou parda; e empoderando-as, do ponto de vista do conhecimento, de modo a exercitarem a sua autonomia e sua busca por liberdade e condições existenciais mais favoráveis ao seu desenvolvimento humano e pessoal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Externo à Instituição - IZABEL DE FATIMA DE OLIVEIRA BRANDAO

Notícia cadastrada em: 13/04/2021 07:57
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