Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO VENTURA MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO VENTURA MARQUES
DATA: 19/01/2024
LOCAL: Sala E5 NUPEG
TÍTULO: PROPRIEDADE INTELECTUAL E DEFICIENCIA INTELECTUAL: PROPOSTA DE UM MODELO ADAPTATIVO COM USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual; Deficiência Intelectual; Inteligência Artificial
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A deficiência, seja ela física ou mental, tem enfrentado inúmeras situações de exclusão quer seja do convívio social ou das benesses que possa proporcionar. Assim, as escolas possuem um papel fundamental para o desenvolvimento dos estudantes com deficiência intelectual, todavia, estudos sinalizam que ainda estamos iniciando um processo de inclusão, sem as devidas condições para receber este estudante. Para apoiar o desenvolvimento das atividades rotineiras do DI, a propriedade intelectual, por meio das tecnologias assistidas, suportadas pela Lei de Inovação, estão buscando o desenvolvimento de novas tecnologias com a utilização da inteligência artificial para que possam oferecer subsídios e apoiar as escolas e as famílias nos processos de inclusão.Diante desse pressuposto, a proposição da pesquisa está em apresentar uma solução tecnológica que possa alavancar o nível cognitivo dos deficientes intelectuais que frequentam as escolas estaduais de ensino médio, verificando patentes depositadas, artigos científicos, registros de softwares e utilizando a revisão daliteratura para embasar a construção de um modelo adaptativo com uso da inteligência artificial aplicado ao deficiente intelectual. Os números sobre empregabilidade para pessoas com deficiência (PcD), apresentam um déficit de 32,27% (901 pessoas) para contratação nas vagas reservadas para as deficiências: física, auditiva, visual, mental e múltipla. Por outro lado, as escolas públicas, em diversos níveis, se deparam com um grande desafio, que é a inclusão de alunos especiais com deficiência intelectual e como criar as habilidades e competências necessárias para o mundo do trabalho. A relevância deste trabalho é decorrente da necessidade de inclusão dos deficientes intelectuais no mundo do trabalho, entretanto, diversos estudos apresentam dados que explicitam a baixa empregabilidade dessas pessoas. O foco desta pesquisa é identificar se a Propriedade Intelectual, por meio dos registros de patentes, registros de softwares ou registros de marcas, auxiliam os deficientes intelectuais no desenvolvimento das habilidades e competências para o mundo do trabalho. A abordagem metodológica desta pesquisa será desenvolvida por meio de uma pesquisa descritiva para que seja caracterizado o fenômeno. Para tanto, utilizaremos a abordagem qualitativa e quantitativa, sendo sistematizada com base na análise de dados coletados a partir da consulta aos registros de teses acadêmicas, artigos científicos, anuários estatísticos, revistas especializadas e levantamento de depósitos de pedidos de patentes, registro de software e registro de marcas, junto aoInstituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, World Intellectual Property Organization – WIPO, ESPACENET, United States Patent and Trademark Office – USPTO e Orbit Questel. Enfim, após o levantamento dos dados científicos, tecnológicos e aplicação dos questionários e entrevistas, eles serão analisados estatisticamente com auxílio da regressão logística multinomial e correlação de Spearman, em que se pretende analisar as relações multivariadas dos construtos latentes e as correlações das variáveis. Contudo, entende-se que este estudo irá desenvolver uma nova tecnologia, com utilização da inteligência artificial, agregando conhecimento e propondo uma nova condição aos deficientes intelectuais.

Interno - 2022042 - DANIEL PEREIRA DA SILVA
Presidente - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo à Instituição - JOSE OSMAN DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARIO ANDRE DE FREITAS FARIAS