Banca de DEFESA: VANESSA SANTOS COSTA

DISCENTE: VANESSA SANTOS COSTA
DATA: 15/08/2013
LOCAL: SALA DE AULA PROF. ALEXANDRE DINIZ - 2º PAVIMENTO DID. II
TÍTULO: TERRITÓRIO EM MUTAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DA CENTRAL GERADORA EÓLICA EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Território, Paisagem, Parque eólico e percepção
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional

O setor energético é uma das áreas que mais contribui para o aumento da degradação ambiental, principalmente no que diz respeito à queima de combustíveis fósseis por serem extremamente poluentes. Desse modo a preocupação com o meio ambiente fez com que o homem se voltasse para a natureza buscando nos seus elementos as alternativas energéticas capazes de fornecerem energia para sustentar o seu desenvolvimento social e tecnológico. Nesse contexto, focamos nossa análise numa das alternativas energéticas que provém dos recursos naturais renováveis, a energia eólica, pois é uma nova fonte limpa de energia que visa diminuir esses problemas. No Estado de Sergipe, com intuito de contribuir para a preservação do meio ambiente e aumentar a matriz energética do país, vem sendo implantada, no município de Barra dos Coqueiros sua primeira central geradora eólica. Esse projeto traz a instalação de 23 aerogeradores e terá capacidade de produzir 35,6 MW de energia. A escolha por essa localidade foi devido às condições ambientais, como clima e relevo que são favoráveis para o desenvolvimento do projeto. Assim, o presente estudo refere-se à análise do primeiro parque eólico implantado no Estado e teve como objetivo geral apreender a percepção dos atores sociais envolvidos no processo, tais como população de entorno, governo e empresa responsável pelo empreendimento. A metodologia principiou pelos de levantamentos bibliográficos e visita em órgãos públicos e privados, trabalho de campo com aplicação de questionários e entrevistas, no período de abril a julho de 2012. Com esse estudo pode-se observar que a chegada desse empreendimento ocasionou transformações na paisagem da localidade advindas pela instalação dos aerogeradores bem como mudanças no cotidiano da população de entorno. Procuramos apreender a percepção dos três principais segmentos envolvidos no que se refere à energia eólica como fonte energética sustentável assim como a conformação de novos territórios. Os órgãos de governo e as empresas envolvidas na implantação do parque eólico traduzem preocupações com o cumprimento da legislação, mas, sobretudo, com a participação na ampliação e diversificação da matriz energética do Estado e do país. Já os moradores dos arredores e da sede do município, em sua maioria, apresentam-se alheios ou ignoram que não se trata de “apenas” uma transformação da paisagem, mas da produção de um território que afetará as relações de vizinhança, o acesso, o valor dos imóveis, enfim, a base material e simbólica que até então prevalecia em seus cotidianos.

Externo à Instituição - CÉLIA REGINA BATISTA DOS SANTOS
Interno - 1201910 - FRANCISCO SANDRO RODRIGUES HOLANDA
Externo à Instituição - LICIO VALERIO LIMA VIEIRA
Presidente - 7426495 - MARIA AUGUSTA MUNDIM VARGAS