Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ LUIZ SANTOS VALENÇA
DATA: 27/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: Tensões Culturais: o silenciamento das culturas populares no espaço escolar
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Cultura Popular; Juventude, Silenciamento.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:
Traçar e, por conseguinte, conhecer o perfil dos alunos do Centro de Excelência Governador Djenal Tavares de Queiroz, possibilita o entendimento sobre as dimensões socioculturais. Desta forma, o objetivo desta pesquisa gira em torno de reflexões sobre as tensões culturais existentes no ambiente escolar que decorrem no silenciamento das culturas populares locais e, sobretudo, na produção e fruição das práticas artísticas. Entender essas culturas veladas deverá viabilizar a inclusão de abordagens de práticas pedagógicas, que aproximem a escola do compromisso de representar o outro e suas diversas interfaces culturais. Isso com o intuito de reduzir o controle social, implantado nas diversas instituições sociais que, em sua estrutura, possuem o desígnio de padronizar comportamentos. Ademais, é interessante pensar sobre a articulação dos saberes construídos nos pedaços de culturas populares com a cultura juvenil, dentro das normativas e processos educativos, tendo como principais questionamentos se os procedimentos pedagógicos garantem as multiplicidades dessas culturas e se o aluno consegue se perceber dentro das abordagens educacionais. O estudo embasa-se em autores como Bourdieu (2007), Chaui (2017), Cuche (1999) e Magnani (1998). Metodologicamente, os percursos são pensados a partir do método estudo de caso, estruturado nas ideias de Yen (2001), de cunho qualitativo, documental e bibliográfico, baseados em Gil (2008). A fase de coleta de dados fundamenta-se em Lakatos e Marconi (2003) e Minayo (2000). Na fase de análise de dados, em Bardin (2011).