Banca de DEFESA: DIMITRIUS PABLO SABINO LIMA DE MIRANDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIMITRIUS PABLO SABINO LIMA DE MIRANDA
DATA: 23/05/2022
LOCAL: https://meet.google.com/xsi-zuam-oek
TÍTULO: PERCEPÇÃO DA INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ÂMBITO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência Artificial. Propriedade Intelectual. Inovação.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A inteligência artificial (IA) é um campo de estudo da ciência da computação que visa o desenvolvimento de máquinas capazes de resolver problemas complexos e atingir objetivos em situações concretas de forma racional, essa nova tecnologia tem feito uma revolução na sociedade moderna e nas organizações em função de sua capacidade de realizar atividades que costumavam ser exclusiva e tipicamente humanas, como tomar decisões autônomas, aprender e criar. Máquinas dotadas de Inteligência Artificial tem se tornado um elemento fundamental da indústria tecnológica mundial, uma vez que essa área de estudo apresenta um grande potencial no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Diante das possibilidades de inovações tecnológicas e das vantagens competitivas provenientes das capacidades da área da IA, o objetivo dessa pesquisa é construir um modelo de percepção da influência da Inteligência Artificial no âmbito da inovação tecnológica. Entende-se como relevante as contribuições nessa temática, diante da crescente investimento financeiro na área da Inteligência Artificial, do valor agregado aos resultados desse tipo de tecnologia e da necessidade de proteção e regulação desses ativos. Para a resposta às inquietações de tese, além dos dois primeiros capítulos de arcabouço teórico, elaborou-se mais cinco capítulos. A metodologia adotada foi descritiva, de caráter quantitativo, por meio da Estatística Descritiva e do modelo de Equações Estruturais, bem como a fundamentação teórica para análise dos construtos que delimitaram o modelo proposto. A população foi composta por incubadoras de tecnologia, parques tecnológicos e ecossistemas de inovação de startups no Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário, segundo o método survey, levando em consideração a escala Likert. O terceiro capítulo trouxe como resultado as formas de proteção jurídica vinculadas à propriedade intelectual e voltadas à área da Inteligência Artificial. O quarto capítulo apresenta um mapeamento da produção científica relacionada à área de IA a fim de compreender os impactos do tema em relação à Inovação. O quinto capítulo faz um levantamento das incubadoras tecnológicas brasileiras como parte da população pesquisada. O sexto capítulo apresenta o cenário das startups brasileiras. O sétimo capítulo proposto foi realizado por meio do modelo de equação estrutural (SEM), que foi realizado através da construção de uma tabela de blocos e seus construtos conforme usabilidade das bases teóricas e hipóteses e sua validação pela execução de testes do software Smart PLS. Os testes para validação do modelo SEM seguiram a seguinte ordem: Alfa de Cronbach, Confiabilidade Composta, Variação Média Extraída (MVE), Cargas de Fator Cruzado, Critério HTMT, Critério Fornell-Larcker, Fator de Inflação de Variância (VIF), Coeficiente de Explicação ( R2) , Relevância Prevista (Q2) e Validade do Coeficiente Estrutural (β). Conforme os resultados das análises, das sete hipóteses propostas e baseadas nos construtos inicialmente formulados, três foram validadas e duas rejeitadas. Conclui-se que um marco legal de apoio à área, a proteção dos ativos intangíveis através da propriedade intelectual e a infraestrutura são fatores que influenciam diretamente à área da Inteligência Artificial e, consequentemente, as possíveis inovações relacionadas às tecnologias de IA. No sétimo capítulo, trouxemos as considerações finais, as quais provaram que o modelo proposto é válido e pode servir de base para formulação de políticas públicas e privadas voltadas à área da Inteligência Artificial.

Interno - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Externo à Instituição - JANAINA GALDINO DE BARROS
Externo à Instituição - MARIA EMILIA CAMARGO
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA PINHEIRO MACHADO