Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSILAINE GOMES DE SANTANA COSTA
DATA: 26/04/2013
HORA: 14:30
LOCAL: SALA PROFESSOR JOSÉ ALEXANDRE FELIZOLA DINIZ - NPGEO
TÍTULO:
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
Avaliação, Mapas Conceituais, Ensino de Física.
Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, tipo revisão sistemática sem metanálise, realizada em diversos periódicos nacionais e internacionais e nas atas da Conferência Internacional sobre Mapas Conceituais (MC) com o objetivo de analisar como vem sendo desenvolvidas as pesquisas que utilizam MC como ferramenta de avaliação da aprendizagem dos estudantes e que estabelecem critérios para avaliar os mesmos. O objetivo de utilizar mapas conceituais consiste em verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula, obtendo informações sobre o que eles aprenderam de forma significativa, quais conceitos não foram aprendidos ou se foram aprendidos de forma incorreta e verificar se eles conseguiram fazer as relações dos novos conceitos com os conhecimentos já existentes na sua estrutura cognitiva. Foi possível observar, por meio da análise da metodologia dos artigos, que há um número significativo de trabalhos, um total de 105, que utilizam mapas conceituais como ferramenta de avaliação em diferentes áreas, dentre elas a Física, e com diversas metodologias. Percebi também que há uma preocupação dos autores em estabelecer critérios para verificar/avaliar se os mapas elaborados pelos alunos atingiram os objetivos desejados. Espero que essa pesquisa possa orientar professores/pesquisadores que pretendem trabalhar com essa ferramenta de avaliação da aprendizagem de grande importância para o ensino, porém ainda pouco utilizada nos meios educacionais.