Banca de DEFESA: LETÍCIA MENEZES SANTOS

DISCENTE: LETÍCIA MENEZES SANTOS
DATA: 22/08/2022
LOCAL: Auditório do PPGEO
TÍTULO: COMERCIALIZAÇÃO DOS ALIMENTOS AGROECOLÓGICOS E ORGÂNICOS NOS CIRCUITOS CURTOS EM ARACAJU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Agroecologia. Agricultores familiares camponeses. Circuitos curtos
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária

Nas últimas décadas, tem crescido o número de agricultores familiares camponeses envolvidos na construção de novas alternativas agroalimentares que respeitam não só o meio ambiente, mas também os saberes tradicionais. Além do aumento dos cultivos, observa-se, também, o surgimento de diferentes espaços alternativos para a comercialização dos alimentos. Tais estratégias fortalecem a diversificação da produção agrícola, assim como contribuem para a autonomia, soberania e segurança alimentar nutricional dos agricultores. Considerando a situação atual da realidade praticada pelos povos tradicionais, pelos movimentos sociais, que lutam pela terra e pelos debates acadêmicos propostos por profissionais da área, a agroecologia pode ser definida como um movimento contra hegemônico, numa perspectiva transdisciplinar, que vai muito além da aplicação de técnicas sustentáveis ​​para geração de recursos, tendo em vista incluir, também, princípios que integram homem e natureza. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a relevância e a dinâmica social, cultural e econômica dos agricultores familiares camponeses nos circuitos curtos de comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos em Aracaju – SE. Para desenvolver este estudo, foi realizada a revisão bibliográfica com a leitura de teses, dissertações, livros e artigos científicos que abordam a produção agroecológica e os circuitos curtos de comercialização. Além da revisão bibliográfica, também realizamos pesquisa documental utilizando as bases e os documentos oficiais. De forma concomitante, foi realizada a pesquisa de campo nas feiras agroecológicas e nos mercados municipais, utilizando-se, como mecanismo, a observação participante, o registro fotográfico, o diário de campo e a entrevista semiestruturada, seguida da sistematização e da análise dos dados coletados. Ao considerar os resultados desta pesquisa, podemos concluir que a agroecologia avança no campo e na cidade. A necessidade de uma agricultura sustentável leva o homem a buscar novas estratégias para promover cultivos sustentáveis, “socialmente justo”, “economicamente viável” e “ecologicamente equilibrado”. Neste sentido, a agricultura agroecológica e orgânica praticada pelos agricultores familiares camponeses em Sergipe se apresenta como alternativa viável para cultivar alimentos, alicerçada por saberes e fazeres transmitidos por diferentes gerações, às quais contribuem na construção de novas formas de relações socioambientais, baseadas na cooperação, na solidariedade e no respeito à vida. Ademais, nos circuitos curtos, constata-se a demanda dos consumidores por estes alimentos nos espaços de comercialização e, na atualidade, por meio das redes sociais ou dos mercados digitais, mantendo o fortalecimento dos laços entre campo e cidade, a visibilidade dos grupos familiares, das associações, a efetiva atuação das redes de agricultores aos movimentos sociais e a relevância da agricultura agroecológica e orgânica para a reprodução social destes agricultores familiares camponeses.

Presidente - 3352056 - SONIA DE SOUZA MENDONCA MENEZES
Interno - 127.526.146-91 - MARIA AUGUSTA MUNDIM VARGAS
Externo à Instituição - VILOMAR SANDES SAMPAIO

Notícia cadastrada em: 26/07/2022 09:46