Banca de QUALIFICAÇÃO: AMISA DAYANE LIMA DE GOIS

DISCENTE: AMISA DAYANE LIMA DE GOIS
DATA: 22/02/2017
LOCAL: Auditório do DCS (antigo auditório de psicologia)
TÍTULO: O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: LEGITIMAÇÃO DO PODER/SABER
PALAVRAS-CHAVES: Livro Didático de LI. Discurso. Legitimação do poder/saber.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Como é do conhecimento dos linguistas e de demais profissionais (cujo objeto de estudo é a língua, a comunicação), a língua é a forma pela qual interagimos com o meio social, com o outro, em diferentes contextos de uso. Nesse sentido, os sujeitos podem usar tanto a sua língua materna (L1) como adquirir qualquer outra língua (L2), para com elas, a partir delas, interagir com o outro. Estudar uma língua estrangeira (LE) e a sua consequente obrigatoriedade de ensino de, pelo menos, uma LE, na escola básica, constitui, então, um direito previsto pela LDB. Esse ensino, por sua vez, é norteado pelo PCN de LE, com previsão de um processo de ensino/aprendizagem voltado para a interação do sujeito com o outro, com o seu entorno. Dentre as línguas estrangeiras, a inglesa (doravante LI) é, no Brasil, a mais ensinada nas escolas, haja vista o grande poder, influência estadunidense. Em decorrência disso, elegemos como nosso objeto de estudo a análise dos discursos em circulação no livro didático (mais adiante, LD) de LI, utilizado nas escolas públicas do município de Moita Bonita (SE), Vontade de Saber Inglês (KILLNER; AMANCIO), do 6º ao 9º ano. A partir de tal perspectiva de pesquisa, objetivamos contribuir para o ensino de LI em nosso Estado e, mais especificamente, nesse município. Por conta de tal abordagem, nosso trabalho está circunscrito a duas áreas do saber: à Análise do Discurso (linha francesa), a partir, principalmente, dos estudos de Orlandi (1984, 2000, 2001, 2008); à Linguística Aplicada, sob o ponto de vista de Leffa (1999), de Lima (2008). Contamos ainda com as contribuições de Foucault (1997, 2003, 2009, 2012 [1978]), à luz do qual estudamos as relações de poder/saber instauradas na escola; a questão da autoria, observando de que lugar (social, institucional) o sujeito, na posição de autor, enuncia, qual imagem faz do seu interlocutor. Nesse caminho de abordagem, utilizamos também as pesquisas de Grigoletto (1999), de Carmagnani (1999), cujas investigações estão voltadas para o LD. E, para entendermos todo o processo de institucionalização da LI, a sua consequente adoção pelas escolas brasileiras, estudamos a historicização do ensino dessa LE; a língua enquanto força simbólica, consoante Bourdieu (s/d). Pesquisamos igualmente os importantes documentos, tais como a LDB (1996), PCN (1999), o PNLD (referente ao triênio do livro em questão). Como recurso metodológico de pesquisa, para nortear as nossas análises, elaboramos as seguintes perguntas de pesquisa: quais discursos estão em circulação no LD de LI? Quais as abordagens que os autores fazem desses discursos? De qual lugar (social, institucional) enuncia o autor/locutor do LD de LI? Que ideologias são perpassadas nesses/por esses discursos? Qual a imagem que o sujeito autor do LD de LI faz do seu interlocutor (aluno/a)? Para respondermos a essas questões norteadoras, lançamos mão das contribuições de Orlandi (1984), procedendo a cinco recortes discursivos na referida coleção de LD de LI. Consoante essa analista, tais recortes são unidades discursivas, fragmentos de situações discursivas. Efetuamos, então, os seguintes recortes discursivos: o discurso da/sobre a sociedade, o discurso da/sobre a gramática, o discurso publicitário, o discurso da/sobre a juventude, o discurso da/sobre a escola. Esses recortes foram assim organizados conforme a sua incidência nessa coleção. Mediante tais colocações, entendemos que a relevância das nossas investigações consiste nesse debruçar de olhar discursivo sobre o LD, tentando inter-relacionar essas duas áreas do saber. Entendemos, enfim, que esse olhar múltiplo contribui para a constituição dos sujeitos professores de LI, principalmente no que concerne ao fato de eles, a partir da leitura deste trabalho, serem capazes de refletirem sobre as relações de poder/saber estabelecidas na escola.

Presidente - 3443837 - MARIA EMILIA DE RODAT DE AGUIAR BARRETO BARROS
Interno - 1324031 - VANDERLEI JOSE ZACCHI
Externo ao Programa - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA

Notícia cadastrada em: 15/02/2017 07:57