Banca de DEFESA: VANIA DE JESUS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANIA DE JESUS
DATA: 13/06/2023
LOCAL: https://meet.google.com/wkv-zzrj-pmp
TÍTULO: O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA SOCIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: educação tecnológica; tecnologias sociais; função social; rede federal; desenvolvimento sustentável.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Explorar e conhecer como ocorre o desenvolvimento de tecnologia social nos Institutos Federais (IFs) com base na finalidade número nove contida na lei de criação dos IF N 11892/2008 a qual destaca que os institutos devem desenvolver, produzir e transferir tecnologia social tendo como enfoque o desenvolvimento sustentável, foi o objetivo principal desta tese. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa documental, exploratória com abordagem qualitativa nos sítios dos trinta e oito IFs da Rede Federal de Educação Tecnológica, na plataforma CNPQ, E-MEC, Transforma/FBB, locais de busca dos dados por meio dos termos: tecnologia social, no singular e plural. A análise dos dados se amparou no método de conteúdo de Bardin; e para proposição da parametrização dos dados o método de cenário desenvolvido por Michel Godet. Os dados e a análise destes foram categorizados por região e representados em gráficos de colunas e mapas. Como principais resultados dos quatro objetivos propostos neste estudo, destacam-se: 1. Das mais de mil tecnologias certificadas que compõem o banco de tecnologia social (BTS) Transforma, constatou-se cinco com titularidades ligadas aos Institutos Federais de Educação Tecnológica, tendo estas a predominância da temática Educação nas soluções apresentadas e a sua correlação com ações ambientais que impactam no atendimento de objetivos de sustentabilidades importantes. Neste contexto, observou-se que, nos Institutos Federais além do conhecimento técnico, é importante o desenvolvimento de profissionais com olhar para a sociedade e os desafios de natureza socioambiental. 2. Este estudo objetivou mapear ações de ensino no campo de estudo da tecnologia social no nível da pós-graduação, por meio de plataformas do MEC. Quanto às especializações através da plataforma E-MEC foram mapeados dois cursos desenvolvidos nos IF com a temática da tecnologia social, quais sejam: no IFPA o curso denominado Tecnologia social em saneamento, saúde e ambiente na Amazônia, com data da primeira oferta em agosto de 2019 e ativo até a presente data; e o outro, obtido com o termo no plural, o curso denominado: Pecuária Leiteira com Ênfase em Tecnologias Sociais, criado em agosto de 2015, pelo Instituto Federal De Educação de Minas Gerais - IFMG, com situação desativada. Evidenciou-se também a potencialidade do Mestrado profissional de educação PROFEPT, administrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo e em rede em todos os trinta e oito IF, possibilidade de aumentos de estudos no campo da tecnologia social, ao qual salientamos que a disciplina que no currículo é considerada eletiva deveria ser parte integrante das obrigatórias, fato que iria aprofundar o interesse e conhecimentos dos estudantes pesquisadores.3. Este terceiro objetivo se debruçou em mapear os grupos de pesquisa que estudam o campo da tecnologia social nos institutos federais (IF). Foram mapeadas cinquenta e duas linhas pertencentes a trinta e quatro grupos de pesquisas pertencentes a quinze diferentes institutos de quatro regiões brasileiras. A escolha de busca dos dados pela Plataforma CNPQ, possibilitou conhecer a existência destes.4. Explorar e conhecer como ocorre o desenvolvimento de tecnologia social nos IF com base na finalidade número nove foi o objetivo principal. Como principais resultados destacam-se a região norte que possui especialização, tecnologia social certificada pela fundação banco do brasil, projetos de extensão por meio de editais, diversos eventos que ocorrem anualmente e laboratórios que desenvolvem tecnologia social. Esta tese por meio do estudo exploratório configurou uma cartografia do desenvolvimento de tecnologia social junto aos Ifs e anseia que este estudo possa ser utilizado como base na melhoria das ações no campo da tecnologia social de forma interna na rede oportunizando parcerias e trocas de experiência e o principal objetivo a efetivação da função social dos Ifs junto a sociedade.

Interno - 1646553 - CRISTIANE TONIOLO DIAS
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Presidente - 2505136 - MARIO JORGE CAMPOS DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARÍLIA REGINA COSTA CASTRO LYRA