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ELIANE VASCONCELOS OLIVEIRA
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PEDAGOGIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): OUTROS TEMPOS, OUTROS ESPAÇOS, OUTROS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE
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Líder : CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
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Data: 18-dic-2017
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Dissertação
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A sociedade atual denominada de “sociedade informacional” tem como característica marcante a comunicação em alta velocidade. Assim, com a expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a maneira do ser humano se comportar diante do mundo e do outro foi alterada. Nessa sociedade, o ambiente escolar divide espaço com computadores, internet, tablet, celulares, etc. Diante dessa realidade, os educadores estão desafiados a repensar os seus saberes e suas metodologias de ensino, assim como rever suas práticas docentes, a fim de possibilitar ao aluno a construção do conhecimento de forma lúdica, interativa e crítica. Nesta perspectiva, buscou-se por meio dessa pesquisa, compreender como os professores de Ciências Naturais e Matemática, utilizam as tecnologias, no Ensino Médio, para a construção do conhecimento. Na tentativa de subsidiar este estudo, buscamos apoio em autores como Castells, (2006); Freire, (2011). Kenski, (2001, 2003 e 2013). Libâneo, (2004 e 2015); Richardson, (2012); Tardif, (2010) e outros que abordam a temática. Optou-se pela abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, com emprego das técnicas de observação, questionário e entrevista guiada. Para o estudo e interpretação dos dados optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (2011, p.50), tendo em vista que esse método de análise das comunicações “visa o conhecimento de variáveis [...] por meio de mecanismos de dedução com base em indicadores reconstruídos a partir de uma amostra de mensagens particulares”. Sendo assim, foi possível perceber que: há docentes que permanecem alheios a essa realidade social permeada pelas TIC; as tecnologias adentraram o meio escolar, professores e alunos estão engajando-se no uso das TIC para fins pedagógicos; mas foi visível, também, a permanência de “velhas práticas” que não condizem com a realidade. Diante desses dados, esboçamos uma Pedagogia das Tecnologias na perspectiva de contribuir para que mudanças significativas aconteçam.
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JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS
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APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS NAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE SABERES GEOMÉTRICOS EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1890-1930)
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Líder : IVANETE BATISTA DOS SANTOS
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Data: 05-dic-2017
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Dissertação
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Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa com o objetivo de caracterizar apropriações do método intuitivo de Calkins nas orientações para o ensino de saberes geométricos para o ensino primário, presente em exemplares de revistas pedagógicas brasileiras do período de 1890 a 1930, localizadas no repositório da UFSC. Foram adotados os entendimentos de Chartier (2003) para apropriação, Calkins (1886/1950) para a compreensão de princípios do método intuitivo e Leme da Silva (2015) para saberes geométricos. A opção por examinar o método intuitivo a partir de Calkins (1886/1950) pode ser justificada por sua identificação, em pesquisas brasileiras, como uma referência para o método intuitivo. Por meio do exame das fontes, foram identificados que as orientações para os saberes geométricos perpassavam por dois caminhos: explícito e implícito. No primeiro caso, quando os autores utilizavam expressões como lições de coisas ou Calkins no texto e implícito quando foi possível identificar usos dos princípios do método como defendido por Calkins. Com base nesses caminhos é possível caracterizar apropriações a partir da forma como os saberes geométricos estavam relacionados ao ensino das linhas, pontos, ângulos, formas geométricas, figuras geométricas e sólidos geométricos, que tinha o objetivo de estimular os sentidos da criança, principalmente a partir da vista. Os autores adotavam princípios do método intuitivo de Calkins (1886/1950) partindo, principalmente, do diálogo, instigando os alunos a ver os desenhos ou objetos e formar sentenças sobre os mesmos. A comparação, associação e classificação também foram identificadas no tratamento da educação da vista. A partir dessa constatação, é possível afirmar que as apropriações dos autores estavam relacionadas ao uso dos princípios de duas formas diferentes: com ênfase no uso de objetos ou a partir da imaginação da criança. Dessa forma, os autores que tratavam do método intuitivo de Calkins (1886/1950) tanto explícito como implicitamente para o ensino de saberes geométricos se apropriaram do princípio de educar a vista, uma vez que nas recomendações para o ensino a observação ganhava destaque.
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ALDECI DOS SANTOS
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PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL
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Líder : CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
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Data: 14-jul-2017
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Dissertação
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O presente trabalho objetivou contribuir para a preservação ambiental dos manguezais através da Percepção Ambiental dos alunos do 6º ano de uma escola pública no município de Barra dos Coqueiros/SE. Para seu desenvolvimento, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, com viés ao estudo de caso. Quanto ao delineamento metodológico da pesquisa, esta foi dividida em três momentos: 1) diagnóstico sobre as percepções prévias dos alunos através de questionários e mapas mentais; 2) Realização de uma intervenção didática sobre abordagens do manguezal do município; 3) comparativo dos mapas mentais antes e pós intervenção educativa, afim de verificar se houve mudanças na percepção dos alunos. Ressalta-se ainda que todas as etapas mencionadas, foram realizadas durante as aulas de Ciências. Para a análise e interpretação dos mapas mentais confeccionados pelos alunos na primeira fase do trabalho, utilizou-se a metodologia proposta por Kozel (2001). A utilização do questionário e mapas mentais anteriores a intervenção didática apresentou importantes contribuições, no sentido de avaliar as percepções dos alunos quanto ao ecossistema manguezal, onde constatou-se que os discentes já apresentavam um conhecimento prévio quanto ao ecossistema. Já a intervenção didática contribuiu significativamente no processo de ensino e na ampliação do conhecimento que os alunos já apresentavam, sempre com enfoque para as questões ambientais. Quanto aos mapas mentais posteriores à intervenção, os alunos além de desenharem, fizeram uma descrição do que haviam ilustrado, facilitando assim o entendimento dos desenhos. Nos mapas e descrições supracitados, identificamos que a maioria dos discentes ressaltou os principais problemas ambientais a exemplo do lixo, como também a importância do ecossistema, tanto para a população que utiliza o manguezal como fonte de subsistência, como também para fauna local e animais visitantes. Foi possível constatar também que o entorno pode afetar o indivíduo e vice-versa, por meio de uma diversidade de interpretações positivas e negativas, com algumas visões distorcidas e depreciativas quanto ao ambiente foco do trabalho. Assim, a educação ambiental faz-se necessária no intuito de realizar, junto aos alunos, um processo de sensibilização quanto aos aspectos atitudinais, contribuindo para a preservação do ambiente ao seu redor, além de favorecer e estimular as relações mais estreitas destes com seu meio.
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MARIA JOSÉ GUIMARÃES VIEIRA
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UM OLHAR SOBRE O CORPO EM ESCOLA INDÍGENA: DIÁLOGOS
ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CONCEPÇOES DOS ALUNOS DO 8º ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Líder : EDINÉIA TAVARES LOPES
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Data: 25-may-2017
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Dissertação
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O corpo tem sido objeto de investigação de diversas áreas do conhecimento, que vêm considerando a diversidade de abordagens e matrizes científicas sobre as ações concretas humanas manifestas em sua corporeidade. Se o fundamento da existência está nas interações corpóreas entre os homens, busca-se compreender as origens das percepções sobre o corpo do indivíduo e do outro enquanto alteridade. Na Educação Básica, todavia, o corpo humano é apresentado como um conjunto de sistemas e órgãos que se relacionam de maneira anatomofisiológica, principalmente no Ensino de Ciências, disciplina que enfaticamente estuda o corpo humano, mas não trabalha a dimensão corporal como essência de um ser/estar no mundo. Em comunidades e escolas indígenas, os professores deparam-se com a dificuldade de articular os conhecimentos científicos com os tradicionais da comunidade, que compõem a cultura e fortalecem a identidade daquele povo. Diante desses condicionantes, justifica-se portanto esse estudo que objetiva analisar as concepções sobre corpo manifestadas pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da escola indígena Xokó estabelecendo relações com o Ensino de Ciências. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa documental e do estudo de caso. Como procedimentos de coleta de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada, ao questionário e à evocação livre através de desenho e da expressão textual. Para análise dos dados obtidos será utilizada a análise textual discursiva, na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2011). Na busca por compreender o contexto, utilizou-se como aporte teórico Hall (2005); Le Breton (2007); Grando (2009); Fleuri (2012); Silva (2000), entre outros. Os resultados apontam que nos desenhos e discursos dos alunos o corpo é percebido em sua dimensão vivida, como extensão de si mesmos para o mundo, principalmente quanto à vivência de práticas corporais próprias da comunidade indígena ainda reveladoras da coletividade tribal (correr, nadar, brincar, dançar), porém com significados já distintos dos pressupostos originais e antepassados. Ainda que os alunos não possuam uma compreensão holística do corpo, percebendo-o em toda a sua complexidade concreta, histórico-cultural e social, as suas falas demonstram que reconhecem o corpo como o instrumento vivencial de socialização e experimentação do mundo. Em contrapartida, dada a influência do currículo escolar, notadamente no Ensino de Ciências, na formação dos alunos, o conteúdo ‘corpo’ é apresentado a partir de uma visão centrada apenas nos aspectos anatomofisiológico, colaborando para que os alunos indígenas, sujeitos desse estudo, construíssem uma concepção híbrida que mescla esse corpo vivido a uma concepção fragmentada e reducionista marcando, por conseguinte, os modos de ser/estar dos adolescentes Xokó.
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KATIA MARIA LIMEIRA SANTOS
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Tecnologias da Informação e comunicação no ensino de matemática: uma abordagem da prática docente.
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Líder : CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
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Data: 05-may-2017
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Dissertação
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A presente pesquisa busca investigar a prática docente do professor de Matemática ao utilizar as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), a partir de pressupostos teóricos do ensino da matemática, bem como identificar as TIC utilizadas em sua prática docente e analisar as concepções dos professores sobre os resultados ao utilizar o Software Geogebra. Para atingir os objetivos propostos optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa, com delineamento metodológico de estudo de caso utilizando-se das técnicas de observação e entrevista com dois professores que lecionam a disciplina Matemática em uma escola pública de Aracaju/SE. Para tanto, foi construído um quadro teórico, tendo como suporte os estudos de Borba (2014), Castells (2006), Kenski (2004, 2006, 2013 e 2016), Levy (1997), Moreira (2005), Nacarato (2013), Pais (2008), Pimenta (2006), Primo (2011) dentre outros autores que fundamentam a utilização das TIC no ensino de Matemática. A realização desse estudo possibilitou conhecer o contexto em que ocorreu a pesquisa, as ações dos sujeitos (P1 e P2) inseridos, e o espaço da investigação sobre as TIC como instrumento pedagógico através da utilização do Software GeoGebra. Como resultados alcançados, a priori, percebemos que os professores se utilizam das TIC como algo a mais para motivar os alunos, e em suas ações demonstraram uma prática docente que oportuniza a aprendizagem de todos os alunos, bem como integração com as TIC no ensino de matemática, mostrando que é possível uma didática que vislumbre a aprendizagem do aluno na contemporaneidade.
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ROSEMARY SANTOS
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SABERES MATEMÁTICOS IDENTIFICADOS EM PROVAS DO EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO DO COLÉGIO SÃO PAULO (1931-1969)
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Líder : IVANETE BATISTA DOS SANTOS
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Data: 31-mar-2017
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Dissertação
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Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar saberes matemáticos utilizados nos enunciados das questões das provas dos exames de admissão ao ginásio, no período compreendido entre 1931 a 1969. Tal exame tinha o propósito de selecionar estudantes que haviam concluído o ensino primário e pretendiam dar continuidade aos estudos, e ao serem aprovados, ingressavam na primeira série do ensino ginasial no Ginásio do Colégio São Paulo. As provas foram examinadas a partir do DVD-ROOM organizado por Valente (2001) tomando como base, o entendimento de Chervel (1990) para aparelho docimologico. O exame das provas que permite identificar que a maioria dos problemas foram elaborados utilizando uma combinação de mais de um conteúdo, como área de quadrilátero moeda brasileira e área, medidas de comprimento e fração. E o destaque vai para dois conteúdos fração e medidas, que aparecem separados ou em combinação. Do exame efetuado é possível afirmar que o cálculo elementar prescrito na Reforma Francisco Campos pode ser considerado como os conteúdos que permitem resolver situações com aplicação de conteúdos como fração, medidas de comprimento, peso e moeda brasileira com aplicações que poderiam acontecer dentro e fora do ambiente escolar.
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SAMIRA CRISTINA DE SANTANA PENA
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ESTUDO QUANTITATIVO DA CARÊNCIA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA ENSINO FUNDAMENTAL
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Líder : RENATO SANTOS ARAUJO
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Data: 31-mar-2017
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Dissertação
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O objetivo dessa pesquisa é verificar como as políticas públicas de formação de professores no Brasil têm atuado para a formação de professores de ciências naturais, tendo em vista a falta de professores que caracteriza o cenário nacional e o prazo de dez anos, determinado pelo Plano Nacional de Educação (PNE). A motivação para realização dessa pesquisa surgiu ao longo de minha formação na graduação, na qual percebi a falta de conteúdos destinadas ao ensino de ciências naturais. Esta pesquisa está inserida em um projeto maior coordenado pelo Professor Renato Santos Araujo, o qual estuda as políticas públicas de formação de professores de física, química, biologia, ciências naturais e matemática com foco no Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Nesta dissertação será realizada parte da primeira etapa do projeto maior destinada à formação de professores de ciências naturais. O trabalho será dividido em etapas: primeiramente apresenta-se o curso de Licenciatura em Ciências Naturais ao longo do século XX e observa-se que no momento atual não está claro na legislação quem deve lecionar essa disciplina nos anos finais do ensino fundamental. Isto justificou uma revisão bibliográfica sobre o ensino de ciências e a formação de professores de ciências. Nesse contexto, buscou-se discutir os saberes necessários para a formação dos professores de ciências, como por exemplo conhecer a matéria, adquirir conhecimentos teórico, fazer uso da pesquisa e da inovação, saber avaliar e outros. Dessa forma foi possível traçar um perfil para esse profissional e esclarecer que para se ensinar ciências é necessário ter saberes e práticas específicas. Em seguida foram apresentadas algumas políticas públicas destinadas à formação de docentes, como o PIBID, o PARFOR, o PRODOCÊNCIA e a UAB, numa espécie de panorama do foi feito pelos governantes neste século. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa documental, com abordagem quantitativa. As fontes de dados usadas foram as Sinopses Estatísticas do Ensino Superior e da Educação Básica, publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), e o Portal CultivEduca, criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os dados coletados informam, sobre os cursos de licenciatura, a oferta de vagas, número de candidatos, ingressos, matrículas e concluintes, e sobre a educação básica, o número de turmas, professores que lecionam ciências naturais e suas titulações. As análises de dados produziram, dentre outros resultados, estimativas para as taxas de evasão e estimativas de concluintes. A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva e foi possível destacar que houve uma diminuição da oferta de vagas para os cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e que grande parte dos professores que lecionam essa disciplina nas escolas brasileiras não possuem a formação exigida pela LDB. É provável que essa Licenciatura possa acabar extinta e sendo substituído por outras licenciaturas, como Ciências Biológicas.
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JOSÉ WILDSON DOS SANTOS
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ENSINO PARA SAÚDE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SERGIPE
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Líder : CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
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Data: 31-mar-2017
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Dissertação
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Sempre se buscou tendenciosamente conceber a saúde pelo viés unilateral das ciências biológicas. Estar saudável era compreendido enquanto uma relação de ação-reação onde devíamos simplesmente praticar atividades físicas, cuidar da higiene pessoal e manter bons hábitos alimentares. Assim, acreditava-se que cabia exclusivamente às ações individuais para se manter saudável. A conceituação apresentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em meados do século XIX defende que a saúde é um estado de perfeito bem estar físico, mental e social, o que nos trouxe a necessidade de repensarmos o próprio ser humano, procurando concebê-lo enquanto um todo composto por diferentes partes. Com estas premissas, acreditamos que se torna fundamental que a escola, o locus de investigação da presente pesquisa, procure desenvolver uma política educacional voltada para o ensino da saúde pautado na perspectiva da omnilateralidade, procurando compreender o ser como um todo e a partir daí procurar intervir na perspectiva da totalidade, evitando a fragmentação. Com esta compreensão e para o desenvolvimento da presente pesquisa realizamos um diagnóstico referente ao ensino para saúde, e após detectados e analisados os possíveis problemas, foram deliberadas coletivamente pelo corpo docente diferentes ações que procurassem promover uma melhora qualitativa no processo de ensino em nossa instituição educacional. Assim, contribuir na melhoria do ensino para a saúde nas escolas da rede pública estadual de Sergipe, tomando como modelo nossa amostra foi o objetivo principal da nossa intervenção. A abordagem adotada enquanto metodologia foi o estudo de caso e o método, a pesquisa-ação, a qual se caracteriza enquanto uma ação voluntária, racional e crítica capaz de transformar uma dada realidade a partir da intervenção coletiva e intencional dos pares de uma dada realidade. Acreditamos que a melhora qualitativa do ensino dos professores voltado para a compreensão da saúde como um todo, integrado e interligado, contribui significativamente para a construção da cidadania para a saúde dos seus discentes.
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JOSÉ ERISVALDO LESSA VIEIRA
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AS GEOMETRIAS DO CURSO SUPERIOR E OS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES EXISTENTES NO ENTENDIMENTO DE EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFAL
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Data: 30-mar-2017
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Dissertação
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Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral investigar as relações existentes, no entendimento de egressos da licenciatura em matemática do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, entre as disciplinas de geometria abordadas na formação do professor e os conteúdos geométricos do ensino médio. Trata-se de um estudo de caso, com 6 egressos da licenciatura em matemática IFAL, campus/Maceió, que atuam na rede pública de ensino. A análise de dados, de natureza qualitativa, utilizou-se de diferentes técnicas para a coleta: análise documental, questionários e entrevista. O aporte teórico teve como foco a temática formação de professores, saberes docente e ensino de geometria. Para a Formação de professores – Tardif (2014) e Imbernón (2011), principalmente; Formação do professor de matemática pautou-se, em Moreira e David (2014), Nacarato e Paiva (2008), Cury (2001); e quanto ao Ensino de geometria, os estudos Lorenzato (1995), Pavanello (2002). A partir da análise documental e das falas dos sujeitos, foi possível identificar a abordagem dos conteúdos na formação dos egressos por meio de teoremas, axiomas e demonstrações, que segundo os egressos favorecem para uma ampla visualização dos conteúdos do ensino médio, antes mesmo de adentrarem na sala de aula. Por outro lado, essa abordagem é pouco utilizada em suas práticas pedagógicas, visto que, a abordagem nos livros didáticos inicia-se intuitivamente, além dos alunos da educação básica demonstrarem pouco domínio nas argumentações, dificultando o avanço gradual no conhecimento geométrico.
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RAFAELA CRISTINA DA SILVA SANTOS
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Ciência-Tecnologia-Sociedade: suas interrelações e seu ensino nas concepções de licenciandos em Química de um universidade da rede privada da cidade de Aracaju
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Líder : ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
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Data: 30-mar-2017
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Dissertação
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A presente pesquisa buscou analisar as concepções sobre C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) e sobre o ensino nessa perspectiva, de formandos em Química de uma IES (Instituição de Ensino Superior) da rede privada da cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, relacionando tais concepções a aspectos relevantes de suas formações iniciais. A magnitude desta pesquisa ancora-se no acelerado desenvolvimento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como em suas influências de maneira direta e indireta nas esferas humanas, sociais, culturais e econômicas. Assim, torna-se instigante analisar as concepções que tais formandos possuem sobre a natureza da Ciência, dos saberes científicos, bem como sobre as interrelações C-T-S, uma vez que estes serão os responsáveis pela alfabetização científica no ambiente escolar, de modo a buscar formar sujeitos críticos e reflexivos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Para tal, a fase de coleta e tratamento de dados dividiu-se em três momentos. No primeiro, houve a análise da matriz curricular do curso de Licenciatura em Química ofertado pela IES. Essa análise teve por objetivo verificar a existência ou não de disciplinas que contemplam as concepções CTS, bem como compreender a linha filosófica que esta matriz curricular busca seguir; ainda nesta etapa, foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte, que selecionou trabalhos existentes no meio acadêmico que se aproximam ou assemelham-se ao tema objeto da nossa pesquisa. No segundo momento, houve aplicação de um questionário investigativo, composto por duas partes: a primeira constituiu-se na versão portuguesa abreviada por Canavarro (1999) do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society), contendo 14 questões. A segunda parte do questionário, compôs-se por 06 questões abertas sobre ensino de C-T-S e a formação inicial dos sujeitos relacionada a esse paradigma de ensino. No terceiro momento, houve a aplicação de um grupo focal com 06 dentre os 07 sujeitos da pesquisa. Para a análise dos dados coletados por meio do questionário VOSTS, optou-se por uma categorização das respostas tendo em vista as categorias que foram estabelecidas por Canavarro (1999) em sua versão adaptada do questionário VOSTS. Para a análise da segunda etapa do questionário e dos dados coletados por meio do grupo focal, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados obtidos na pesquisa permitem evidenciar que as concepções CTS que os sujeitos possuem, em sua maioria, são consentâneas com as categorias já definidas na literatura como realistas e aceitáveis sobre Ciência e Tecnologia e suas influencias na Sociedade. Sendo assim, os integrantes da pesquisa possuem concepções CTS aceitáveis a sua formação. Com relação às concepções sobre ensino de CTS, os licenciandos informam que a sua formação inicial contribuiu para a compreensão deste paradigma, porém muitos consideram não ter sido o suficiente para a sua atuação profissional.
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VANDO KLEBER SANTOS SOARES
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DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO FÍSICO COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS:
Análises das interações discentes
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Líder : CELSO JOSE VIANA BARBOSA
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Data: 30-mar-2017
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Dissertação
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O ensino demasiado expositivo, agravado pela forte matematização que reduz a aprendizagem a um conjunto de fórmulas e cálculos, são uma constante no ensino-aprendizagem de Física. Nesse modelo o ensino se mostra pouco dialogado produzindo uma aprendizagem passiva e mecanicista. O método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), tradução do inglês Problem Based Learnig (PBL), se mostra como alternativa a formação em Física. Esse método tem se firmado cada vez mais em diferentes cursos no ensino superior, onde surgiu, e vem ganhando espaço nos outros níveis de ensino, visto a sua vocação em promover a aprendizagem ativa a partir da resolução de situações-problema. Dessa forma, saber como , identificando com a sua adoção nas aulas de Física em uma turma da terceira série do ensino médio se configuram na questão e objetivo principal deste trabalho. Nesse contexto, lançamos mãos do trabalho de Vygotsky como referencial teórico que subsidia nossa investigação, somado aos constructos de wertsch e a ferramenta analítica de Mortimer e Scott (2002). Adotando o caminho metodológico, que possui um caráter qualitativo de pesquisa, procedemos a uma análise A observação participante é a técnica escolhida na realização desse trabalho, assim como, a adoção de questionário e entrevista.
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MAÍSA PEREIRA DE JESUS
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CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DO ENFOQUE CTS ATRELADO A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
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Líder : ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
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Data: 29-mar-2017
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Dissertação
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O ensino de Ciências na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) propõe-se a formar um aluno com concepção crítica e ampliar o seu olhar sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade, valorizando as interações entre tais esferas. Discutir ciência, tecnologia e sociedade em sala de aula, abrange valores e atitudes que precisam estar associados à compreensão conceitual dos temas da disciplina inerentes aos aspectos sociais e científicos, de modo a favorecer a capacidade de tomada de decisão dos indivíduos enquanto cidadãos. O ensino de CTS apresenta similitude com a pedagogia libertadora de Paulo Freire, ao defender uma educação politizada, que estimula a soberania popular. Paulo Freire destaca a utilização de um “tema gerador” como forma de contextualizar o ensino. Ao longo do processo de alfabetização de adultos, ele propôs o uso de temas geradores. O ensino de CTS tem como pilar a alfabetização científica, a qual está ligada ao intuito de formação do cidadão, entendido como um indivíduo capaz de participar ativamente de uma sociedade democrática, com habilidade de defender um ponto de vista, ou seja, com capacidade de argumentação. Nesse sentido, o desenvolvimento de práticas argumentativas em sala de aula auxilia o processo de alfabetização científica. Diante desses pressupostos, esta dissertação apresenta a análise do desenvolvimento de uma sequência didática (SD) composta por 8 aulas, sendo que nas duas últimas são propiciados momentos de discussões argumentativas entre os alunos. A SD foi elaborada na perspectiva de ensino de CTS e da Pedagogia de Paulo Freire, considerando o tema-gerador “alimentos”. A pesquisa buscou verificar como o desenvolvimento da SD, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, contribuiu para a capacidade argumentativa dos alunos, aliando as concepções cientificas a aspectos sociais e econômicos. Ela caracterizou-se como pesquisa-intervenção, que é uma tendência das pesquisas participantes, seguindo uma abordagem qualitativa. A obtenção dos dados se deu mediante filmagens com duas câmeras de vídeo, uma focalizando toda a turma, e outra, um grupo especifico de alunos. Os dados registrados em vídeo foram analisados considerando-se categorias analíticas focadas nas ações do professor e nas discussões entre os alunos. Para as ações do professor foram utilizadas categorias apresentadas por Mortimer e Scott (2003), sendo elas: abordagem comunicativa, padrões de interação e intenções do professor. As discussões entre os alunos foram analisadas considerando o Padrão de Argumentação de Toulmin (2006). Ao longo da SD, a professora buscou promover uma tomada de consciência dos alunos em relação aos alimentos industrializados, com corantes, conservantes e a sociedade de consumo, inter-relacionando o conteúdo químico com a realidade do aluno, sob uma perspectiva crítica sobre os valores capitalistas. Com o intuito de gerar discussões argumentativas entre os alunos, a professora inseriu questões norteadoras. Nesses momentos de discussão, ela trabalhou com as intenções de explorar os pontos de vista dos alunos e guiá-los no processo de internalização das ideias científicas. A abordagem comunicativa variou entre a interativa/dialógica e a interativa/de autoridade. Os resultados obtidos indicam como as ações da professora possibilitarram as interações entre os alunos e a elaboração conjunta de argumentos, os quais levavam em conta aspectos sociais e tecnológicos aliados aos conhecimentos científicos. Verificou-se ainda a elaboração de um olhar crítico dos alunos diante dos alimentos industrializados na sociedade de consumo atual.
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SHIRLEYDE DIAS DO NASCIMENTO
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UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFS/CAMPUS ARACAJU: SUA CONSTITUIÇÃO E OS SEUS EFEITOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE ELETROTÉCNICA
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Data: 29-mar-2017
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Dissertação
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A presente Dissertação, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou um estudo acerca do Currículo Integrado, objetivando analisar como se constitui a integração curricular e saber como se efetiva o ensino da Matemática, tomando como recorte o Curso de Nível Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS/Campus Aracaju/SE. A organização do Currículo Integrado se dá a partir do Decreto nº 5.154/2004, consolidando-se outras formas de ensino profissional de nível médio e incluindo-se o compromisso com a possibilidade de o Ensino Técnico ser novamente ofertado de forma integrada com o Ensino Médio, por meio de uma organização curricular que possibilita ao aluno cursar a formação básica e a formação profissional ao mesmo tempo, objetivando integrar os conhecimentos socialmente produzidos, tendo em vista, tanto a formação geral, como a formação para o trabalho. Para que o objetivo central dessa pesquisa fosse alcançado, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental, de forma a poder conhecer como se organiza o Currículo Integrado, examinando se o Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica orienta no sentido da integração entre as diversas áreas do conhecimento; e, ainda, se é possível identificar como os conteúdos matemáticos estão contemplados. Realizamos entrevista semiestruturada com os docentes para avaliar a concepção de Currículo Integrado e a prática de ensino no âmbito desse currículo e com os grupos focais formados por discentes para identificar a pertinência dos assuntos matemáticos voltados à formação técnica e qual o sentido atribuído a esse saber. Como principais resultados, destacamos que o Projeto Pedagógico do Curso apresenta orientação na perspectiva da integração entre as diversas áreas do conhecimento, como também, assinala que para a concretização da integração curricular devem ser priorizadas metodologias adequadas ao propósito da integração entre as disciplinas, embora não foi evidenciada a relação com o proposto pelo documento na concretização objetiva da prática pedagógica dos docentes. A partir dos depoimentos obtidos foram constatadas concepções acerca do Currículo Integrado que apontam de forma mais evidente uma referência à oferta de curso que integra o Ensino Técnico ao Ensino Médio, com disciplinas atuando em função de objetivos distintos, de um lado as disciplinas gerais preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM; do outro, as técnicas para formação profissional. Os dados demostram ausência de integração entre as disciplinas, tendo sido apontado pelos discentes que os conteúdos da Matemática se voltam mais para o escopo do Ensino Médio, não se relacionando com as disciplinas técnicas, sendo sublinhado que as ações não integradas entre os professores nas situações de ensino afetam a aprendizagem de Matemática. Concluiu-se, a partir do conjunto dos dados, que a integração curricular da forma como se constitui, a começar pela ausência de integração entre as disciplinas que compõem esse currículo, não assinala efeitos significativos na forma de ensinar Matemática.
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ALDIRENE PINHEIRO SANTOS
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O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DO MODELO CTS NAS ESCOLAS PÚBLICAS CENTROS DE EXCELÊNCIA DA CIDADE DE ARACAJU/SE
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Líder : SAMISIA MARIA FERNANDES MACHADO
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Data: 28-mar-2017
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Dissertação
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Tradicionalmente o ensino de Química é trabalhado de forma descontextualizada, exigindo dos alunos a memorização excessiva de fórmulas e conceitos que em nada lhes servirão para viverem em uma sociedade tecnocientífica. Neste sentido, o modelo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) surge como uma alternativa viável por promover uma educação científica que permite ao aluno o conhecimento químico de forma contextualizada e o desenvolvimento de valores que proporcionam a formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres sociais, auxiliando-os nas tomadas de decisões responsáveis sob a ótica da ciência, da tecnologia e da sociedade. O presente trabalho teve como objetivo verificar em que medida as inovações no Ensino de Química estão presentes no projeto político pedagógico das escolas Centros Experimentais do Estado de Sergipe (Colégio Estadual Marco Maciel, Colégio Estadual Vitória de Santa Maria e o Colégio Estadual Atheneu Sergipense) e quais as percepções que os professores de Química dessas escolas têm do modelo CTS. A escolha das escolas foi baseada no fato destas fazerem parte do programa de políticas públicas “Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)” e apresentarem uma proposta diferenciada de ensino, que visa além de resolver os problemas comuns do ensino médio (evasão, repetência, distorção idade/série), a formação e o aprimoramento dos jovens, incluindo a formação ética e cidadã, o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico bem como a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos, relacionando a teoria com a prática, privilegiando assim o caráter interdisciplinar da Educação.A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa e explicativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista semiestruturada e o questionário VOSTS (Viewson Science-Tecnology-Society). A análise dos resultados foi feita utilizando-se a análise de conteúdos de acordo com Bardin. Foram entrevistados cinco professores dos quais três afirmaram utilizar o modelo CTS como estratégias de ensino, um conhece o modelo mas não faz uso, enquanto que um outro o desconhece. Este trabalho de pesquisa foi realizado com os três professores que afirmaram conhecer e utilizar o modelo CTS em suas aulas.
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ANA CACIA SANTOS
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ABORDAGEM HISTÓRICA DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO
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Líder : DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
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Data: 28-mar-2017
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Dissertação
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Neste estudo pretendeu-se investigar sobre a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino médio por meio da abordagem histórica da Física, com base em pesquisas e reflexões sobre essa temática. Buscou-se pesquisar se é possível ensinar sobre essa nova Física na primeira série do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio de dois colégios públicos estaduais do Estado de Sergipe, sendo um localizado na capital sergipana e o outro no sertão sergipano. A metodologia foi fundamentada na pesquisa-ação, considerando as ideias de Barbier (2007) e Franco (2005). Para análise dos dados nos debruçamos sobre a Teoria do Pensamento Crítico a partir dos estudos de Ennis (1985), Buiegon e Tarouco (2015) e Tenreiro-Vieira e Vieira (2006). Nas atividades desenvolvida, os alunos foram motivados e mobilizados a refletir, questionar e argumentar sobre a história de Albert Einstein. Os resultados mostraram que é viável usar a abordagem histórica em sala de aula de maneira a estimular os alunos a estudarem os conteúdos da física, como também é possível trabalhar com a temática Física Moderna no ensino médio a partir do seu contexto histórico.
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VANESSA GRACIELA SOUZA CAMPOS
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MATEMÁTICA E COTIDIANO: PROCESSOS METACOGNITIVOS CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DA EJA PARA RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS
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Líder : VELEIDA ANAHI DA SILVA
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Data: 28-mar-2017
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Dissertação
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MARIA CAMILA LIMA BRITO DE JESUS
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A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OLHARES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA
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Líder : EDINÉIA TAVARES LOPES
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Data: 28-mar-2017
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Dissertação
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Esta é uma investigação de mestrado que trata sobre as aproximações e distanciamentos identificados entre a formação docente (inicial e continuada), vivenciada por cinco mestrandas, e o ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). O trabalho tem como objetivo investigar as relações estabelecidas entre as trajetórias de vida de licenciadas em Química, de uma turma do mestrado em Ensino de Ciências e Matemática 2015 e a inserção da Educação nas Relações Étnico-Raciais em suas práticas pedagógicas. Os objetivos específicos são: a) Analisar as visões das mestrandas acerca das orientações para a Educação das Relações Étnico-raciais; b) Analisar as conexões entre a Educação das Relações Étnico-raciais e a trajetória acadêmica e profissional das mestrandas; c) Investigar as visões das mestrandas acerca dos limites e possibilidades da inserção da Educação das Relações Étnico-raciais em suas práticas pedagógicas no ensino de Química. Este estudo tem como abordagem a pesquisa qualitativa. Os métodos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa foram Questionário e Análise Documental. A análise dos dados foi realizada por meio do sistema on-line webQDA - um software de apoio à análise de dados qualitativos num ambiente colaborativo e distribuído. Os dados foram transferidos a este software e realizada a análise documental, a descrição dos sujeitos e uma análise qualitativa das respostas referente as percepções dos mestrandos a inserção da ERER nos cursos de licenciaturas e a relação entre o Ensino de Ciências e a ERER no ensino. A partir disso, foi realizada reflexões acerca da inserção da ERER nas instituições de ensino, em que construímos uma linha de pensamento iniciando com discussões da trajetória do movimento negro e o conceito étnico-racial. Em seguida, analisamos os documentos oficiais/legais que abordam a ERER e a inserção da temática nas Instituições de Ensino Superior. Nessa perspectiva, traçamos conexões entre a ERER e a trajetória acadêmica e profissional das mestrandas. Por fim, discutimos os limites e as possibilidades da inserção da ERER no Ensino de Ciências/Química.
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KAMILLA VENTURA DA SILVA LOPES
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O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
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Líder : DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
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Data: 27-mar-2017
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Dissertação
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A educação em Astronomia ainda é pouco vivenciada aqui no Brasil. Os cursos de licenciatura em Física que, em princípio, deveriam também contemplar conteúdos ligados à Astronomia, pouco abordam sobre essa ciência em disciplinas obrigatórias. Em alguns cursos, temas claramente relacionados à Astronomia são parte do conteúdo de disciplinas optativas. Embora, observe-se um crescente interesse por investigações sobre o tema em estudos em pós-graduação. Considerando que conhecimentos sobre Astronomia também podem ser abordados nas licenciaturas em Física em atividades que não sejam disciplinas, buscamos desenvolver uma oficina didática sobre conteúdos de Astronomia tendo como participantes alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física na Universidade Federal de Tocantins, Campus Araguaína. As atividades buscaram motivar os estudantes para a discussão sobre conteúdos de Astronomia, considerando-se a interligação dessa ciência ao cotidiano. As atividades desenvolvidas com os alunos foram planejadas no formato de oficina, buscando promover o desenvolvimento de competências e habilidades descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental no que se refere à Astronomia. Ao final das atividades, concluímos que a oficina foi efetiva em despertar o interesse dos alunos para a discussão sobre conceitos da Astronomia e sobre a importância dos conhecimentos dessa ciência para a formação do professor de Física. Conclui que esse tipo de atividade contribui para minimizar as lacunas na formação inicial do professor de Física com relação a conhecimentos básicos sobre Astronomia.
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UILDE DE SANTANA MENEZES
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OS DESAFIOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS
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Líder : ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
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Data: 24-mar-2017
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Dissertação
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A presença de alunos com deficiência nas salas de aula do ensino regular torna-se a cada dia uma realidade mais marcante, sendo tal condição inerente a uma sociedade que se pretende mais igualitária e democrática. A educação tem trilhado caminhos para a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas, de modo a não os segregar dos demais e prepará-los para sua atuação em sociedade, partindo de uma legislação que busca assegurar a Educação Inclusiva nas instituições escolares públicas e privadas. Parte-se do pressuposto de que o conhecimento científico tem papel importante na construção da autonomia das pessoas e que, desta forma, a qualquer momento o professor pode se deparar com aluno com deficiência em sala de aula. Diante dessa situação, as discussões apresentadas nessa dissertação originam-se de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as concepções de um grupo de professores de química da Educação Básica acerca dos desafios enfrentados e das estratégias didáticas utilizadas para atender os alunos com deficiência. Através de um estudo de caso, buscou-se investigar o (des)preparo pedagógico dos professores de química para o trabalho com alunos com deficiência, principalmente no que se refere a sua formação e às políticas públicas de inclusão escolar, como base orientadora no trabalho dos docentes com estes discentes. Considera-se essencial entender como os professores se sentem em relação ao trabalho em sala de aula com tais alunos, tendo-se em vista que esta é, ainda, uma vertente pouco “pesquisada” do tema educação inclusiva. Os dados foram obtidos em duas etapas: a primeira envolveu a aplicação de questionários e, a segunda, a técnica de grupo focal, a qual foi desenvolvida com seis professores de química de escolas da rede estadual e particular da região centro-sul do estado de Sergipe. O trabalho com o grupo focal possibilitou ampliar a expressão dos sujeitos da pesquisa por meio de sua participação nas discussões e reflexões voltadas para as suas necessidades frente à diversidade da sala de aula. Os dados obtidos foram submetidos à Análise Textual Discursiva, apresentada por Moraes e Galiazzi (2011), a qual se desenvolve por meio de três principais etapas: unitarização, categorização e elaboração de metatexto. A análise desenvolvida evidencia o quanto os professores se sentem inseguros e desamparados diante do aluno com deficiência. Eles mostram indignação diante das políticas públicas, as quais buscam garantir o acesso de alunos com deficiência ao ensino regular, mas não garantem condições para que trabalhem adequadamente com tais alunos. Nessa perspectiva, declaram que a educação inclusiva é apenas aparente, pois faltam recursos materiais e humanos para tal trabalho. Entretanto, é perceptível que tal indignação não se materializa em ações que requeiram, tanto dentro quanto fora da escola, as condições organizacionais que proclamam. Seus depoimentos expressam uma paralisação diante da incoerência que percebem na implementação de uma educação inclusiva, levando em conta alunos com deficiência. Isso ressalta a necessidade de investimento na formação dos professores para que (re)elaborem seu olhar sobre a educação inclusiva, em paralelo à uma política que invista mais em condições materiais e apoio que favoreçam a melhoria de suas ações pedagógicas.
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TEREZA CRISTINA DOS SANTOS PAIXÃO
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As interações discursivas no ensino de geometria por meio de técnicas de dobradura e outras atividades lúdicas: um estudo de caso em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental
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Líder : ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
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Data: 24-mar-2017
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Dissertação
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Esta pesquisa teve por objetivo analisar o desenvolvimento de uma sequência didática elaborada e voltada para o ensino de geometria, por meio de técnicas de dobraduras e outras atividades lúdicas, verificando as suas contribuições para a evolução conceitual e de habilidades motoras dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de modalidade definida por João Paulo da Ponte como pesquisa sobre a própria prática (PPP). Nessa perspectiva, a pesquisadora atuava como professora da turma investigada. O foco analítico, tendo-se em vista uma perspectiva sociocultural de educação, voltou-se, principalmente, para as interações discursivas configuradas no cotidiano da sala de aula, as quais foram analisadas com base nas teorias de Vygostky e Bakhtin, bem como em algumas categorias analíticas propostas por Mortimer e Scott. Os dados foram obtidos e tratados com inspiração na etnografia interacional. Por meio de filmagens e anotações de campo, as ações da professora e dos alunos foram registradas. Cada aula da sequência didática, registrada em vídeo, foi mapeada em episódios, os quais foram submetidos à análise, sendo que os mais representativos foram transcritos, tendo sua análise aprofundadada. Os resultados obtidos indicam que as interações guiadas e fomentadas pela professora em sala de aula, bem como as ferramentas mediadoras por ela utilizadas favoreceram o desenvolvimento e a aprendizagem do conteúdo matemático explorado, contribuiram para a evolução das habilidades motoras dos alunos, possibilitaram o diálogo com Arte e a formação dos conceitos básicos de geometria.
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GLÁUCIA DIAS SANTOS
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A AÇÃO DOCENTE DO TUTOR A DISTÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CESAD/UFS
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Líder : DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
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Data: 23-mar-2017
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Dissertação
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Este estudo teve como objetivo analisar como se dá a ação docente dos tutores à distância do Curso de Licenciatura em Matemática do CESAD/UFS. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou compreender como o tutor auxilia os alunos na aquisição do conhecimento específico, sem faze a exposição de aulas no processo de ensino, bem como a participação do tutor no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes e por fim, compreender a participação do tutor nas atividades, enquanto mediadores e facilitadores da aprendizagem. Para a coleta de dados foi adotado o uso de questionário com 12 questões abertas relacionadas à questão central da pesquisa. A análise e interpretação dos dados foram baseadas na proposta de Bardin (1977 e 2011), denominada Análise de Conteúdo. As questões foram organizadas como categorias, que são classificadas pela autora como rubricas ou classes. Essas reúnem um grupo de elementos sob um título genérico, que são agrupados em razão dos caracteres comuns dos elementos. A partir da análise dos dados, foi possível observar que embora os tutores desempenhem papeis tão importante na EaD e que suas funções são semelhantes ás funções de professores do ensino convencional, ainda existe na visão de alguns tutores pesquisados, a indefinição de suas funções enquanto docentes, pois para alguns a tutoria não é docência e sim uma orientação para auxiliar o aluno no entendimento dos conteúdos estudados, além disso foi possível observar também que a prática docente destes tutores não é exercida conforme estabelecido pelo programa e esperado por eles. Os tutores apontaram que o principal motivo por não exercerem a docência da forma que é estabelecida pelo CESAD/UFS é a falta de interesse dos alunos que não os procuram para que eles possam exercer plenamente suas funções no curso em questão, com isso suas ações enquanto docentes acabam sendo desvalorizadas.
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CRISLAINE DE OLIVEIRA
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PERCURSOS E PERCALÇOS DO ENSINO DE ZOOLOGIA NO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE
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Líder : CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
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Data: 16-mar-2017
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Dissertação
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A presente pesquisa teve como propósito analisar as concepções de professores de Ciências da rede pública estadual de ensino do Estado de Sergipe sobre o ensino de Zoologia. Para tal, buscou-se compreender alguns pontos específicos acerca do cotidiano da sala de aula do professor como: as opiniões dos professores a respeito do conteúdo de Zoologia dos livros didáticos utilizados em sala de aula; os recursos que são mais utilizados pelos professores ao abordar os temas na Zoologia; ao ocorrência ou não de contextualização no ensino de zoologia e os mecanismos utilizados para atingi-lo; e, quais as dificuldades encontradas por eles no exercício da docência. A pesquisa foi estruturada em três etapas, a primeira consistiu no levantamento de artigos, dissertações e teses sobre ensino de Zoologia e sua contextualização; a segunda etapa teve o proposito de levantar dados relacionados ao início da docência desses professores e suas dificuldades no ensino de Zoologia a partir da aplicação de questionários, com questões fechadas e abertas; e a terceira parte envolveu a aplicação de entrevistas semiestruturadas com 10 professores da rede pública de ensino, com objetivo de aprofundar as questões sobre o ensino de Zoologia obtidas nos questionários. Os sujeitos da pesquisa da segunda etapa foram 32 professores de Ciências e Biologia de 27 escolas da rede pública. Os dados apontam que a maior parte dos professores são formados na área das Ciências Biológicas Licenciatura, e alguns poucos em Biomedicina e Pedagogia. A maioria dos professores (88%) faz uso do livro didático, mas uma pequena parcela (40%) considera que o livro apresenta o conteúdo de Zoologia de forma atrativa e contextualizada. A maioria dos docentes (90%) afirma que se utiliza do cotidiano do aluno, trazendo suas experiências de vida para o contexto escolar, e considera que com isto está contextualizando o ensino, entretanto seus depoimentos mostram que pretendem apenas facilitar o entendimento do aluno, sem levantar questionamentos e resolução de problemas que levem a formação de cidadãos críticos. A maioria dos professores afirma saber como tornar o ensino motivador, mas não encontra recursos na escola em condições de uso para isso. Aproximadamente metade dos professores (52%) afirma ter enfrentado dificuldades no início da docência e destes, a maioria (38%) ainda não as superou. A metodologia mais utilizada pela maioria dos professore é a aula expositiva, mas concordam que a melhor metodologia para o ensino de Zoologia são as aulas práticas (39%). As maiores dificuldades apontadas pelos docentes para o ensino de Zoologia, verificada tanto nos questionários quanto nas entrevistas, referem-se aquelas estruturais da instituição e a desmotivação dos alunos, sendo externas à figura do docente. Processos de formação continuada se fazem necessários para dar oportunidade aos docentes de mostrarem suas dificuldades e conhecer, construir e discutir formas alternativas de promover o processo de ensino com vistas a uma efetiva aprendizagem.
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JAIME RODRIGUES DA SILVA
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O ARTESANATO COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA FREIREANA
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Líder : MARLENE RIOS MELO
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Data: 16-mar-2017
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Dissertação
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A problemática que envolve o ensino/aprendizagem de ciências/química, em algumas unidades escolares de ciclo básico brasileiras e que insistem em permanecer com o modo de ensino tradicional e tecnicista, com repetição e memorização de conteúdos, entre outros métodos, acaba por transformar professores em meras figuras aprisionadas a um livro didático, que nem sempre atende as demandas sociais necessárias a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Neste contexto, confeccionar sequencias didáticas com o uso da Contextualização, da perspectiva curricular CTS e da Interculturalidade, torna-se fundamental para motivar os aprendizes a conhecer sua cultura, além de envolver os aspectos sociais, políticos e tecnológicos visando construir ao longo do tempo uma atitude cidadã. O objetivo geral dessa pesquisa é estudar as possibilidades e as limitações da inserção do artesanato como tema gerador para facilitar o aprendizado em ciências, em uma escola urbano-rural de educação básica no município de Penedo, no estado de Alagoas. Por se tratar de uma região onde os moradores ao longo do tempo se apropriaram de conhecimentos de diferentes povos, a questão da afirmação de identidades e das relações de poder entre as diversas culturas, com o questionamento dos preconceitos e discriminações, tornou o estudo relevante para a escola e a comunidade em geral. Para promover a reflexão desta nova perspectiva de trabalho, usamos como estratégias a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e o Estudo de Caso com a preocupação de relacionar as atividades de forma interdisciplinar. A função do professor, na nova proposta, será de articular o conhecimento/informação através de um tema gerador, mas que também se fundamenta em Vygotsky com as implicações da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e de uma interpretação feita pela Abordagem Temática Freireana, que é tão necessária em função do contexto social desenhado na região.
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ISMAEL DE ALMEIDA
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ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA DOCENTE: REALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SERGIPE.
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Líder : CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
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Data: 16-mar-2017
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Dissertação
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As novas tecnologias da informação estão invadindo o espaço escolar, de forma rápida, exigindo uma nova postura do educador e trazendo novas possibilidades à educação. Com isso, a formação continuada se configura como uma importante forma de colocar o professor em contato com esta nova realidade. Essa pesquisa apresenta como objetivo perceber se o professor está fazendo o uso do seu direito à formação continuada no estado de Sergipe e como, e quanto, isto está contribuindo na melhoria da qualidade do ensino. Para tal, pretende-se dialogar com professores de Ciências e Biologia sobre aspectos o uso de tecnologias em sala de aula e os possíveis entraves que estão ocorrendo para a inserção das mesmas no ambiente escolar, permitindo assim esclarecer alguns questionamentos e avançar na solução dos problemas que envolvem esse universo. Em seu delineamento metodológico, a pesquisa foi dividida em três etapas: análise documental acerca dos cursos de formação continuada em Sergipe; estado da arte a respeito da temática e entrevista com docentes de Ciências e Biologia que atuam na rede estadual de ensino. Foi verificado que existem políticas públicas de formação continuada para docente em tecnologias, porém, muitos docentes ainda não estão procurando essa formação. No estado de Sergipe, a formação continuada se dá principalmente através do programa ProInfo Integrado, do governo federal, e por meio de cursos oferecidos pela própria Secretaria de Estado da Educação em menor quantidade. A grande maioria dos docentes entrevistados reconhece a importância da tecnologia em sala de aula, porém, afirma que ainda não está alfabetizada tecnologicamente. De maneira geral, é possível inferir que há vagas suficientes nos cursos de formação continuada em tecnologia, porém, há ainda alguns entraves para a participação dos professores, uma vez que os mesmos não são liberados das atividades docentes para frequentá-los e tampouco são incentivados a realizá-los, sendo necessário encontrar mecanismos que possam atrair esses docentes para a formação continuada, possibilitando assim uma maior utilização das tecnologias em sala de aula. Alguns possuem conhecimentos sobre esse tema, mas ainda não é o suficiente para transformar a sua prática por meio da inserção das tecnologias. As escolas possuem recursos tecnológicos como projetor multimídia, televisão, internet, entretanto, em pequeno número para a grande demanda. Fazer uso de tecnologias em sala de aula requer preparação dos docentes para explorá-los, caso contrário representará apenas a troca de recurso didáticos mais simples por outros mais complexos.
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THISCIANE ISMERIM SILVA SANTOS
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Ecossistemas Urbanos no Ensino de Ecologia: uma experiência em escolas do entorno da APA Morro do Urubu, Aracaju, SE
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Líder : MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
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Data: 15-mar-2017
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Dissertação
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O crescimento desordenado das áreas urbanas, estimulado pelo processo de industrialização, gerou problemas de ordem social, econômica, cultural e ambiental. É necessário analisar as cidades como ecossistemas, ecossistemas urbanos, ambientes heterotróficos e com grande relação de dependência com os ecossistemas naturais. Pode-se dizer que essa relação é desarmônica, na medida em que os recursos extraídos do ambiente natural para o urbano não são repostos e os resíduos produzidos por este não são recicláveis. Este fato acarreta na degradação do meio ambiente, o que prejudica não somente os remanescentes de ecossistemas naturais nelas ainda inseridos, mas também a qualidade de vida das suas populações. Nesse sentido, a escola pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com o meio em que vivem. Por esta razão, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver e analisar uma Sequência Didática (SD), elaborada colaborativamente com docentes de Biologia de escolas públicas presentes no entorno da APA Morro do Urubu, um remanescente de Mata Atlântica localizado na malha urbana da cidade de Aracaju, SE. As atividades da SD abordarão as relações entre ecossistemas naturais e urbanos, de modo a incluir o contexto local, no qual a presente pesquisa será realizada. Quanto ao seu delineamento metodológico, a pesquisa está dividida em quatro etapas: 1) Investigação dos conteúdos de Ecologia, estratégias didáticas e recursos de maior interesse para os docentes envolvidos na elaboração da SD; 2) Construção da SD; 3) Análise colaborativa para aperfeiçoamento e adequação da SD, por esses docentes; e 4) Aplicação e avaliação da eficácia da SD. Espera-se que a construção desse recurso didático possa contribuir para a melhoria do processo de ensino a respeito dos conteúdos de Ecologia e, por conseguinte, para um processo de aprendizagem e formação de alunos como sujeitos ecológicos.
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LAÍS DE JESUS CARVALHO
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História e Filosofia da Ciência: Evolução das pesquisas em ensino de ciências e análise da perspectiva docente sobre essa abordagem.
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Líder : CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
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Data: 09-mar-2017
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Dissertação
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A História e Filosofia da Ciência (HFC) torna possível a compreensão do contexto de construção dos conhecimentos científicos, sua forma de produção e as influências da época em que foram concebidos. No ensino de ciência o uso da abordagem da HFC é uma forma de tornar a ciência mais humana, com suas falhas e rupturas. Nesse sentido, propomos compreender de que forma a HFC vem sendo apresentada nas pesquisas em ensino de ciências e na prática docente de professores/as de ciências e/ou biologia do município de Aracaju. A primeira parte da pesquisa consistiu em um estado da arte de caráter metodológico bibliográfico e descritivo. O levantamento foi realizado em duas plataformas online: periódicos CAPES e Google acadêmico, a partir do recorte temporal de 1998 a 2016. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Na segunda parte da pesquisa foram realizadas entrevistas semi estruturadas com docentes de ciências e/ou biologia do município de Aracaju/SE acerca do uso de HFC em suas aulas, as quais foram analisadas qualitativamente, por meio da análise de conteúdo de Bardin. As analises evidenciaram que o número de pesquisas na área de HFC, no ensino de ciências no Brasil, cresceu muito entre os anos de 1998 e 2016 e que as instituições públicas, em especial as universidades federais do Sudeste e Nordeste do Brasil tem-se destacado como locais de produção destas pesquisas. A Física continua se mantendo como a área de ensino com o maior desenvolvimentos número de pesquisas e publicações e, os enfoques das publicações estão direcionados, principalmente, para a construção, validação, análise e/ou aplicação de recursos didáticos, como sequências didáticas, software, assim como desenvolvimento de mini curso no ensino básico e/ou na formação de professores/as. Na análise das 14 entrevistas com os/as docentes, foi possível notar que poucos/as deles/as tiveram contato com questões históricas e filosóficas da ciência. As entrevistas com os/as docentes evidenciaram que apesar de reconhecer a importância da perspectiva histórica e filosófica da ciência no ensino, esta é utilizada apenas em assuntos pontuais, caracterizando a abordagem inclusiva. Entre os principais assuntos utilizados com esta abordagem, destacam-se, evolução, origem da vida, célula e genética. Com relação às dificuldades encontradas para o uso da HFC em suas aulas, os/as docentes mencionam a falta de tempo, excesso de conteúdos, a falta de recursos ou fontes didáticas, a resistência dos/as estudantes para a introdução deste tema, a falta de preparo e a dificuldade em fazer a transposição didática. Dessa forma, ressaltamos a importância do uso dessa abordagem na formação docente para que possam ser minimizados os problemas da sua implementação no processo de ensino.
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MARIA ELANE MENDONÇA SANTOS
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Concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e concepções de ensinar de futuros professores de ciências inseridos em um projeto baseado em Arranjos Produtivos Locais.
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Líder : ERIVANILDO LOPES DA SILVA
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Data: 07-mar-2017
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Dissertação
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Nesta pesquisa, foi realizado um estudo sobre as concepções de Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e as concepções de ensinar ciência de futuros professores da área de ensino de ciências, que participam de um projeto institucional que trata da temática Ciência e tecnologia na escola básica. A investigação se deu durante o período de vigência do projeto, à medida em que 19 estudantes vivenciavam momentos distintos das propostas formativas. A primeira intervenção teve o objetivo de coletar as concepções sobre CTS. Para tal, foi utilizado o questionário VOSTS, adaptação de Canavarro (2000). A segunda intervenção procurou investigar as concepções de ensinar ciência e tecnologia. Neste caso, foi pensada uma entrevista que tinha como eixo teórico as sete deformações de Cachapuz e colaboradores (2011). A terceira intervenção teve como meta investigar as relações CTS tecidas pelos alunos, sendo esta etapa ocorrida quase na metade do andamento do projeto institucional. O levantamento foi realizado a partir da proposição de diagramas mais adequados e menos adequados atribuídos a CTS. No quarto e último momentos, coletou-se as concepções sobre ensinar ciência e tecnologia novamente. Utilizou-se a entrevista do segundo momento readaptada, mas com a perspectiva de provocar as concepções dos alunos. Percebeu-se que ao longo do processo da investigação, os momentos vivenciados pelos alunos contribuíram, de certa forma, para a compreensão de determinados fatores vistos como essenciais na formação do professor de ciências, como a postura diante do papel da experimentação e da teoria, a aplicação da construção do conhecimento científico de forma contextual e as relações CTS no cotidiano. A medida em que se analisou os quatro momentos percebe-se a necessidade de discussões acerca da Natureza da Ciência nas universidades, uma vez que a visão distorcida sobre Ciência e Tecnologia repercute nas concepções CTS e na própria concepção de ensinar ciência por não conseguirem compreender qual o papel da ciência nesse processo. Dessa forma, enfoca-se a necessidade de discussões pautadas na perspectiva CTS nos cursos de ciências, para melhor compreender a importância e o papel do professor na tomada de decisões dos alunos, formando cidadãos aptos a compreender e modificar a sociedade e assim promover a Alfabetização Cientifico-Tecnológica.
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ALINE NUNES SANTOS
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RELAÇÕES DE ESTUDANTES SURDOS COM OS CONHECIMENTOS ESCOLARES: PERCURSOS E PERCALÇOS NO APRENDIZADO DA QUÍMICA
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Líder : EDINÉIA TAVARES LOPES
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Data: 07-mar-2017
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Dissertação
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A presente investigação é fruto de questionamentos e inquietações que surgiram no final do ano letivo de 2015, durante as minhas primeiras experiências profissionais como professora de Química do Ensino Médio em um colégio público do sertão baiano. Nesta instituição frequentavam duas alunas surdas e um aluno surdo, que após a reprovação no referido ano letivo, encontravam-se em situação de abandono escolar no ano de 2016. Assim, o trabalho tem como objetivo compreender a relação estabelecida com a escola e com os conhecimentos científicos escolares, especificamente os de química, por um casal de irmãos surdos, em situação de fracasso escolar. Como referencial teórico utilizamos os estudos sobre educação de surdo propostos pelos pesquisadores Sá, Skliar e Perlin. Para a compreensão da relação estabelecida por ele lançamos mão da noção de Relação de saber de Charlot. A trajetória metodológica fundamenta-se na pesquisa qualitativa, baseada em Bogdan e Biklen, tendo como sujeitos da pesquisa os irmãos surdos, seus pais, o professor de Química, a irmã e duas colegas desse casal. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista. Os dados coletados nos permitiram concluir que a relação mantida pelos estudantes com a escola se dá a partir da perspectiva da aprendizagem da leitura e da escrita como meio de comunicação com as pessoas ouvintes, portanto, para esses alunos ir à escola está vinculado aos aspectos de socialização. Por sua vez, a relação com os conhecimentos científicos escolares, sobretudo no ensino Médio em que a abstração e a linguagem se tornam mais complexos, e o não conhecimento da Libras por parte desses estudantes e de seu professores, levaram a uma situação de fracasso escolar. De tal maneira, a relação com o mundo da Química apresenta elementos da situação de fracasso escolar identificada, mesmo que o professor tenha procurado estratégias para minimizar tal fracasso.
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NIRLY ARAUJO DOS REIS
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Abordagem Contextual no âmbito do processo formativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
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Líder : ERIVANILDO LOPES DA SILVA
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Data: 23-feb-2017
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Dissertação
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A literatura específica do ensino de ciências vem desenvolvendo diversas tendências e estratégias na busca de uma melhoria na qualidade do ensino. Dentre essas tendências, destaca-se a inserção da história da ciência (HC) por meio da Abordagem Contextual (AC), cujo princípio base trata-se da incorporação dos constructos teóricos e epistemológicos atrelados a aspectos de Sociologia e Filosofia das Ciências como uma perspectiva para se ensinar ciência. Considerando a importância desses constructos para o ensino da área, este trabalho adotou como temática o desenvolvimento da Abordagem Contextual no processo formativo de licenciandos inseridos no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Com base nisso, buscou-se investigar as contribuições da AC para a aprendizagem desses estudantes em formação inicial, bem como a evolução epistemológica sobre história da ciência nos materiais didáticos produzidos por eles no âmbito das atividades desenvolvidas no PIBID. Essa pesquisa foi realizada através de um acompanhamento em um grupo vinculado ao subprojeto PIBID/Química de uma IES do agreste sergipano, cujas discussões ocorriam atreladas a investigação de episódios históricos sobre determinados conceitos químicos. A metodologia desse estudo pautou-se nos mecanismos do Grupo Focal, o qual permitiu certa liberdade na coleta de dados e particularidades de informações acerca da configuração da AC nessa etapa formativa. Conforme avançava-se os encontros percebeu-se que os licenciandos buscavam explorar determinados episódios históricos para a construção de conceitos tendo como base a solução de situações-problemas propostas por seu formador durante o início das ações no PIBID. Todavia, apesar do trabalho evidenciar a apropriação dos estudantes das ideias mais elaboradas sobre a ciência e a Natureza da Ciência, evidenciando assim, a contribuição da HC nesse processo, no que se refere a abordagem utilizada pelos licenciandos em seus materiais, a proposta ainda distancia-se em alguns aspectos, das ideias teóricas defendidas pela Abordagem Contextual, e acabam recaindo em algumas distorções no trabalho em história da ciência. Logo, os resultados indicam que pode haver confusões nas concepções dos estudantes a respeito do processo de elaboração da ciência, o que acaba refletindo em seus materiais didáticos e que permite um distanciamento da proposta instrucional elaborada com aquela apresentada pelos referenciais teóricos.
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FILIPE SILVA DE OLIVEIRA
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A CIÊNCIA DO SÉCULO XIX NA VISÃO DO JORNALISTA JOÃO RIBEIRO EM ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (1895-1934)
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Líder : EDSON JOSE WARTHA
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Data: 22-feb-2017
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Dissertação
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Esta pesquisa busca identificar a visão de ciência expressa nos artigos de divulgação científica do jornalista João Ribeiro na virada do século XIX para o século XX, bem como verificar e analisar o contexto em que João Ribeiro estava inserido no âmbito social, científico, político e filosófico. A abordagem metodológica utilizada na análise das informações presentes nos artigos de divulgação científica foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para oito visões de ciência, sendo elas: visão de ciência permeada de contradições, visão de ciência refutável, visão de ciência idealista, visão de ciência cidadã, visão de ciência irônica, visão de ciência masculina, visão de ciência investigativa e visão de ciência crítica.
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EÂNES DOS SANTOS CORREIA
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CORPO HUMANO E ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE FAZ SENTIDO AOS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Líder : VELEIDA ANAHI DA SILVA
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Data: 20-feb-2017
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Dissertação
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A presente pesquisa tem o objetivo de entender o que faz sentido para o aluno do 8º ano do ensino fundamental estudar sobre o corpo humano. Uma abordagem teórica e metodológica, pautada na Relação com o Saber de Bernard Charlot utilizada para a realização da pesquisa. Buscou-se com a categorização e análise dos dados obtidos, enfatizar os sentidos de estudar o corpo humano dos alunos de classe popular do oitavo ano do ensino fundamental de duas escolas públicas urbana da cidade de Cumbe/SE. Tendo como questão central “Qual o sentido de estudar o corpo humano nas aulas de ciências do oitavo ano?”, procura destacar o significado para o aluno e o que faz o mesmo mobilizar-se intelectualmente para aprender sobre o corpo humano. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa do tipo descritiva, tendo como técnicas de coleta de dados o Balanço do Saber Adaptado e Entrevistas de Grupo junto à Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos são discutidos de forma abrangente, a partir de uma revisão bibliográfica e de referenciais teóricos que auxiliam na compreensão dos sentidos dos alunos acerca do corpo humano, presentes nas diversas respostas suscitadas nas entrevistas e balanços ao longo do processo de coleta de dados. Os alunos têm o desejo de aprender assuntos do corpo humano que conseguem relacionar ao seu cotidiano, com significado para a sua vida diária, que podem colocar em prática e também compartilhar com seus familiares e amigos, que fazem sentido para eles, para o outro e para o mundo, ou seja, estão ligados às dimensões de identidade, social e epistêmica da Relação com o Saber (CHARLOT, 2000; 2005; 2013).
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FLÁVIO OIAMARÉ DA SILVA
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(RE) MEMORANDO CONTEXTOS INDÍGENAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA ALDEIAS
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Líder : VELEIDA ANAHI DA SILVA
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Data: 20-feb-2017
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Dissertação
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O presente estudo busca (re) lembrar minhas origens multiculturais em que vivenciei e tive experiência de momentos valiosos dos relatos de minha genitora como uma forma de entender as estratégias históricas da “invasões” de outros povos em territórios indígenas para “educar” povos nas aldeias. As histórias de vida de povos indígenas revelam saberes que podem ser utilizados enquanto conteúdo a ser utilizado em espaços escolares. Assim, o foco desse estudo é articular informações da vivencia na aldeia em conexão com os conteúdos de ciências naturais, a serem utilizados em aldeias na possibilidade de apresentar uma proposta sugestiva de conteúdos e recursos didáticos que possam facilitar aprendizagens significativas. Para tanto, realizou-se pesquisa documental em site do Ministério da Educação, Leis, Decretos, Proposta Curricular Nacional, Diretrizes e normativas que tratam da questão indígena enquanto direito à educação escolar de qualidade para todos, independentemente da raiz cultural. Foram escolhidos esses documentos tendo em vista os aspectos legais e normativos que ancoram a educação escolar indígena no Brasil. Os referidos documentos evidenciam que esses procuraram reparar danos decorridos da falta de uma política pública de respeito aos territórios indígenas, bem como na oferta de educação escolar para os povos indígenas para um renascimento in locus, a parti da Constituição Federal de 1988. Evidencias que os conteúdos de ciências naturais pode ser trabalhados em conformidade com os aspectos da natureza presente no contexto da aldeia.
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ALINE MENDONÇA SANTANA
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Inovação inclusiva e singularidades: um estudo com licenciandos de Ciências Biológicas da UFS
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Líder : ALICE ALEXANDRE PAGAN
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Data: 20-feb-2017
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Dissertação
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Inovação inclusiva educacional é entendida aqui como um produto ou processo resultante de ações desenvolvidas por um discente, a partir da consciência de suas singularidades, visando ampliação de suas possiblidades de desenvolvimento em um contexto educacional. Compreendemos que através da discussão sobre singularidades, e empoderando para a inovação é possível que o licenciando seja protagonista da própria inclusão. Assim, nosso objetivo é identificar possíveis singularidades discentes compreendendo suas relações com propostas de inovação inclusiva para alunos do curso de Ciências Biológicas, licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. Nossa metodologia se deu através de 6 entrevistas individuais que foram analisadas por análise temática de conteúdo de Bardin. Nossa analise se deu em 3 momentos. A primeira foi uma leitura flutuante das entrevistas, a segunda foi uma categorização à priori, que traz a descrição de algumas das singularidades dos alunos nos campos: 1) étnico/racial; 2) socioeconômicas, 3) Da pessoa com Deficiência e 4) Das múltiplas jornadas da mulher. E por fim trazemos as análises em 2 categorias, uma é a análise social das singularidades e a outra, análise das concepções de inovação dos alunos e suas inovações no dia a dia acadêmico e ou profissional. Como resultados obtivemos uma frequência da subcategoria socioeconômico elevada em relação às outras e por consequente as inovações também são relacionadas ao contexto financeiro dos alunos. A concepção de inovação dos alunos é geralmente ligada a materiais e metodologias didáticas e todos se consideraram inovadores. Como conclusões temos que a história de vida do indivíduo nos possibilita conhecer melhor suas singularidades e estas estão ligadas às inovações que eles propõem e vão influenciar no profissional que este irá se tornar.
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MÁRCIA CRISTINA ROCHA PARANHOS
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Relações entre habilidades socioemocionais e inovação para alguns licenciandos em Ciências Biológicas
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Líder : ALICE ALEXANDRE PAGAN
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Data: 17-feb-2017
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Dissertação
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Compreendemos que o conceito de Habilidades Socioemocionais (HSE) levam em consideração como o indivíduo consegue refletir sobre suas emoções quando precisa tomar decisões intrapessoais e interpessoais. É, portanto, uma capacidade reflexiva de lidar com as emoções e potencializar características ímpares do seu eu nas relações com o outro. Tais habilidades são construídas por uma extensa e complexa rede de conhecimentos e comportamentos relacionados ao sucesso ou ao fracasso de um empreendimento, que visa inovar no campo educacional. Nesse sentido, propomos compreender as relações entre inovação e HSE segundo alguns graduandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. O trabalho está organizado em duas fases: na primeira, exploratória, foram identificados alguns casos episódicos, observados em um minicurso que tratava da questão das HSE, do qual participaram alguns alunos dessa licenciatura; em um segundo momento, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas, gravadas, transcritas e analisadas a partir de cinco categorias apriori, equivalentes às cinco dimensões dos domínios de personalidade, a saber: 1) abertura a novas experiências, 2) Consciência, 3) Extroversão, 4) Cooperatividade e 5) Estabilidade Emocional. Quanto à relação das HSE com inovação, buscamos agrupar as falas dos entrevistados dentro dos domínios de personalidade do big five, entendendo quais habilidades são requisitadas por eles para que o aluno seja inovador dentro do processo de formação docente. Dentre os resultados encontrados, percebemos que durante o minicurso, os discentes expressaram suas HSE ainda que timidamente, uma vez que apresentaram dificuldades em falar de características próprias, internalizando suas emoções. No que se refere às análises das entrevistas, percebemos que a categoria Consciência, conteve maior frequência dos discursos apresentados em relação às outras categorias, remetendo, portanto, o desenvolvimento de habilidades como responsabilidade, disciplina e organização como propulsoras do desempenho acadêmico (in) satisfatório, dentro do que é requerido como habilidade técnica, pelo currículo, aos futuros licenciandos. Além disso, compreendemos que todas as categorias contemplaram discursos inovadores, todavia, Abertura a Novas Experiências, Consciência e Estabilidade Emocional abrangeram discursos mais centrados a prática de sala de aula, do que mesmo no processo de formação docente. Por outro lado, as categorias Extroversão e Cooperatividade, trazem discursos que remetem a mudanças de currículo bem como de gestão, considerando as habilidades de sociabilidade e trabalho em grupo como agentes primordiais no processo de inovação.
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GRAZIANE GOMES DOS SANTOS
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APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS
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Líder : DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
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Data: 17-feb-2017
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Dissertação
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Neste trabalho de pesquisa buscou-se identificar, por meio de uma sequência didática, como ocorre a aprendizagem dos alunos da terceira série do Ensino Médio sobre conceitos referentes ao conteúdo Polímeros. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem significativa de David P. Ausubel, além de considerações sobre o multiculturalismo no ensino de ciências e o pluralismo metodológico em relação aos sete saberes que são necessários para a educação do futuro. A metodologia de investigação se enquadra numa abordagem do tipo qualitativa, utilizando elementos da análise textual discursiva, fundamentada em atividades experimentais em sala de aula. Os alunos participantes da pesquisa compuseram dois grupos: grupo 01, composto de alunos de uma escola da rede privada; e grupo 02, por alunos da rede pública de ensino. A coleta de dados possibilitou avaliar inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo em questão. Em seguida, foram desenvolvidas as atividades da sequência didática (SD) e realizada a análise textual discursiva dos alunos, por meio das respostas das questões e do teste final. Das análises, pôde-se verificar que a SD contribuiu para uma assimilação efetiva do conteúdo Polímeros e, por conseguinte, para o processo de aprendizagem dos alunos e formação de cidadãos mais críticos.
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CARLOS BRUNO ALVES DE OLIVEIRA
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ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE SEU IMPACTO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
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Líder : ERIVANILDO LOPES DA SILVA
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Data: 16-feb-2017
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Dissertação
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A pesquisa em questão tem o objetivo de investigar os limites e as possibilidades das atividades investigativas, no ensino de Química, no que diz respeito à abordagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Para isso, estão sendo analisados os resultados provenientes da aplicação de quatro atividades de natureza investigativa, desenvolvidas em duas turmas do segundo ano do ensino médio. Os resultados apontam o ensino por investigação como potencial promotor de procedimentos e atitudes inerentes ao meio científico, criando condições para que os discentes participem ativamente da construção do conhecimento. Nesse processo, é preciso estar atento a possíveis dificuldades relacionadas à adaptação discente, postura docente e à elaboração de situações-problema.
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JAMISON LUIZ BARROS SANTOS
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UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA FUNDADA NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
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Data: 16-feb-2017
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Dissertação
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O presente estudo teve como objetivo principal analisar se as Inteligências Múltiplas identificadas por Howard Gardner, contribuem para mobilizar a aprendizagem das noções de Trigonometria. A análise focalizou 14 alunos do (9º ano) de uma escola no município de Gararu/SE. Os argumentos teóricos discorre dos achados de Gardner (1983, 1995, 1998, 2010), focando suas contribuições para a aprendizagem através do desenvolvimento da Teoria das Inteligências Múltiplas e Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) em seus argumentos que contribuem para a Educação Matemática, em foco, a aprendizagem da Trigonometria. Com o intento de responder a inquietação que norteia este estudo de - como mobilizar a aprendizagem das noções de Trigonometria (razões trigonométricas no triângulo retângulo – seno, cosseno e tangente) no 9º ano do Ensino Fundamental segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas? – optou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Artigue (1988) fundamentada em um roteiro de atividades reflexivas, baseadas nas etapas de desenvolvimento desta metodologia. Ao final desta experiência, percebeuse que a aprendizagem dos alunos no tocante as razões trigonométricas no triângulo retângulo culminou de maneira significativa ao interrelacionar com a teoria das Inteligências Múltiplas, outrossim, os resultados detectados pressupõem a permanência de ampliar a busca pela compreensão e abordagem dos conteúdos direcionados a aprendizagem das noções de Trigonometria.
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JEFFERSON DOS SANTOS FERREIRA
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APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI PARA O ENSINO DE SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
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Líder : IVANETE BATISTA DOS SANTOS
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Data: 15-feb-2017
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Dissertação
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Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar apropriações dos princípios do método intuitivo de Pestalozzi, para o ensino de saberes elementares matemáticos em periódicos brasileiros do final do século XIX e início do século XX. Como fundamentação teórica para os principais conceitos foram utilizados Chartier (2003) para falar sobre apropriação, Valente (2015) para os saberes elementares matemáticos, Ragazzini (2001) a respeito de fontes históricas e Pestalozzi (1889, 2003) visando um entendimento sobre o método intuitivo. Na leitura das obras de Pestalozzi foi identificado em relação ao método intuitivo que ele partia dos elementos do número, forma e palavra, visando o desenvolvimento das faculdades ou capacidades da criança que ele tinha a intuição como fundamento, e era pautado na percepção, observação, no uso dos sentidos, na gradualidade do ensino e buscava auxiliar no desenvolvimento da criança como pessoa humana. Como fontes forma utilizados periódicos brasileiros do final do século XIX e início do século XX encontrados no repositório digital da UFSC e que apresentavam alguma referência a Pestalozzi, ao método ou a pelo menos um de seus princípios. Como resultados, pode-se enfatizar uma circulação de Pestalozzi nesses periódicos, uma vez que ele foi referenciado em publicações de oito estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Para identificar apropriação, entendida como uso ou interpretação, foram apresentadas em um primeiro momento aquelas que nos artigos tinham referências explicitas a Pestalozzi, e em um segundo, os artigos que traziam o método intuitivo ou um de seus princípios. Destaca-se também que nos periódicos Pestalozzi foi apontado como um precursor da pedagogia moderna, da escola ativa, da educação natural, da cultura dos sentidos etc., tudo isso remete ao método intuitivo. Além disso, ele também foi tido como exemplo de mestre e também para reforçar argumentos sobre ideias de Educação. Em relação aos saberes elementares matemáticos foram identificadas apropriações acerca dos conteúdos fração, contagem, soma e cálculo denominados de saberes elementares aritméticos, e sólidos geométricos e desenho chamados de saberes elementares geométricos. Ressalta-se ainda, que para aplicação do método intuitivo aos saberes matemáticos foram indicados objetos como: cartas de Parker, contadores mecânicos e sólidos geométricos.
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ROBSON FÁGNER RAMOS DE ARAÚJO
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ASPECTOS REPRESENTACIONAIS E TEXTUAIS NA ÁREA DE CIENCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR SOBRE OS ITENS DO ENEM
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Líder : EDSON JOSE WARTHA
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Data: 14-feb-2017
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Dissertação
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Esta pesquisa procura verificar se os aspectos representacionais e os aspectos textuais são determinantes no desempenho em questões do Exame Nacional do Ensino Médio na área Ciências Naturais que realizaram a prova nos anos de 2012, 2013 e 2014. Esta pesquisa é realizada por meio de análise estatística descritiva do desempenho em questões previamente selecionadas com o cruzamento dos dados destas questões com as variáveis do questionário socioeconômico. Os resultados indicam que tanto os aspectos representacionais como os aspectos textuais não se apresentam como fatores determinantes no desempenho escolar. Nas questões analisadas e no cruzamento com os dados sócioeconômicos o fator que mais se destaca estatisticamente como determinante do desempenho é o fator renda familiar.
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FRANCKLINE JULIANA ALVES DE JESUS
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USO(S) DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ARACAJU/SE
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Líder : IVANETE BATISTA DOS SANTOS
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Data: 09-feb-2017
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Dissertação
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Esta pesquisa tem por objetivo identificar se e como professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental de escolas da Rede Estadual de Aracaju/SE fazem uso do livro didático. Vale ressaltar que para alcançar tal intento, foi tomado como ponto de partida as coleções elencadas no Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2014, que foram adotadas para as já referidas. Como foram identificadas oito coleções, a opção foi trabalhar com as quatro escolhidas para um quantitativo maior de escolas. São elas: “Matemática: Teoria e Contexto”, “Vontade de Saber Matemática”, “Matemática – Bianchini” e “Projeto Teláris”. A partir dessa escolha foram selecionados os professores que utilizam um desses livros e atuam em diferentes zonas geográfica de Aracaju/SE. Vale destacar que a avaliação posta no Guia do livro didático PNLD 2014 sobre cada uma das referidas coleções de livros didáticos de Matemática, foi levada em consideração para compreender as opiniões dos sujeitos desta pesquisa. Como suporte teórico foi feita a apropriação do entendimento adotado por Moreira (2013) para definir livro didático; de Dante (2005) para definir a tipificação de problema matemático; de Fiorentini e Lorenzato (2006) sobre Educação Matemática. E ainda o resultado das pesquisas de Silva Junior (2005), Oliveira (2007) e Rosas (2008) para caracterizar uso(s) do livro didático adotado. Para alcançar o objetivo desta dissertação, foi elaborado um questionário a professores de Matemática usuários das coleções citadas anteriormente. As primeiras constatações, permitem afirmar que os professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental parceiros desta pesquisa, fazem uso(s) variados do livro didático como por exemplo, para realizar leitura junto com os alunos, resolver exercícios e os problemas que propõe o uso de recursos tecnológicos e instrumentos de medidas. Com a ressalva que alguns professores além do uso do livro didáticos recorrem a recursos, como jogos, paradidáticos, revistas, aplicativos de celulares, material reciclável, softwares, laboratório de informática, mapas conceituais, vídeo aulas são utilizados.
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CÉLIO DE MENDONÇA CLEMENTE
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AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM ÊNFASE À NOVA CONCEPÇÃO DO ENEM: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ
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Líder : DENIZE DA SILVA SOUZA
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Data: 08-feb-2017
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Dissertação
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A presente pesquisa está vinculada aos estudos do mestrado acadêmico em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe – UFS que tem o propósito de saber como e quais repercussões a nova proposta da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM refletem na e para a prática de ensino dos professores de Matemática no Ensino Médio no Estado do Ceará. A questão central da pesquisa é: Quais práticas de ensino do professor de matemática que são trabalhadas nas suas aulas no ensino médio e como estão articuladas à nova concepção do ENEM? Essa questão desdobra-se em outras questões norteadoras visando abranger a dimensão do ensino por meio do discurso pedagógico e da relação do professor com o saber. A dimensão do ensino será abordada como foco da presente pesquisa através das seguintes categorias: relação com o saber (CHARLOT, 2005, 2013; SILVA, 2008; SOUZA, 2009, 2015), as políticas públicas (MACEDO, 2013; LIBÂNEO, 2014), ensino médio (BRASIL, 1998, 1999, 2002, 2007, 2012, 2015; FELIPPE, 2000; KUENZER, 2007), ensino de matemática (FIORENTINI, 2003, 2006; MOREIRA E DAVID, 2010, PAIS, 2013) e o ENEM (BRASIL, 2009; RABELO, 2013, MOREIRA, 2014). Os sujeitos principais da pesquisa são dezesseis professores de Matemática das três escolas da rede estadual, pesquisadas (escolas A, B e C) e os sujeitos secundários são os sete coordenadores escolares. A pesquisa encontra-se em andamento, sendo estruturada em duas etapas. A primeira já realizada com aplicação de um questionário aos sujeitos participantes do estudo, com questões fechadas e abertas. A segunda etapa, ainda em andamento, refere-se aos grupos focais, cada um sendo realizado com os professores por escola. O questionário teve objetivo em levantar dados pessoais e profissionais. Com os grupos focais pretende-se aprofundar algumas questões relacionadas às práticas educativas sob a perspectiva da nova concepção de ENEM. Os resultados, ainda se apresentam de forma parcial para esta pesquisa, a partir da aplicação do questionário.
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