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Banca de DEFESA: CRISTINA ANDRADE DOS SANTOS PASSOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTINA ANDRADE DOS SANTOS PASSOS
DATA: 12/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: PPGL
TÍTULO: Professores de espanhol em atuação: aspectos da identidade profissional docente na contemporaneidade
PALAVRAS-CHAVES: identidade docente, formação de professores, linguística aplicada, espanhol língua estrangeira
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

A temática identidade profissional docente despontou como uma área distinta de pesquisa com investigações variadas no âmbito educacional. As contínuas negociações dos professores em sua prática diária e na interação com outros profissionais fazem parte do contexto sócio-histórico na contemporaneidade, caracterizado por mudanças aceleradas e constantes. Inserindo-se no âmbito da Linguística Aplicada, o presente trabalho tem como objetivo investigar a identidade profissional docente do professor de língua espanhola no contexto atual, ao buscar compreender como os professores se veem e se definem em relação ao seu trabalho e às condições de sua prática. A mudança na política educacional envolvendo a oferta do componente curricular espanhol resulta em nova (re)negociação, tanto no pessoal quanto no profissional, através de dilemas, repercussões, ou até mesmo, a resistência à mudança com ações para a permanência do ensino de língua espanhola. Como objetivos específicos, a pesquisa busca: a) contextualizar sobre a literatura referente ao conceito de identidade profissional docente, a fim de se entender as implicações na área de língua estrangeira, sobretudo os desafios lançados ao profissional; b) estabelecer um diagnóstico a respeito da língua espanhola, com a finalidade de levantar informações a respeito do atual cenário da política educacional, com a revogação da Lei 11.161/2005; c) verificar a identidadeprofissional do professor de língua espanhola a partir dos aspectos da profissão manifestados pelos próprios docentes. Para tecer as discussões, o referencial teórico considera o mote identidade no cenário da modernidade e da contemporaneidade através de autores como Bauman (2005), Giddens (2002), Hall (2006, 2012), Gee (2000), assim como os estudos sobre diferença de Silva (2012), alteridade de Bakhtin (2006) e a construção das identidades sociais e profissionais de Claude Dubar (2005, 2009, 2012), Nóvoa (1992, 1999) acerca da identidade docente. O modelo teórico-metodológico que se adota nesta pesquisa é de natureza qualitativa interpretativista por meio da aplicaçãode um questionário e levantamento bibliográfico. A análise dos dados revelou que há diferentes aspectos na identidade profissional dos docentes de espanhol, à medida que o processo identitário é ressignificado, a partir da visão acerca de si mesmo na profissão e das relações valorativas com outros sujeitos. A pesquisa concluiu que é fundamental a discussão a respeito da profissão de professor de espanhol para que a legitimação e o espaço profissional sejam refletidos no momento atual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1324031 - VANDERLEI JOSE ZACCHI
Interno - 1654781 - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS
Externo à Instituição - ANDRÉA MACHADO DE ALMEIDA MATTOS

Notícia cadastrada em: 12/07/2019 22:01
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