Banca de DEFESA: BRUNO ROSCELI OLIVEIRA DOS SANTOS

DISCENTE: BRUNO ROSCELI OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA: 29/05/2023
LOCAL: Sala de aula 408B - DID VII
TÍTULO: SPIN-OFFS ACADÊMICAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS APÓS O MARCO LEGAL
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo; Propriedade Intelectual; Inovação na Academia
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As universidades possuem um papel imprescindível no fomento ao empreendedorismo acadêmico, observando-se que a criação de um ecossistema que promova a cultura empreendedora é determinante para a criação de empresas spin-offsacadêmicas. Tais sociedades empresárias são decorrentes de ideias e conhecimentos obtidos por um pesquisador em virtude de suas atividades na instituição à qual está vinculado e têm a finalidade de comercializar a propriedade intelectual ou produto gerado a partir de suas pesquisas. O presente estudo qualitativo verifica o impacto dos aspectos burocráticos, estruturais e culturais das universidades públicas na geração de negócios oriundos dos resultados de pesquisas realizadas nos laboratórios e na criação de spin-offspor discentes e docentes. Para tanto, adentra à esfera normativa de instituições selecionadas quanto à política de inovação e analisa os seus meios de fomento à inovação, promovendo um estudo comparativo nesse primeiro momento. Utiliza o método indutivo com a estratégia de investigação multimétodo para análise das normas e ações de fomento ao empreendedorismo das Universidades Federais de Sergipe (UFS), Minas Gerais (UFMG) e Pernambuco (UFPE), propondo melhorias na primeira com base nos dados levantados junto às demais. Para se adentrar a maiores percepções sobre o empreendedorismo universitário, foi feito estudo de caso com os professores doutores orientadores das equipes selecionadas no Programa de Indução à Criação de Startups promovido pela Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS, referente ao edital publicado no ano de 2021. Com a realização de entrevistas com os participantes, que são líderes em pesquisas nos laboratórios da UFS, pretendeu-se identificar os inibidores estruturais, relacionais e cultural-cognitivos ligados à inovação, empreendedorismo universitário e criação de spin-offsna instituição. Identificou-se que as universidades têm uma visão voltada ao empreendedorismo, com ações e normas que fomentam à inovação tecnológica, observando-se que, apesar das iniciativas e da existência de alguns cases a UFS ainda não possui um banco de dados sobre suas spin-offs, ao contrário das outras instituições. Observou-se que a UFPE e a UFMG, estão em estágio mais avançado, possuem estratégias e práticas internas para incubação e aceleração de startups, o que não foi visto junto à sergipana. Foi possível identificar um grande avanço legislativo da UFS após a publicação da sua nova política de inovação no ano de 2022, suprindo as inseguranças jurídicas dos normativos anteriores e aumentando as possibilidades de empreendedorismo universitário, com uma grande reformulação em sua estrutura organizacional para inovação e empreendedorismo, fato que torna a sua política mais completa do que as das outras instituições selecionadas. Diante da contribuição dos participantes do PICS, foram identificados vários inibidores à geração de negócios na UFS, ponderando-se que com uma boa gestão da nova política de inovação da universidade, todos podem ser superados.

Presidente - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Interno - 2573323 - ANA KARLA DE SOUZA ABUD
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO ANDRADE FILHO

Notícia cadastrada em: 29/05/2023 08:03