Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ DIEGO VIDAL SANTOS
DATA: 28/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Didática VII - SALA 104
TÍTULO: Modelo Empírico de Branding Sustentável da Amazônia do Brasil: Uma Perspectiva para o
Agroflorestal
PALAVRAS-CHAVES: Marcas Agroflorestais; Comercialização de Produtos Agroflorestais; Amazônia do
Brasil, Brand equity.
PÁGINAS: 237
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
O empreendedorismo na Amazônia tem recebido atenção em discussões acadêmicas, com ênfase em marcas locais envolvidas com práticas sustentáveis. No entanto, ainda há uma lacuna notável nas estratégias de gestão dessas marcas, especialmente em pequenas empresas de agrofloresta. Esta pesquisa destaca a necessidade de mecanismos seguros, automatizados, organizados e controláveis para coleta de evidências sobre modelos de gestão, em razão da complexidade na tomada de decisões orientada pelas percepções do consumidor e do empreendedor, bem como o uso de novos métodos nas áreas ambientais. Tal mecanismo permitiria uma otimização do tempo e esforço, preservando a confiabilidade dos resultados. Esta pesquisa propõe um modelo empírico para validação de marcas baseado em elementos de sustentabilidade ambiental na Amazônia brasileira, examinando a percepção do valor da marca expressada por oito empreendedores e suas respectivas marcas. Também avalia a percepção de potenciais consumidores dessas marcas voltadas para a sustentabilidade, incorporando vários construtos formativos, incluindo: vontade de comprar (Willingness To Buy - WTB), posicionamento estratégico da marca (Strategic Brand Positioning - SBP), qualidade percebida da marca (Perceived Brand Quality - PBQ), inovação no varejo (Retail Innovation - RI), autenticidade da marca (Brand Authenticity - BA), agentes e comunidades envolvidas (Agents and Communities Involved - ACI), marketing de produtos e mercado consumidor (Marketing of Products and Consumer Market - MPCM), disponibilidade de recursos e matéria-prima utilizada (Availability of Resources and Used Raw Material - ARM), valor adicional da marca (additional Brand Value - BE), e visão de atividades florestais sustentáveis (Vision of Sustainable Forestry Activities - VSFA). A pesquisa envolve uma revisão do escopo PRISMA, seguida pelo desenvolvimento e validação da escala BES-Amazônia, com subescalas BES-Amazônia Consumidor e BES-Amazônia Empreendedor para avaliar o valor da marca. O estudo prossegue com a identificação dos construtos de Brand Equity que influenciam a lealdade do consumidor à marca por intermédio de entrevistas semi-estruturadas para explorar a percepção dos empreendedores. Por fim, a pesquisa avalia os efeitos de três condições centrais resultantes de cinco dimensões, que compõem o resultado do interesse de compra pelos consumidores influenciados pelo Brand Equity de marcas sustentáveis na Amazônia. Isso culmina na prototipagem de um modelo empírico que utiliza o Brand Equity sustentável ambiental da Amazônia brasileira para o desenvolvimento de novas marcas sustentáveis.