Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIO PESSOA DE ALMEIDA
DATA: 14/12/2016
HORA: 09:00
LOCAL: SALA MULTIUSO - PPGPI
TÍTULO: COMO PROTEGER A GAMIFICAÇÃO: REGISTRO DE SOFTWARE OU PATENTE
PALAVRAS-CHAVES: Jogos Eletrônicos; Jogos Recreativo; Sistema de Computação e Legislação.
PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
Neste trabalho elaborou-se uma previa revisão bibliográfica sobre Gamificação, Jogos Eletrônicos, Sistemas Embarcados e Games Sérios com o intuito de esclarecer e justificar esses conceitos e suas diferenciações, para melhor compreensão das teorias envolvidas no mapeamento tecnológico da Gamificação. Na realização da prospecção tecnologia no campo da Gamificação, consultou-se as bases do European Patent Office (EPO), do World Intellectual Property Organization (WIPO), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil (INPI), com esta busca possibilitou identificar qual o perfil dos registros de patentes na área de Gamificação, verificando assim, quais os principais países depositantes, sua evolução anual, bem como suas áreas de atuação com análise nas classificações internacionais de patentes encontradas, visando compreender quais as maneiras de proteção da Gamificação.