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Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA RODRIGUES BOTELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA RODRIGUES BOTELHO
DATA: 04/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual - Google Meet
TÍTULO: Os itens de língua espanhola no Exame Nacional do Ensino Médio a partir da perspectiva afrogênica
PALAVRAS-CHAVES: Decolonialidade. Perspectiva afrogênica. Língua Espanhola. ENEM.
PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

O presente texto é resultado parcial da pesquisa de mestrado ainda em andamento, que tem como objetivo analisar como se dá a abordagem da temática étnico-racial nos itens de língua espanhola do ENEM em relação às aplicações feitas entre 2010 e 2019. Essa discussão se insere no campo teórico da Linguística Aplicada (LA) voltada para pesquisas responsivas, que atendam às demandas sociais e pensam os sujeitos e a linguagem como heterogêneos (MOITA LOPES, 2006). Assim, a análise se centra em nove itens que abordam as relações étnico-raciais no mundo hispânico, através da análise do texto, do enunciado e das alternativas das questões. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa (FLICK, 2009), descritivo-interpretativista (MOITA LOPES, 1994) e de técnica documental (BARDIN, 1977). Para tanto utilizo-me das diretrizes para a educação e ensino de LE como base para compreender o que se espera da educação básica e quais postulados podem ser cobrados no ENEM enquanto exame que também se propõem a avaliar os conhecimentos do ensino médio. Dessas diretrizes destaco as principais a saber: a Lei de Diretrizes e Bases da educação de 1996 (LDB), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio de 2006 (OCEM), a Base Nacional Comum Curricular de 2017 (BNCC) e as Diretrizes da Educação para as Relações Étnico-Raciais de 2013 (ERER), além da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.465/2008 que deliberam sobre o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Também considero as normas de elaboração e aplicação do ENEM, sendo as principais a Matriz de Referência (MR) para elaboração dos itens e os documentos oficiais normativos como base para entender os objetivos do exame e o que pode ser cobrado nos itens em relação à medição dos conhecimentos do ensino médio e à medição dos conhecimentos requisitados para ingresso ao ensino superior. Como fundamentação teórica, além dos pesquisadores da LA, tomo como base os estudos decoloniais que problematizam a colonialidade do poder, fundamentada principalmente na ideia de raça a partir da colonização das Américas, dos quais se destacam autores como: Lander (2005), Quijano (2005), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), Maldonado-Torres (2007), Mignolo (2007) e Walsh (2009). Os estudos étnico-raciais também fundamentam esta investigação a partir de autores como: Almeida (2018), Gomes (2018), Bernardino-Costa (2018) e Souza (2016) que buscam através da educação promover um ensino igualitário e livre de preconceito, com vistas a refletir essa concepção na sociedade. Seguindo este viés, utilizo-me do conceito de perspectiva afrogênica de Walker (2018) que defende diferentes formas de ver o mundo com base na experiência racial, porém sem hierarquizar; e no conceito de branquitude de Bento (2002) que questiona as pessoas brancas (enquanto grupo social) e sua forma de ver o mundo como universal desconsiderando outras possibilidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1654781 - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS
Interno - 1324031 - VANDERLEI JOSE ZACCHI
Externo ao Programa - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES

Notícia cadastrada em: 03/07/2020 08:42
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