Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA MUNIK GARRIDO DE OLIVEIRA

DATA: 14/11/2023
LOCAL: Auditório do Departamento de Engenharia Agronômica
TÍTULO: A Inovação no Instituto Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade intelectual; Laboratório de Inovação; Educação Profissional e Tecnológica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

No âmbito da educação profissional tecnológica (EPT), os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), têm promovido a experimentação de ambientes e processos inovativos amparados no tripé ensino, pesquisa e extensão, almejando a capacitação técnica e desenvolvimento de novas habilidades, impactando positivamente no ambiente educacional e nas regiões onde os IFs atuam. Nesse contexto, despontaram recentemente nos IFs os Laboratórios de Inovação (Lab-I), ambientes inovadores destinados à promoção da cultura da cocriação, prototipagem, inovação tecnológica fomentados pelas políticas de estimulo à inovação. Nesse sentido esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições dos Laboratórios de Inovação para a promoção de práticas inovadoras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) e apresentar o panorama da sua atuação. Para tanto, serão conduzidos os seguintes passos: (i) analisar a política de inovação do IFS; (ii) mapear os laboratórios de inovação no IFS; (iii) caracterizar os laboratórios de inovação, destacando suas áreas de atuação e (iv) identificar experiências inovadoras decorrentes da atuação dos Lab-I no IFS. A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza básica, com um estudo descritivo e abordagem qualitativa. Serão utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais, além da coleta de dados por meio de questionário. Para a análise de dados e produção dos resultados, utilizaremos o método de análise de conteúdo. Como resultado preliminar, é possível afirmar que a Política de Inovação do IFS demonstra estar alinhada com as principais leis brasileiras direcionadas à inovação, a proteção da propriedade intelectual e a promoção ao desenvolvimento tecnológico. Além disso, a política prevê parcerias institucionais e valorização dos autores envolvidos. Outra assertiva relevante consiste na consideração de que a implementação da regulamentação da Política de Inovação Tecnológica poderá contribuir significativamente para a conquista de maior autonomia e a simplificação do ambiente voltado para a inovação. No campo dos Laboratórios de Inovação, pesquisa preliminar comprova a existência de oito laboratórios de inovação sediados na Reitoria, e nos campi de Aracaju, Estância, Itabaiana e Lagarto.

Presidente - 1201910 - FRANCISCO SANDRO RODRIGUES HOLANDA
Externo ao Programa - 1669825 - HELIANA MARY DA SILVA QUINTINO
Interno - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO

Notícia cadastrada em: 18/10/2023 08:50