Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA PINHEIRO DA CRUZ
DATA: 06/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do Programa de Pós- Graduação em Sociologia (PPGS)
TÍTULO: Concepções de professores de Ciências sobre sexualidade em alunos com Deficiência Intelectual
PALAVRAS-CHAVES: Sexualidade, Deficiência intelectual, Ensino de Ciências: Concepções de professores
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A sexualidade faz parte da vida humana, iniciada na infância, todavia, é na fase da adolescência que se iniciam os questionamentos. Assim, a presente investigação com abordagem qualitativa e viés no estudo de caso, busca compreender a concepção dos/as professores/as de ciências do 8º ano Ensino Fundamental sobre sexualidade de alunos/as com Deficiência Intelectual no município de Itabaiana (SE). Quanto ao referencial teórico utilizado temos: Maia e Ribeiro (2011); Figueiró (2018); Furlani (2008); Michel Foucault (1997); Matos e Jardelino (2016); entre outros. A técnica para obtenção dos dados foi a entrevista semiestruturada, seguindo um roteiro de perguntas abertas e fechadas com objetivo de coletar informações que interessam à investigação (Gil, 2008). Em posse dos dados foi realizado a transcrição de cada relato e feita a análise na perspectiva de Bardin (2016). A priori, os resultados apresentam a concepção dos participantes sobre sexualidade como perspectiva biológica; enxergam a sexualidade dos deficientes intelectuais como um problema, devido agir de forma instintiva. Por outro lado, compreendem que o aluno/a com deficiência intelectual necessita de uma atenção diferenciada no processo de ensino de acordo com as limitações cognitivas.