Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO LIMA SANTANA DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO LIMA SANTANA DUARTE
DATA: 26/10/2023
LOCAL: Auditório do PPGEO, Didática II, 1º andar
TÍTULO: CENÁRIOS DE CONFORTO TÉRMICO EM BARRA DOS COQUEIROS/SE
PALAVRAS-CHAVES: conforto térmico; modelagem de cenários prospectivos; planejamento ambiental urbano.
ÁREA: Geografia

Entende-se que os impactos derivados da urbanização têm provocado desequilíbrios ambientais em razão do nível de adensamento urbano, principalmente quando são promovidas transformações na paisagem (natural ou antropizada) sem considerar um projeto ambiental e urbanístico apropriado, o que resulta na modificação do clima local e reflete em consequências à vida social. Tal desdobramento é realidade em muitas cidades brasileiras, inclusive na cidade costeira de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, tendo em vista o crescente ritmo de desenvolvimento urbano motivado pela valorização do solo, que é imposta pelo mercado imobiliário. Assim, a área de estudo se torna um local adequado para pesquisar como a interação processo-resposta ao uso inapropriado do solo urbano e à mudança no balanço energético tem desencadeado alterações na dinâmica climática local, em especial quanto ao surgimento das ilhas urbanas de calor (IUC), promovida pela elevação da temperatura e cujos agravantes afetam a condição de conforto térmico, sentido na saúde e no bem-estar da população. Por esse e tantos outros motivos, os estudos relativos ao campo térmico nas cidades de pequeno porte de clima tropical, no território brasileiro, têm chamado a atenção dos pesquisadores cujo propósito se sustenta na busca de medidas adaptativas e mitigadoras que possam amenizar o efeito climático da urbanização. Nessa proposta de tese, o pesquisador se utilizará de arcabouço metodológico capaz de responder aos questionamentos da pesquisa. Esse arcabouço é pautado numa abordagem mista (qualitativa e quantitativa), de base sistêmica, em que os procedimentos escolhidos apresentam consistência e fundamentação científica, a saber: revisão teórica, levantamento cartográfico, sensoriamento remoto, trabalho de campo, modelagem de previsão de cenários tendenciais e recomendados, levantamento de dados em órgãos públicos competentes, além da aplicação de questionário para averiguar a percepção da população acerca da problemática. Mediante a concretização deste trabalho, tem-se como perspectiva replicar a metodologia adotada em diferentes cidades de pequeno porte, com especificidades semelhantes à cidade de Barra dos Coqueiros ou, até mesmo, adaptá-la às circunstâncias térmicas, integrando outras informações e dados intrínsecos ao recorte espacial selecionado.

Externo ao Programa - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Interno - 075.557.269-63 - FRANCISCO JABLINSKI CASTELHANO
Interno - 426350 - JOSEFA ELIANE SANTANA DE SIQUEIRA PINTO
Presidente - 279481 - ROSEMERI MELO E SOUZA