Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WENDELL RHAMON DOS SANTOS DE JESUS SILVA
DATA: 02/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO: ANÁLISE DA RECEPÇÃO FÍLMICA DE TOMBOY (2011): PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE GÊNERO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Análise de recepção fílmica; Gênero; Escola.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:
Esse estudo teve por objetivo analisar cenas do filme Tomboy (2011) em articulação com problematizações de gênero a partir da recepção fílmica de estudantes da Educação Básica. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e cuja análise fílmica utilizou instrumentos descritivos, citacionais e documentais. A análise da recepção fílmica ocorreu a partir de uma intervenção didática e de uma entrevista coletiva com 10 estudantes de uma escola pública. As cenas analisadas e problematizadas junto com os/as estudantes possibilitaram o reconhecimento do caráter performativo do gênero. Concluiu-se que, no ideário dos/as participantes da pesquisa, é patente o reconhecimento do gênero a partir das lentes do determinismo biológico binário e da heterossexualidade compulsória.