A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de DEFESA: ANDRÉ ALMEIDA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ ALMEIDA SILVA
DATA: 11/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala E5 do Núcleo de Competências em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (NUPEG/UFS)
TÍTULO: UM MODELO DE GESTÃO DE MARKETING PARA NEGÓCIOS QUE ATUAM COM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA
PALAVRAS-CHAVES: Indicação Geográfica; Modelo de gestão;Marketing; Planejamento estratégico
PÁGINAS: 199
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Tecnologia e Inovação
RESUMO:

As Indicações Geográficas (IG) são importantes instrumentos para a proteção de nomes geográficos relacionados a produtos e serviços característicos, valorizando a cultura e a qualidade dos bens produzidos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de gestão de marketing para negócios que atuam no segmento de Indicação Geográfica. Para tanto, é realizada pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando como fonte de dados: bases de artigos científicos e patentes, questionários e páginas de redes sociais on-line. Os resultados mostram que as práticas de marketing são influenciadas pelas tecnologias digitais; que o reconhecimento das indicações nordestinas refletiu positivamente no desenvolvimento regional; que é baixo o engajamento dessas IG nas redes sociais on-line; e que o Modelo de Gestão de Marketing para Negócios com IG (MGMIG), validado por especialistas com um índice de aceitação de 91%, tem a possibilidade de trazer mais reconhecimento aos referidos negócios. Enfim, este trabalho traz impactos de cunho acadêmico/teórico, ampliando discussões nas áreas abordadas; metodológico, fornecendo procedimentos que podem ser usados em novas pesquisas; educacional, contribuindo para estudos na área de Propriedade Intelectual; prático/social, apresentando um modelo para fortalecer territórios cultural e economicamente; e em políticas públicas, promovendo discussões sobre o papel dos governos e a importância das Indicações Geográficas para a sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARINE TONDO ALVES
Presidente - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Interno - 1637307 - ROBELIUS DE BORTOLI
Externo ao Programa - 1632059 - SIMONE DE CASSIA SILVA

Notícia cadastrada em: 02/10/2023 15:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e