A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: WEXYZA FERREIRA DE LIMA MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WEXYZA FERREIRA DE LIMA MORAES
DATA: 29/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: “Bulindo no samba”: Nice do cavalo marinho e a representatividade feminina no brinquedo da Zona da Mata Norte de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Representatividade feminina; cultura popular e contemporaneidade; Nicinha Teles; Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte – PE.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A pesquisa investiga a representatividade feminina no brinquedo do Cavalo Marinho,especificamente, a partir da atuação da Mestra Nice do Cavalo Marinho, enquantomulher negra, mãe, brincante, educadora e gestora do Espaço Tradições Culturais, nobairro periférico do novo condado na cidade de Condado-PE. A pesquisa partiu de umaabordagem imersiva, ou seja, de uma aproximação direta e afetiva com a protagonistada investigação e procurou resguardar as formas de constituição do conhecimento dobrinquedo, percebidas no trabalho de campo que durou 3 meses, na cidade de Condado-PE. Ainda, pautou-se em referências bibliográficas e videográficas, acadêmicas eartísticas, que facilitaram o acesso a dados históricos, estruturais e também conceituaisacerca do folguedo. O Cavalo Marinho, por sua vez, envolve dança, música, poesia,louvação, canto, máscaras, gestos, além de peculiaridades quanto à capacidade deimprovisação das (os) brincantes. É a partir da observação do momento da sambada, ouseja, do momento de apresentação pública do brinquedo, e das relações entre as (os)brincantes do Cavalo Marinho que a pesquisa investiga como os discursos hegemônicosde uma sociedade patriarcal refletem-se no brinquedo, reforçando hierarquias de gêneropré-estabelecidas. Assim, a partir da atuação da Mestra Nice - que, além de “bulir” naestrutura tradicional por reivindicar a herança da função do Mestre, também desenvolveações educativas de formação de novos brincantes, a pesquisa ecoa questões emergentesda contemporaneidade na cultura popular e apresenta conflitos geracionais,especialmente relacionadas à representação do feminino no folguedo. Do ponto de vistade sua fundamentação teórica, a pesquisa se afina com autoras (es) que buscam adesconstrução de paradigmas coloniais no pensamento ( RUFINO&SIMÕES, 2018,2019, 2020; HOOKS, 2014, 2019) bem como criticam reincidências patriarcais(PACHECO, 2019; CARNEIRO, 2011; FEDERICI, 2017, 2019) e complexifica aperspectiva de fixação da tradição na Cultura Popular (DE CARVALHO, 2010).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Christina Gontijo Fornaciari
Presidente - 1683953 - MAICYRA TELES LEAO E SILVA
Interno - 1280717 - MARCELO ALVES BRAZIL
Interno - 1623728 - NEILA DOURADO GONCALVES MACIEL

Notícia cadastrada em: 24/07/2021 16:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e