Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERA LÚCIA CARNEIRO DE ALMEIDA
DATA: 09/10/2017
HORA: 10:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Metodologias ativas e a prática docente de professores bacharéis da área da saúde no Campus da Universidade Federal de Sergipe em Lagarto-SE
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Saberes Pedagógicos. Prática Docente. Métodos Ativos.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Dormir bacharel e acordar professor é a expressão que melhor representa a problemática motivadora do presente estudo. Como um determinante histórico respaldado pela legislação brasileira, para assumir a docência no ensino superior do Brasil basta que os professores bacharéis tenham graduação e sejam especialistas mestres ou doutores em suas áreas de estudo. Nas últimas décadas, entretanto, muitos bacharéis professores têm entendido a docência como uma profissão, que como tal é portadora de conhecimentos específicos. Portanto, o profissional que se propuser a exercê-la deverá conhecê-la na sua especificidade. Nesse entendimento, professores bacharéis do Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe, ao expressaram que dormiram bacharéis e acordaram professores, colocam desafios decorrentes de não possuírem formação para a docência e, além disso, por deverem exercê-la em métodos ativos. Dessa forma, este trabalho procura responder à seguinte questão: como os professores bacharéis de cursos da saúde lotados no campus em estudo constroem os saberes utilizados em suas práticas docentes e avaliam os resultados destas práticas, considerando as singularidades dos métodos ativos? Objetiva-se compreender como os professores constroem os saberes necessários para que suas práticas se contextualizem por meio do uso de metodologias ativas. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo de natureza qualitativa realizada por meio do estudo de caso. Para coleta dos dados utilizou-se da análise documental, da aplicação de um questionário com 189 professores e da realização de 19 entrevistas semiestruturadas. O marco teórico do estudo fundamenta-se na concepção materialista histórica e dialética como referencial que expressa a forma de entender e problematizar a realidade, considerando as relações materiais, sociais e históricas como produtoras do ser social. A partir dessa perspectiva, a pesquisa bibliográfica apoiou-se em autores que discutem formação, saberes, prática docente e o contexto de atuação de bacharéis que se tornam professores do ensino superior, entre os quais Marcos Tarciso Masetto, Selma Garrido Pimenta, Maria Amélia Santoro Franco, Maurice Tardif e Maria Isabel Cunha. Na reflexão sobre os fundamentos e uso dos métodos ativos estabeleceu-se diálogos com Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, Mário Alighiero Manacorda, Neusi Aparecida Navas Berbel e Nildo Alves Batista, entre outros. O tratamento analítico dos dados baseou-se na análise de conteúdo segundo a perspectiva de Laurence Bardin, a partir da qual as unidades temáticas foram categorizadas em Métodos ativos, Formação, Saberes docentes e Construção de saberes para a docência. Os resultados apontam que a construção dos saberes utilizados pelos professores se concretiza de diferentes formas, que envolvem a compreensão dos conceitos relacionados à técnica do método que utilizam, o desenvolvimento de experiências com base em tentativas do acerto e erro, bem como a busca de formação para o trabalho docente por sua própria iniciativa. Os resultados indicam ainda que os professores avaliam suas práticas como mais ou menos próximas do que é preconizado no campus, sem deixar de assinalar que precisam de formação para aperfeiçoá-la tendo em vista as singularidades dos métodos adotados. Considerando tais resultados, conclui-se previamente que a formação específica para o exercício da docência deve ser pensada e garantida para fundamentar a ação de ensinar não apenas em termos de uma prática, mas na perspectiva do que este trabalho apresenta como práxis educativa.