Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIRLEY MACLAINE DA GRAÇA
DATA: 11/05/2023
HORA: 13:30
LOCAL: https://meet.google.com/ecn-gfxm-ixi?authuser=3
TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DE ATIVOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL REPRESENTADA
PELO GOODWILL NA VALORAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR DE TECNOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Goodwill; Propriedade Intelectual; Valoração de Empresas;
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
A relação entre propriedade intelectual e a combinação de negócios, seja por fusão ou aquisição de ações, pode gerar sinergia entre empresas de diferentes setores da economia. A valoração das empresas resultante da inovação e das informações geradas pela contabilidade é fundamental para a avaliação em participação de negócios. Este projeto de tese tem como objeto de estudo o goodwill, considerando a valoração econômica de empresas por meio de investimentos em propriedade intelectual. O objetivo geral da pesquisa é entender como a propriedade intelectual, representada pelo goodwill, pode contribuir para a valoração econômica das empresas, considerando diferentes graus de investimentos. A metodologia da pesquisa é composta por três fases: o estudo bibliométrico, a revisão sistemática de literatura e a modelagem estatística por meio de regressão multivariada com dados em painel. Os resultados preliminares do estudo bibliométrico mostram que a produção científica sobre o goodwill e sua relação com a lucratividade das empresas é concentrada nos Estados Unidos, seguida da Austrália e do Reino Unido. Além disso, a revisão sistemática com meta-análise demonstrou que as variáveis de desempenho são as mais estudadas, independentemente do modelo de mensuração utilizado. Dessa forma, a pesquisa busca entender a relação entre a propriedade intelectual e a valoração econômica das empresas, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais eficientes de gestão de negócios e investimentos em propriedade intelectual. Compreender como a propriedade intelectual pode contribuir para a criação de valor nas empresas é fundamental para a tomada de decisões em um mercado cada vez mais competitivo e integrado.