Banca de DEFESA: ARILMARA ABADE BANDEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARILMARA ABADE BANDEIRA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Auditório do DEA - Departamento de Engenharia Agronômica.
TÍTULO: MATRIZ DE INDICADORES SOBRE INOVAÇÕES COM USO DE BIOPOLÍMEROS NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
PALAVRAS-CHAVES: Bibliometria; Desenvolvimento sustentável; Indicadores de output; Propriedade intelectual
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente com relação ao cumprimento dasregulamentações necessárias à proteção ambiental, a inovação tecnológica, propriedade intelectual esustentabilidade ambiental, devem ser preocupações das empresas em busca do alcance de uma melhorcompetitividade. Um dos setores da economia que tem procurado atender às pressões regulatórias e àsdemandas da sociedade é o da construção civil. Entre as várias inovações tecnológicas empregadas poreste setor, estão aquelas que envolvem o uso de biopolímeros, oriundos de recursos naturais renováveise de rápida degradação no meio ambiente. Já existem diversos estudos científicos e patentes publicadassobre essa tecnologia.Oobjetivo desta tese é construir uma matriz de indicadores de ciência e tecnologiapara o monitoramento do avanço das pesquisas científicas e do desenvolvimento tecnológicorelacionados às inovações que envolvem a utilização de biopolímeros pela indústria da construção civil.Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa. Por meio de uma análisebibliométrica e também patentométrica, foi possível observar uma tendência ao crescimento tanto daprodução científica como da tecnológica, e os países com maiores contribuições científicas foramEstados Unidos da América, Índia e Coreia do Sul. Nas publicações científicas, distribuídas em suamaioria em periódicos das áreas de engenharia civil e de meio ambiente, os autores mais citados einfluentes foram Ilhan Chang, Gye-Chun Cho e Jooyoung Ime as instituições de maior relevância forama Stanford University (EUA) e o Korea Advanced Institute of Science and Technology (Coréia do Sul).Também os Estados Unidos da América, com Alemanha e Coreia do Sul se destacaram na quantidadede patentes publicadas, sendo que tanto nos Estados Unidos da América como na Alemanha, o maiornúmero de requerentes eram empresas privadas, enquanto que na Coreia do Sul eram instituições depesquisa. Uma grande parte das patentes publicadas referiam-se à produção de materiais de isolamentotérmico e/ou acústico, materiais de construção, peças e dispositivos, impermeabilizantes e aditivos. AAnálise de Redes Sociais (ARS) mostrou que, embora muitos estudos tenham sido desenvolvidos emparceria, a rede de cooperação científica e a rede de cooperação tecnológica ainda se apresentavampouco expressivas. O trabalho comprovou, estatisticamente, que as taxas de crescimento daspublicações científicas e tecnológicas foram significativas, que o volume de documentos científicos ede patentes publicadas diferiu caso o trabalho tenha sido desenvolvido em parceria entre os países, osautores, os requerentes ou as organizações, e que o volume de artigos científicos não teve influênciasobre o volume de patentes publicadas, e vice-versa. Por fim, fundamentada teoricamente em todos osestudos realizados e com o apoio do método Fuzzy Delphi, foi construída uma matriz de indicadores deoutput de ciência e tecnologia relacionados a utilização de biopolímeros pela construção civil, compostapor indicadores de evolução, de produção, de cooperação, de relevância e de tendência de aplicação,que permitirá o monitoramento da dinâmica das inovações tecnológicas e o planejamento de açõesvoltadas para C,T&I.

Externo ao Programa - 2051881 - ABIMAEL MAGNO DO OURO FILHO
Presidente - 1201910 - FRANCISCO SANDRO RODRIGUES HOLANDA
Externo à Instituição - ILKA MARIA ESCALIANTE BIANCHINI
Interno - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO