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Descrição |
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ANSELMA MORAIS SANTOS
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O estudo de memes no ensino de língua
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Orientador : MARILEIA SILVA DOS REIS
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Data: 20/11/2015
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Dissertação
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Neste trabalho, abordamos o gênero textual meme como proposta de reflexão sobre compreensão da leitura em suas multimodalidades, atendendo a uma prática pedagógica de ensino de língua mais inclusiva e mais voltada para o letramento e cidadania dos alunos da Educação Básica. Definimos meme como gênero textual que dialoga com gêneros em quadrinhos mais tradicionais, como o cartum, a charge e as tirinhas, porém, com estrutura mais livre. Constitui-se de textos verbais e não verbais, plurissignificativos, versando geralmente sobre questões sociais de natureza mais polêmica sobre o cotidiano, a política, o esporte e afins. O objetivo da pesquisa visa ao estudo e à discussão mais pormenorizados do meme com estudantes da rede pública estadual de Sergipe que estão saindo do Ensino Fundamental (nono ano e quarta etapa de EJAEF), bem como à descrição do modo como o referido gênero foi por eles analisado e discutido. Os pressupostos teórico-metodológicos baseiam-se nos estudos de Kleiman (1989; 2005) sobre leitura, letramento e cidadania; de Leffa (1996), sobre a perspectiva cognitiva da leitura; e de Perrenoud (2000), sobre as novas tecnologias, dentre outros autores. Os resultados evidenciam que a inclusão de memes no ensino de língua é promissora, especialmente por promover identidade no grupo com questões além dos muros da escola.
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CRISTIANE MARGARETE DE JESUS
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LETRAMENTOS ATRAVÉS DO CONTO CLÁSSICO E DE
SUA ADAPTAÇÃO EM MANGÁ.
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Orientador : CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
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Data: 05/11/2015
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Dissertação
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Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCF) está composto de uma parte dissertativa e de atividades-produtos que foram desenvolvidos com o intuito de incentivar e possibilitar os diversos questionamentos relacionados aos processos inerentes à promoção dos letramentos necessários para educandos que cursam o último ano do Ensino Fundamental I, principalmente, por perceber a importância da leitura e de sua compreensão para o sucesso escolar e pessoal do educando. Para tanto, pensou-se em um trabalho que versasse a respeito de contos clássicos e de suas respectivas adaptações em uma modalidade de HQ denominada mangá. Intenciona-se com esse trabalho desenvolver habilidades leitoras além das consideradas fundamentais em currículos do ensino da Língua Portuguesa, destinadas ao quinto ano da Educação Básica. Assim, foram desenvolvidas estratégias para que os educandos percebessem a importância da leitura e desenvolvessem habilidades inerentes à leitura e à escrita, para a compreensão do mundo através da busca e encontro do sentido do texto. Isto posto, esse trabalho é direcionado à formação de um sujeito leitor, responsável e crítico, a partir do pensamento de Rouxel (2013) visto como um dos requisitos básicos para a promoção do letramento, possibilitando a construção de sentidos do texto, como sugere Koch (2013) quando informa que o leitor, por meio da leitura, busca pistas explícitas e implícitas presentes no texto para através de seu conhecimento prévio poder (re)-significar o que é lido. Para tanto, foram desenvolvidas atividades específicas que deram origem a três oficinas destinadas à promoção do letramento e ao aprimoramento do processo da leitura, além de permitir uma atuação mais efetiva do educando enquanto sujeito leitor e produtor de sentidos. Esse trabalho foi desenvolvido em três fases, sendo cada fase composta por momentos específicos de realização e manutenção das atividades. Assim, a primeira fase foi denominada Plano da Oficina 1: Identificação das habilidades de leitura, a segunda fase denominada Plano da Oficina 2: As personagens, os espaços e as ações no conto de fadas, e a terceira fase denominada Plano de Oficina 3: A leitura do mangá e a construção do sentido. Como aporte teórico, têm-se Barthes (1990), Coelho (2000), Koch (2013), Propp (1984), Rouxel (2013) e outros autores de grande relevância.
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BERIVANE ROCHA SOUZA
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Leitura literária e a lei 10639/03: uma proposta de ensino a partir de narrativas orais
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Orientador : JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
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Data: 23/10/2015
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Dissertação
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Diante da pouca representatividade de textos orais no ensino de Literatura na Educação Básica, o presente projeto tem por objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino de Literatura Oral direcionada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, oportunizando-os o contato com as vivências culturais e a riqueza expressiva provenientes dessa literatura. Para isso é fundamental alicerçar a pesquisa nos estudos de Câmara Cascudo, Eclea Bosi, Zumthor, Rildo Cosson, Schneuwly e Dolz, entre outros. O trabalho volta-se também para as discussões acerca da Lei 10639/03 e da obrigatoriedade do ensino voltado à valorização da arte, história e literatura africana e afro-brasileira uma vez que a tradição oral está atrelada a valores religiosos, crenças e costumes, muitos deles trazidos pelos povos de África escravizados aqui no Brasil.
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CYNTHIA CARLLA DE ALMEIDA ANDRADE
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Letramento visual: trabalhando a fotografia documental no ambiente escolar.
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Orientador : DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
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Data: 25/09/2015
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Dissertação
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Atualmente, apesar da disseminação dos aparatos tecnológicos, os alunos em todos os segmentos tem dificuldade em ler, interpretar e correlacionar imagens, principalmente a fotografia, que constantemente são usados nos livros didáticos, jornais e revistas impressas ou virtuais. A fotografia documental além de registrar momentos históricos importantes proporciona a reflexão crítica daquilo que é registrado. Dessa forma, foi elaborado e aplicado um projeto didático com alunos do 9º ano da Unidade Escolar Colégio Municipal de Andorinha com o intuito de proporcionar o letramento visual a partir de imagens fotográficas documentais. Escolheram-se como corpus da pesquisa algumas imagens do fotógrafo Sebastião Salgado por seu trabalho priorizar a reflexão a respeito das mazelas sociais. A pesquisa está fundamentada a partir da Gramática do Design Visual de Kress e van Leween (1996) que elenca os aspectos de uma imagem que podem ser analisados criteriosamente. Também foi de fundamental importância os estudos de gênero de Baktin (2011), Marchuschi (2008), Dionísio (2011), dentre outros. Diante disso a presente pesquisa utilizou-se no primeiro momento de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de fundamentação consistente, principalmente em relação aos estudos semióticos com o conhecimento e aprofundamento da gramática do design visual (GDV) para que pudesse analisar semiologicamente as fotografias escolhidas. O segundo passo se deu por meio da pesquisa-ação, ou seja, as análises feitas à luz da teoria foram colocadas em prática por meio da aplicação de planos de aula organizadas em um projeto pedagógico que culminou em um caderno pedagógico contendo explicações simplificadas a respeito da GDV e o passo a passo do projeto pedagógico com orientações para o professor.
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DEISE SANTOS DO NASCIMENTO
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CADERNO DE LEITURA LITERÁRIA PARA A EJA: UMA PROPOSTA ÉTNICO-RACIAL
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Orientador : CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
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Data: 27/08/2015
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Dissertação
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O presente trabalho de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Letras, (PROFLETRAS), tem como finalidade apresentar considerações acerca de uma atividade de intervenção realizada com alunos do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da rede estadual, no município de Laranjeiras, que disponibilizou aos alunos oficinas literárias para a formação de leitores críticos. Da aplicação das oficinas, gerou-se um Caderno de Oficina Literária. Na oportunidade, o material abre espaço para uma abordagem cultural de leitura para os textos literários, a partir das questões étnico-raciais, com a aplicação de uma atividade interdisciplinar e intertextual, que priorize os conhecimentos de mundo do leitor, aliados à formação da memória literária. As oficinas trazem uma reflexão crítica que valoriza o pertencimento à cultura afro-brasileira, proporcionando a participação dos leitores como coautores do texto literário conforme as teorias sobre o leitor; com base no que discorrem Umberto Eco em Lector in Fábula, Luiz Costa Lima, em sua obra, A leitura e o leitor e Robson Tinoco em Leitor real e teoria da recepção, para que a partir desse processo dialógico, significativo e semiótico, houvesse a recepção engajada do texto na questão da identidade e reconhecimento da história e cultura afro-brasileiras. Para tal, trabalhou – se com a turma a obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, de maneira a verificar como a visão europeia, racista e preconceituosa de nossa sociedade, relacionada aos estereótipos atribuídos às mulheres negra e mulata e a condição do negro, é abordada na Literatura. Portanto, para fundamentar esta pesquisa e assim obter os objetivos pretendidos, utilizamos um referencial teórico pautado, principalmente, nas questões de processos da leitura literária, revistos em Annie Rouxel e Maria de Fátima B. Cruz, e sobre a análise do negro na literatura brasileira, pela visão de Eduardo Duarte, dentre outros. Ainda, para a base metodológica da Oficina, trouxemos, principalmente, as ideias da proposta humanizadora de CRUZ (2012), para tratar o texto de maneira interdisciplinar, uma vez que a autora propõe um trabalho a partir dos aspectos pessoais e psicológicos do leitor, além da valorização do repertório cultural daquele que pratica o ato de ler. Utilizamos, também, os aspectos da intertextualidade cultural de Carlos Gomes, que entende que a prática cultural de leitura pode ser realizada através de uma abordagem heterogênea, vista no texto literário. Enfim, para as questões de recepção do texto, fazemos uso das ideias do método recepcional de Maria Bordini e Vera Aguiar e considerações acerca da mediação pedagógica tratada pelo uso de Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC).
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REJANILZA SANTOS DA SILVA BARBOZA
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CADERNO DE LEITURA LITERÁRIA: A FABULAÇÃO DO LEITOR
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Orientador : CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
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Data: 27/08/2015
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Dissertação
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Esta dissertação do TCF (Trabalho de Conclusão Final) parte de uma concepção que busca valorizar o processo de fabulação no ensino de literatura por meio da intertextualidade e da fruição do texto literário. O nosso objetivo se volta para a elaboração de um caderno de leitura literária voltado para a interpretação de textos literários pelo olhar da leitura subjetiva, considerando a criatividade do leitor no processo da recepção. Para isso, foram desenvolvidos estudos teóricos que levam em consideração a importância do papel do aluno/leitor colaborador capaz de dar sentido às suas leituras no processo de recepção do texto literário. Isso posto, deixa claro que o trabalho faz referência aos sentidos da leitura literária voltada à prática da subjetividade que envolve uma resposta sensível e criativa à leitura literária fundamentada em A. Rouxel e nos estudos de algumas abordagens metodológicas de ensino do texto literário dos pesquisadores brasileiros: R. Cosson e W. Cereja. Exploramos também os conceitos de leitor colaborador, de U. Eco como um movimento cooperativo do leitor para a construção de sentidos. Por fim, como procedimentos e instrumentos metodológicos, foram adotados tanto a perspectiva bibliográfica quanto à qualitativa em uma proposta de oficinas literárias realizada em uma escola pública municipal na cidade de Euclides da Cunha - Bahia, numa turma do sétimo ano do ensino fundamental II. Após as diversas etapas desta pesquisa, propôs-se o Caderno de leitura literária: a fabulação do leitor como um material didático construído com a intenção de oportunizar o contato com o texto literário por meio de atividades nas quais o discente seja capaz de analisar, comparar, combinar, efetuar inferências, e principalmente, extrapolações, vinculando essas operações intelectuais à ação física e à pratica social, nos produtos criados. Metodologicamente, dividiu-se esta dissertação em três capítulos: o primeiro consta o debate sobre os métodos de leitura de A. Rouxel, W. Cereja e C. Gomes, V. Aguiar, M. Bordini e R. Cosson; quanto ao segundo capítulo foi abordada a colaboração e formação do leitor, pela perspectiva de U. Eco e A. Rouxel; no último capítulo levou-se em consideração os tópicos da metodologia da pesquisa-ação adotada na investigação e os resultados obtidos na investigação.
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ANAXIMANDRO ALESSANDRO LELIS DO CARMO
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Caderno de Leitura Literária: recepção e violência doméstica
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Orientador : CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
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Data: 27/08/2015
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Dissertação
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Este Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras, (PROFLETRAS), tem como meta a produção de um material didático, objetivando a formação proficiente e crítica do leitor por meio da metodologia denominada Prática Interativa de Leitura, a qual procura alinhar a interface literária ao intertexto jurídico (Lei Maria da Penha), objetivando promover o questionamento dos casos de violência doméstica contra a mulher para a celebração dos direitos humanos. Na parte teórica, abordamos a leitura subjetiva proposta por Annie Rouxel como meio de criar o hábito da leitura entre os alunos, mencionamos a recepção participativa do leitor, valorizada pelas professoras Bordini e Aguiar que convidam o aluno a questionar e ampliar o horizonte de expectativa sugerido pelas obras ao permitir que o leitor preencha os espaços vazios da obra, sempre respaldado pelo tecido literário como orienta o semiótico Umberto Eco. As discussões sobre a violência doméstica contra a mulher ficaram por conta das reflexões das pesquisadoras Santos e Izumino, as quais resgataram as principais referências teóricas nas ciências sociais a respeito do tema, das pesquisadoras Lia Zanotta Machado e Judith Paim as quais debatem o resgate dos direitos das mulheres em condições de violência no Fórum Nacional de Educação em Direitos Humanos e das considerações do sociólogo Pierre Bourdieu ao tratar da dominação masculina que hierarquiza os gêneros resultando em direitos assimétricos e desiguais entre homens e mulheres na sociedade, fato que resulta em violência doméstica contra a mulher. Por fim, desenvolvemos um caderno pedagógico de leitura literária contendo um roteiro do conto “A Cartomante” de Machado de Assis para orientar o professor de Língua Portuguesa como trabalhar os conceitos mencionados na fundamentação teórica desta pesquisa para formação do leitor crítico.
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GILDETE CECILIA NERI SANTOS TELES
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Os efeitos de sentido das manchetes de jornais popularescos como incentivo à leitura de jornais
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Orientador : JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
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Data: 13/08/2015
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Dissertação
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Neste trabalho, demonstramos a validade do ensino-aprendizagem em língua materna por meio de unidades didáticas que tomam como análise os efeitos de sentido subjacentes às manchetes de jornais popularescos, neste caso, o Jornal Superpopular. Este semanário popularesco foi veiculado entre 27 de janeiro de 2011 e 27 de março de 2014, principalmente no estado de Sergipe. Suas manchetes utilizam gírias, piadas, provérbios e fraseologias cotidianas às classes populares, em prol de, dentre outros objetivos, atingir essas camadas que tem pouco acesso à leitura e, mais ainda, a leitura de jornais. Sob a perspectiva da Linguística Textual, cotejam-se os deslocamentos de sentidos nessas manchetes, a partir de enunciados já consolidados na memória do leitor, como provérbios, músicas e ditados populares, o détournement, apontando o efeito militante e lúdico que tais construções morfossintático-semântico-lexicais trazem, a fim de despertar nos alunos da Educação Básica o interesse pela leitura, em especial o gênero textual notícia. Nosso corpus traz à baila as notícias veiculadas nesse jornal, em que é possível encontrar acentos apreciativos de notícias ao mesmo tempo chocantes, bem humoradas e sensacionalistas, objetivando a adesão dos discursos sutilmente perpetuados por ele. Neste trabalho, analisaremos como a relação entre os sujeitos e a situação de produção desses enunciados auxiliam na construção de sentido, fazendo com que um interlocutor que desconheça os textos anteriores à produção não construa um efeito de sentido satisfatório.
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JOSÉ ALEXANDRE DOS SANTOS
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LEITURA LITERÁRIA DA POESIA AFRO-BRASILEIRA, ATRAVÉS DE HIPERTEXTOS, NO ENSINO BÁSICO
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Orientador : JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
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Data: 13/08/2015
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Dissertação
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Pretende-se, com este projeto de pesquisa e de intervenção pedagógica, contribuir com a leitura e o ensino da poesia afro-brasileira, tendo como parâmetro o que preceituam os PCNs (1998) e a lei 10.639/03 do governo federal, que tornou obrigatória a inserção nos currículos escolares do ensino básico de conteúdos sobre história e cultura africana e afro-brasileira, e as demandas dos movimentos sociais que clamam por uma educação capaz de promover um novo olhar sobre as relações sociais, culturais, étnicas, raciais e religiosas e, ao mesmo tempo, desmistificar e romper com a visão educacional eurocêntrica e etnocêntrica que tem contribuído para a disseminação nefastamente racista, preconceituosa e discriminatória quanto à cultura e à sociabilidade dos negros e seus descendentes no Brasil, apoiando-se em estudos pedagógicos, literários, sociológicos e antropológicos, desenvolvidos por estudiosos como Munanga (2005), Gomes (2001), Candido (1995), Duarte (2010), Bernd (2011), Freire (1980) e Gadotti (2010). Concomitantemente, pretende-se, também, sugerir caminhos para o processo de letramento literário, amparado em recortes teóricos, desenvolvidos por pesquisadores e intelectuais pedagogos, como Kleiman (2005), Zilberman (1993), Soares (2003) Cosson (2009), Gomes (2014) e Cereja (2005), através de hipertextos, segundo estudos de Levy (1993), Marcuschi e Xavier (2004), principalmente.
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SILVANA FARIA DORIA
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Coesão referencial e sequencial e seus efeitos de sentido: uma proposta de ensino
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Orientador : JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
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Data: 13/08/2015
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Dissertação
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Este trabalho contempla o estudo do texto e seus usos linguísticos, discutindo questões de coesão referencial e sequencial, numa abordagem voltada para o ensino fundamental. Por meio da adaptação do conto de fadas “João e Maria”, buscar-se-á mostrar de que forma a condução textual dependerá da maneira como os referentes serão retomados no texto e de como os segmentos serão articulados em conectores textuais na formulação do fio discursivo. Sob a perspectiva da Linguística Textual, elucidamos algumas reflexões que envolvem o campo da coesão textual à luz de estudiosos como Koch (2003, 2013, 2014a, 2014b), Koch e Elias (2008 e 2012), Fávero e Koch (2012), Koch e Travaglia (1996), Marcuschi (1999 e 2008), Antunes (2005 e 2009), SANTOS (2003), Cavalcante (2013), entre outros autores. Como produto associado a este estudo, apresentamos um material didático digital que forneça meios ao professor de ensino fundamental para a análise de textos e seus recursos coesivos. Tal pesquisa aponta alternativas pedagógicas que explorem em pequenos fragmentos textuais um trabalho de leitura, produção de texto e análise linguística. Assim, este estudo apresenta a seguinte sequência: a princípio contemplamos a linguística textual, numa discussão quanto as suas fases e contribuição para o atual estudo do texto em sala de aula, bem como abordamos os critérios da textualidade e a rspectiva sócio-cognitiva interacional para concepção do texto; em seguida, apresentamos a coesão junto a seus recursos, tanto referenciais quanto sequenciais, numa análise de cunho didático por meio de exemplos de diversos gêneros textuais que dialogam com o conto clássico utilizado; por fim, expomos a metodologia para aplicação da plataforma digital com algumas propostas de atividades a serem realizadas em sala de aula. De modo geral, a pesquisa visa ao aprimoramento da leitura e produção de texto do aluno, e, portanto, pretende contribuir com o ensino da língua portuguesa, fazendo-o aprazível, efetivo e significativo.PALAVRAS-CHAVE: Texto; Coesão referencial; Coesão sequencial; Coerência.
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JOSILDA BORGES MOURA
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A INTERTEXTUALIDADE, O GÊNERO LENDA E A PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
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Data: 13/08/2015
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Dissertação
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Esta pesquisa qualitativa interpretativa tem como objetivos analisar a intertextualidade no gênero lenda como ferramenta para a produção de texto no ensino fundamental e elaborar uma proposta pedagógica para ser trabalhada em sala de aula. Para se alcançar os objetivos propostos, buscou-se responder as seguintes questões de pesquisa: de que forma a intertextualidade no gênero lenda pode contribuir para o aprimoramento da leitura e escrita dos discentes do ensino fundamental? Como o professor de Língua Portuguesa pode colaborar para que os estudantes do ensino fundamental desenvolvam a capacidade de ler e escrever com competência? Quais atividades didáticas poderão ser aplicadas e quais conhecimentos deverão ser ativados para esse fim? A busca pelas respostas a essas questões conduziram-nos a uma pesquisa bibliográfica sobre a temática em estudo, privilegiando alguns referenciais teóricos, dentre eles destacamos Koch et al. (2012) sobre intertextualidade; Marcuschi (2008) sobre gênero discursivo, e de Schneuwly e Dolz (2004) sobre sequência didática. Com base nestes pressupostos teóricos foram realizadas algumas análises interpretativas em textos verbais e não verbais, visando identificar a presença da intertextualidade, e como este recurso foi utilizado por seus produtores no processo de criação e construção de sentido. Como produto destas análises, algumas atividades de leitura e produção de texto foram cuidadosamente preparadas e organizadas, em uma sequência didática, como sugestão de proposta pedagógica, direcionada para professores de Língua Portuguesa do 6º ano do ensino fundamental. Desta forma pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da produção textual nas em sala de aula.
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ANA CLAUDIA SILVA FONTES
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OS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DO LEITOR: O HIPERTEXTO NUMA RELEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DA LITERATURA SERGIPANA
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Orientador : MARILEIA SILVA DOS REIS
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Data: 12/08/2015
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Dissertação
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O trabalho em questão discute a respeito da leitura e de seus novos contextos de veiculação e produção, bem como da contribuição do letramento digital para a construção de sentidos no texto literário pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Além disso, visa desenvolver estratégias para o aprimoramento da competência leitora e de compreensão crítica a partir da leitura e análise de textos da literatura sergipana, de modo a valorizar a identidade linguística, bem como os aspectos socioculturais da região e, assim, tornar clara a importância do ato de ler na expressão do pensamento, para a interação social e para a formação cidadã. Para desenvolver essas estratégias, a utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Conhecimento) é bem vinda por auxiliar a análise dos excertos das obras e a produção de hipertextos, através dos hiperlinks, sempre valorizando o processo criativo do aluno e constatando seu posicionamento crítico/compreensivo frente ao texto. Espera-se, com esse trabalho, que os alunos consigam atingir um desenvolvimento satisfatório de leitura enquanto prática social, percebendo sua funcionalidade a partir das marcas linguísticas que se evidenciam no texto e em suas entrelinhas. Além disso, que possibilite a educadores, novas perspectivas de ensino apoiados nas novas tecnologias como forma de motivação à prática pedagógica, de ampliação de olhar para as novas formas de letramento, na qual o aluno e seu contexto sócio histórico sejam peças fundamentais de ação e que, assim, possa trazer ressignificações ao texto em seu uso social.
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LUCICLEIDE COSTA ROCHA
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Leitura e compreensão textual: uma proposta para o nono ano a partir de tirinhas
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Orientador : MARILEIA SILVA DOS REIS
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Data: 12/08/2015
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Dissertação
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Este Trabalho de Conclusão Final tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o trabalho com a leitura e compreensão do gênero textual tirinha. Para este fim, foram elaboradas uma oficina e duas vídeo-aulas com foco no desenvolvimento de uma leitura e compreensão desse gênero textual especificamente por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo, colocou-se em evidência o mecanismo de quebra de script ou linearidade, tão comum a esses textos e responsável pela construção de humor presente no referido gênero. Como aparato teórico, foram utilizadas concepções sobre os gêneros textuais e/ou discursivos e leitura alicerçadas nos postulados de Bakhtin (1997), Marcuschi (1996; 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), entre outros, além das concepções e orientações para o ensino de língua materna propostas pelos PCNs (3º e 4º ciclos do ensino fundamental).
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CARMEM SILVIA DE ALMEIDA
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UM, DOIS, TRÊS: CRÔNICA! O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
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Orientador : CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
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Data: 07/08/2015
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Dissertação
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O ensino de literatura pressupõe a formação de um leitor eficiente, tendo em vista que a leitura é um instrumento de compreensão e construção dos saberes e da consciência do ser e estar no mundo, atitudes desveladas, também, pela arte literária. Nessa perspectiva, assegurar aos estudantes o acesso e a apropriação dos recursos que constituem a linguagem literária, é, segundo Antônio Candido (1995), garantir um direito, o direito à literatura. Assim, esse TCF debruçou-se sobre abordagens teóricas de leitura, literatura e crônica, interessado em contribuir, através de uma proposta de leitura da crônica literária, para a formação do leitor do texto literário, a fim de que as especificidades dessa linguagem sejam capturadas pelos alunos, e eles possam significar o processo de ensino aprendizagem no qual estão inseridos. Para tanto este trabalho propõe uma intervenção pedagógica que contribua com a formação da leitura literária no Ensino Fundamental, através de metodologia de trabalho com a crônica em sala de aula, por meio do estudo dos recursos que conferem literariedade ao gênero em questão, sobretudo, as figuras e funções da linguagem, uma vez que esse gênero do cotidiano, além de cativante, pode ser tomado como representação próxima à realidade dos estudantes, atitude que coaduna com as orientações dos PCN. Elegendo dois focos temáticos principais, a crônica metalinguística e a crônica filosófica, apresentamos o estudo crítico de dois grupos de crônicas, selecionadas para exemplificar a metodologia aqui proposta. O trabalho está fundamentado, principalmente, nas orientações teóricas de Antônio Candido em suas abordagens sobre a importância da literatura para a formação do homem, e “orientações” para o ensino da crônica, na visão crítica de Massaud Moisés, Jorge de Sá e Afrânio Coutinho sobre o gênero crônica, bem como na proposta de letramento literário de Rildo Cosson e nas perspectivas de desenvolvimento e formação do leitor de Compagnon, Felipe Aliende e Mabel Condemarín.
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MEIRYELLE PAIXÃO MENEZES
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CADERNO DE LEITURA LITERÁRIA: A RECEPÇÃO PELO OLHAR DE GÊNERO
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Orientador : CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
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Data: 06/08/2015
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Dissertação
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Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCF) está composto de uma parte dissertativa e de um Caderno pedagógico com oficinas literárias. O objetivo foi desenvolver uma prática de leitura literária voltada para a interpretação de contos infantojuvenis pelo olhar dos estudos de gênero. Para isso, foi aplicada uma pesquisa voltada para a leitura e a interpretação de textos literários no espaço escolar com ênfase para uma reflexão acerca da representação de gênero dos príncipes e princesas dos contos tradicionais. Tal pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Estadual de Sergipe com alunos/as de uma turma de 6º Ano e pretendeu reduzir o preconceito de gênero que ainda faz parte das relações entre garotos e garotas, que repetem padrões sexistas e machistas próprios da dominação masculina. As aulas de leitura do texto literário foram voltadas para a exploração das questões de gênero no imaginário dos contos de fadas. Essas relações partem do senso comum para a repetição de preconceitos contra a mulher. Nesse contexto, foi aplicada uma proposta de trabalho com oficinas de leitura dos contos literários “Entre a espada e a rosa”, “A moça tecelã” e “Como um colar”, de Marina Colasanti, no intuito melhorar os níveis de leitura dos/as estudantes e conscientizá-los/as no tocante à discriminação de gênero na escola. Após as diversas etapas desta pesquisa, propôs-se o Caderno de leitura literária: a recepção pelo olhar gênero como um material didático construído a partir dessa experiência. Metodologicamente, dividiu-se a aplicação da pesquisa em três momentos: 1 - a formação do/a leitor/a, que foi debatido pela perspectiva de U. Eco; 2 - os métodos de leitura de A. Rouxel, C. Gomes; e 3 – a abordagem de gênero pela perspectiva de P. Bourdieu e G. Louro e E. Xavier. Durante essas oficinas, foi feita uma coleta de dados acerca da leitura e do debate sobre as diferenças entre as identidades masculina e feminina na recepção dos contos de fadas. Após a aplicação das oficinas de leituras, passou-se à construção de um caderno de leitura literária que sintetiza as principais etapas da abordagem desenvolvida nesta pesquisa. Com este caderno, espera-se contribuir para a formação de leitores/as críticos/as no intuito de conscientizar os/as discentes com relação à discriminação de gênero, objetivando formar uma sociedade mais justa e igualitária.
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ELIZABETH DIAS DE SOUZA CINTRA
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LEITURA LITERÁRIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO ENVOLVENDO O DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
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Orientador : JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
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Data: 05/08/2015
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Dissertação
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Refletir sobre as práticas didático-metodológicas de leitura literária vivenciadas em sala de aula no Ensino Fundamental, faz-se cada vez mais profícuo e urgente. Pensando nisso, este trabalho propõe a análise das representações dos direitos de crianças e adolescentes na tentativa de desenvolver atividades do gosto literário. Esse recorte é relevante, porquanto possibilita a discussão de realidades sociais diferentes para o leitor em formação. Com esse intuito, pretende-se que crianças e adolescentes ampliem seu horizonte de expectativas concernente aos seus direitos, questionando ainda situações de maus-tratos, exploração do trabalho infantil, abuso sexual entre outras violações, além de perceber as tensões sociais representadas nos textos literários. Nessa abordagem é pertinente, pois, a escola ser um espaço onde a proteção de crianças e jovens bem como a divulgação de seus direitos sejam perseguidas. Para isso, sugere-se no campo metodológico uma prática de leitura pautada no modelo cultural, de Gomes (2012) e no método recepcional, de Bordini e Aguiar (1988). A busca por um ensino de literatura calcado no letramento literário também é uma preocupação dessa empreitada, assim foram produzidas oficinas de leitura literária, na pretensa de desenvolver estratégias de ensino mais significativas e atraentes aos nossos leitores em formação. Para a consecução dessas oficinas, trabalhamos com os textos literários base: “Ciranda, cirandinha”, de Arriete Vilela (2003) e “Por um pé de feijão”, de Antônio Torres (2002). Da feitura e aplicabilidade de atividades diversificadas, culmina-se com a confecção de um caderno pedagógico direcionado ao professor, com a finalidade de propagar a nossa proposta de trabalho. Como aparato teórico, foram utilizadas concepções sobre ensino de literatura, leitura e leitura literária ancoradas nos postulados de Cosson (2011), Cândido (2011), Dória (2008), Viegas (2012), Werneck (2010), Eco (2004), Leffa (1996), Magnani (2001), Silva (2009), Lajolo e Zilberman (2007) entre outros; ademais os estudos sobre violência contra crianças e adolescentes respaldados em Vicente Faleiros e Eva Faleiros (2007), Philippe Ariès (2014), Mary Del Priori (2012) e conforme as concepções e orientações a respeito dos direitos do público infantojuvenil estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).
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WALDEMAR VALENÇA PEREIRA
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A LÁGRIMA DE UM CAETÉ, DE NÍSIA FLORESTA, COMO CORPUS SENSÍVEL E POSSÍVEL PARA O 9° ANO
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Orientador : CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
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Data: 05/08/2015
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Dissertação
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Após conhecermos a façanha literária da escritora brasileira Dionísia Gonçalves Pinto (1810 – 1885), mais conhecida como Nísia Floresta, que, além de vários livros publicados, escreveu, também, um poema épico indianista e indigenista, em pleno século XIX, intitulado A lágrima de um Caeté (1849), sentimo-nos inclinados a produzir uma pesquisa científica, de cunho profissional, para fortalecer o ensino de Língua Portuguesa, através do texto literário. Sendo assim, resolvemos desenvolver estudos sobre “A lágrima de um Caeté, de Nísia Floresta, como um corpus sensível e possível para o 9o ano”, resultado do desejo de mediar momentos de estímulo à leitura do texto poético, no Ensino Fundamental, entre jovens de 13 a 17 anos de idade. Para que a nossa ação pedagógica funcionasse de um modo crítico, fundamentamo-nos em pesquisas de Anazildo Vasconcelos da Silva, sobre a semiotização literária do discurso, posteriormente desenvolvidas, também, por Christina Ramalho, e em estudos de historiografia literária de Constância Lima Duarte. Outros(as) intelectuais, como Tzvetan Todorov, Umberto Eco e Roland Barthes, somados a Sílvio Romero, Marisa Lajolo, Regina Zilberman e Antônio Cândido, entre outros(as), auxiliaram-nos nessa pesquisa. Nosso projeto pedagógico e literário, intitulado “Poesia ilustrada 2015”, proporcionou momentos de mediação, com a juventude, dotando-a de habilidades e competências linguísticas, para uma possível aprendizagem sobre “heroísmo épico”. Promovemos, assim, uma produção de ilustrações, tanto de estrofes quanto de episódios do poema, e publicamos duas versões ilustradas de A lágrima de um Caeté: uma digital, disponível em nosso site, na internet, e a outra, impressa, para compor o acervo da nossa biblioteca escolar. A fim de reforçarmos nossas práticas didáticas de estímulo à leitura, aplicamos outra atividade lúdica: “Pode perguntar”. Com isso, visamos colaborar para a criticidade dos debates escolares, principalmente no tange a questões de igualdade de direitos e de convívio pacífico entre diversas etnias culturais.
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ALEXSANDRA DANTAS OLIVEIRA ANDRADE
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A CANÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA O LETRAMENTO LÍRICO
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Orientador : CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
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Data: 05/08/2015
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Dissertação
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O presente trabalho traz uma proposta para o ensino do gênero lírico no 7º ano do Ensino Fundamental Maior. Nele apresenta-se o lugar da poesia, isto é, como o texto lírico pode contribuir para a formação de leitores e para o letramento lírico. A proposta contempla o uso de canções da MPB (Música Popular Brasileira) para trabalhar recursos líricos. Trata-se de uma proposta multimodal que traz as canções para ir além da apresentação de teorias, tornando-se uma ferramenta capaz de atingir o desejo de ouvir uma boa música, de buscar o entendimento e a interpretação das letras e de identificar os recursos literários presentes em canções da MPB. Tudo isso associado ao uso das novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s) que são meios necessários à realização desse projeto. Esse trabalho conta com a rica contribuição teórica de Octávio Paz, Salvatore D’Onofrio, Rildo Cosson, Antonio Candido, Anazildo Vasconcelos, Manoel Reis, Sylvia Helena Cyntrão, Antonio Carlos Xavier, Regina Zilberman etc.
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MÁRCIA CRISTINA MAIA COELHO
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ARGUMENTAÇÃO E PERSUASÃO NA SALA DE AULA: O GÊNERO PROPAGANDA
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Orientador : MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
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Data: 31/07/2015
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Dissertação
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O presente trabalho versa sobre a argumentação e a persuasão encontradas no gênero textual propaganda e tem por objetivo destacar a importância da retórica para a compreensão, interpretação, análise e produção de textos em sala de aula, possibilitando que a vivência no ambiente educacional se transforme em momentos de aprendizagem com ampliação de conhecimentos e não apenas de reprodução. Ao analisar os elementos persuasivos encontrados nesse gênero textual, que chega até a sala de aula de diversas maneiras, inclusive através das mídias, iremos criar estratégias que proporcionem aos alunos condições para tornarem-se leitores e escritores críticos. Este estudo tem um enfoque qualitativo-interpretativo e de aplicação didático-pedagógica e sua amostra é composta por propagandas que foram extraídas da mídia. Levando-se em conta as características que demarcam esse gênero, iremos proporcionar momentos de análise, compartilhamento e interação. Para melhor contribuir com a prática do professor em sala de aula, este trabalho é acompanhado por um caderno pedagógico com sugestões de atividades práticas envolvendo os temas que aqui serão discutidos. Para tanto nos reportaremos a alguns autores, tais como, Fiorin, que privilegia análises de textos persuasivos; às pesquisas aplicadas no âmbito da psicologia e da educação, realizadas por Schneuwly e Dolz, que têm como objetivo o desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino-aprendizagem dos gêneros do discurso como instrumentos de comunicação e interação social; à teoria moderna da argumentação ou Nova retórica, fundada por Perelman e Olbrechts-Tyteca que analisam os raciocínios transcritos em textos impressos, dentre outros.
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EDINEIDE SANTANA CARDOSO DA SILVA
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TEMAS TRANSVERSAIS EM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO USO DAS NTDIC
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Orientador : MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
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Data: 31/07/2015
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Dissertação
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Neste Trabalho de Conclusão Final, apresentado ao programa de pós-graduação em Letras Profissional em Rede (PROFLETRAS), pretendemos mostrar os resultados da pesquisa em termos de teoria e prática envolvendo a produção de texto dissertativo-argumentativo utilizando Temas Transversais (TT). O maior intento foi comprovar que o apoio pedagógico das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDIC) se dá de forma bastante positiva. Isso se comprovou a partir de nosso objetivo de pesquisa: comparar a produção de texto dissertativo-argumentativo de alunos antes e depois de eles utilizarem tais ferramentas como meios facilitadores da produção textual, em termos de conteúdo. Para executarmos nosso projeto, utilizamos a internet como fonte de busca de informação e conhecimento dos Temas Transversais debatidos em sala de aula. A ideia foi enriquecer o campo de informação e conhecimento dos alunos por meio de leitura, debate e produção de textos. Os sujeitos da nossa pesquisa foram alunos da Escola Estadual Governador Albano Franco, uma escola do município de Aracaju, Sergipe.
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SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
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COMPETÊNCIA LEITORA DOS TEXTOS MULTIMODAIS: Interagindo com Objetos Digitais de Aprendizagem
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Orientador : DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
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Data: 31/07/2015
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Dissertação
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Partindo de uma perspectiva interativa e reflexiva, o presente estudo objetivou desenvolver a competência leitora diante dos elementos multimodais presentes na composição textual contemporânea, efetivando práticas de leitura visual capazes de aprimorar os conhecimentos linguísticos dos alunos. Para essa pesquisa, adotou-se como método científico o Estudo de Caso com abordagem qualitativa-quantitativa, tendo como campo empírico a EMEF Iraildes Padilha Carvalho, no município de Tobias Barreto-SE. Como instrumento de coleta foi realizada a observação e a aplicação de questionário. A pesquisa está fundamentada a partir da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leween (1996), a qual promove a concepção de que os elementos visuais presentes apresentam uma arquitetura própria e significante. Como aporte teórico, utilizou-se também dos estudos de Rojo e Moura (2013), Marcuschi (2011), Bakthin (2011), Tarouco (2003) e Dionísio (2011) dentre outros. Partindo-se do pressuposto de que a leitura visual é pouco explorada em sala de aula, bem como da necessidade de inserção da tecnologia de forma interativa e dinâmica nas práticas pedagógicas, elaborou-se um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) para utilização com os alunos durante o desenvolvimento da pesquisa. Nesse contexto, optou-se pela capa da revista Mundo Estranho como o corpus a ser investigado, a partir do qual foram planejadas as estratégias e os recursos a serem aplicados em sala de aula. Após todo o processo de investigação, os resultados evidenciaram que os alunos pouco exploram os elementos visuais presentes nos textos, tendo em vista a concepção de que as imagens e os demais elementos visuais servem apenas para ilustração. Além disso, comprovou-se também que os recursos digitais possibilitam a exploração e ampliação da leitura visual, trazendo para o aluno uma aprendizagem dinâmica e significativa.
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JOSÉ TEIXEIRA NETO
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O INFOGRÁFICO NO PROCESSO DE LETRAMENTO: Possibilidades para uma leitura crítica e um pensar criativo
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Orientador : DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
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Data: 31/07/2015
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Dissertação
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O infográfico é um gênero multimodal ainda pouco estudado no ambiente escolar. Além disso, há poucas pesquisas sobre o gênero como um recurso didático para as aulas de Língua Portuguesa no sentido de estudá-lo como uma representação das práticas sociais da linguagem. Dessa forma, esta pesquisa tem como foco o processo de letramento a partir do texto multimodal ou multissemiótico, especificamente o infográfico. Para isso, serão desenvolvidas atividades de leitura, análise, interpretação e produção do infográfico com alunos da segunda fase do Ensino Fundamental, especificamente os do 9º ano, observando as condições de produção de tal gênero textual. Visando atender ao proposto nos objetivos deste estudo, partimos da concepção de língua como uma atividade social (Bakhtin, 1992), e dos textos multimodais como as “mais distintas formas de construção linguística e de apresentação da informação/mensagem (Dionísio, 2005), procuraremos verificar a contribuição do infográfico no processo de letramento, entendido nesta pesquisa como o “processo de apropriação da cultura escrita fazendo uso real da leitura e da escrita como práticas sociais (SOARES, 2004). Partindo desse pressuposto, será aplicada uma sequência didática, nos moldes sugeridos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (apud Marcuschi, 2008), que propõem um trabalho com o gênero textual. No caso, desta pesquisa, optamos pelo infográfico por ser um gênero multimodal com grande teor informativo, aliando de forma harmoniosa o texto à imagem.
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MARIA EDRIANA DOS SANTOS ROCHA
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RETÓRICA, ARGUMENTAÇÃO E FACEBOOK: OUTROS OLHARES PARA A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
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Data: 30/07/2015
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Dissertação
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O ensino de língua portuguesa, de modo geral, não tem cumprido com eficiência o seu papel de garantir a formação leitora e produtora de textos dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas. Tal constatação, evidenciada nos resultados das avaliações oficiais realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a exemplo da Anresc/Prova Brasil, deu impulso à nossa busca por teorias que respaldassem a elaboração de uma proposta de ensino que contribua para favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação de um leitor e de um autor proficientes. Identificamos que, nas séries finais do ensino fundamental, os alunos apresentam sérias dificuldades em compreender, analisar, relacionar conteúdos e informações em textos do domínio do argumentar. Essa dificuldade se agrava no ato de produzir textos. Buscamos nas teorias do discurso as bases epistemológicas para este trabalho, com os neo-retóricos Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) e com Meyer (2008). Apoiaram, ainda, nossas discussões, a teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen, com Brito e Sampaio (2013); os estudos de gêneros discursivos/textuais, conforme Bakhtin, Bazerman, Marcuschi e Miller; as concepções de leitura, com Zilberman (2012), e de letramento, com Kleiman, bem como as adotadas pelos PCN e pelas avaliações oficiais. Tendo em vista o universo digital e multimodal, no qual os jovens estudantes estão inseridos, tivemos por objetivo pesquisar estratégias de leitura e escrita e elaborar uma proposta de ensino com ênfase em atividades de produção de textos do universo do argumentar, para o 9º ano do ensino fundamental, por meio do recurso à criação de um grupo do Facebook e da aplicação dos conceitos de retórica e argumentação em postagens autorais dessa rede social. Esta pesquisa resultou na elaboração de um caderno pedagógico para o professor, intitulado Retórica, Argumentação e Facebook: Práticas de Leitura e Escrita para o 9º Ano do Ensino Fundamental (esses assinalados em minúsculas). No contexto da complexidade dos fenômenos envolvendo o ensino de língua, bem como as diversas teorias sobre a linguagem, este trabalho se coloca apenas como uma abertura possível dos estudos de argumentação e persuasão, na perspectiva discursiva, voltados para o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental, sem qualquer pretensão de esgotar as possibilidades de estudos nessa área. Pretendemos, portanto, contribuir para aproximar teorias do estudo da linguagem da prática real e diária de ensino da língua, na perspectiva do discurso, a fim de possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de suas competências leitora e produtora de textos, recorrendo a um recurso tão utilizado por eles: a rede social Facebook.
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MARIA ANGELICA DE AMORIM CORREIA
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A VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DO ORADOR NO DISCURSO COMO PRESSUPOSTO PARA A CONSOLIDAÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO
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Orientador : MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
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Data: 30/07/2015
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Dissertação
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Esta dissertação é o resultado de um trabalho de investigação didático-pedagógica que visa observar a constituição do ethos discursivo em alunos do Ensino Fundamental Maior e a sua imbricação com a valorização da imagem do orador numa situação de discurso. Para tecer a manta que recobrirá esse processo, usamos a linha da abordagem qualitativa a partir do estudo de caso, alicerçada em teorias que comtemplam os seguintes aspectos: a construção do ethos, a relação orador e auditório, o gênero entrevista como instrumento de trabalho e o uso das TIC’s como recurso facilitador da aprendizagem. As considerações foram dispostas neste TCF trazendo uma reflexão sistêmica do uso da linguagem como interação e sua concretização em situações enunciativas. Refletimos sobre quais razões limitam as práticas pedagógicas de colaborarem com a construção do ethos discursivo dos alunos e em que momento se faz crucial a intervenção do professor de forma pragmática, para a garantia do sucesso na aprendizagem. O resultado é a criação de um produto – vídeo aula – sobre o gênero textual entrevista oral, que possa ser utilizado como recurso metodológico em situações educativas, colaborando com essa construção da imagem de si – ou imagem construída de si - que contribui com a formação do discente enquanto ser de discurso, autônomo e crítico.
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ROSIVANIA DE SOUZA MENEZES
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A POESIA MEDIANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO
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Orientador : CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
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Data: 28/05/2015
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Dissertação
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Este trabalho objetiva apresentar algumas considerações teóricas e práticas a respeito da importância do gênero lírico para o desenvolvimento e a ampliação dos processos de letramento dos alunos do ensino fundamental, especialmente o letramento literário. Tanto o poema, com os seus elementos estruturais, quanto várias outras manifestações literárias podem ser instrumentos de expansão dos discursos linguísticos do aluno, porém, em sala de aula, na maioria das vezes, esses textos são empobrecidos frente a abordagens utilitárias e pouco significativas. Serviram de embasamento teórico para as nossas considerações os textos de Cosson (2011), Dalvi (2013), D’Onofrio (2007), Cândido (2006), Zinani e Santos (2004) e Nunes(2009). O trabalho também mostrará os resultados do teste de sondagem, aplicado em rede pública de ensino, cuja montagem e objetivos serão detalhados. Os resultados serviram de norteamento para a proposição de um instrumento metodológico a partir do estudo de poemas metalinguísticos realizados na turma do 9º ano A do Colégio Estadual Sílvio Romero, localizado na cidade de Lagarto, durante os meses de janeiro e abril de 2015. Tal proposta, detalhada através de relato, teve como base o estudo analítico das categorias líricas defendidas por estudiosos citados acima.
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GILVAN DA COSTA SANTANA
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REFERENCIAÇÃO EM GÊNERO DISCURSIVO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM ANÁFORA DIRETA EM PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO
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Orientador : MARIA EMILIA DE RODAT DE AGUIAR BARRETO BARROS
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Data: 27/04/2015
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Dissertação
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O ensino de Língua Portuguesa escrita deve pressupor a análise de recursos expressivos presentes em cada contexto do indivíduo. Trata-se da necessidade de abordagem da escrita como processo, fruto de um trabalho de reflexão sobre a linguagem e conhecimento sobre a constituição e funcionamento da língua. O que se deve efetivar é um ensino produtivo para aquisição e aprimoramento de habilidades linguísticas. Para consecução dos objetivos desta empreitada, foram desenvolvidos precipuamente estudos teóricos que envolveram os seguintes aspectos: gêneros de discurso e multimodalidade; ensino de língua portuguesa na perspectiva dos PCN; processos, recursos e mecanismos de referenciação. Isso posto, neste TCF, faz-se uma reflexão sobre linguagem e sua realização, partindo-se de textos, expressões referenciais e situações de construção da textualidade. Tudo isso culmina com a proposta didática de oportunizar o contato dos alunos com referenciação como processo discursivo de construção de textos, lançando mão de atividades que levem os alunos a operar esse recurso. O emprego da referenciação é um dos frequentes problemas no estabelecimento de coesão e coerência em textos produzidos pelos alunos de nono ano. Com nossa experiência, visamos a um contributo de compreensão e aplicação de tal processo no sentido de colaboração em busca de dirimir dificuldades do professor e do aluno em termos didático-pedagógicos na abordagem desse aspecto de produção textual. Ao longo do percurso, chegamos a algumas elucidações bem pertinentes. Destaquemo-las: sobre a anáfora como processo de referenciação, é preciso desconstruir a ideia que concebe o pronome como a única classe de palavra que pode se constituir como anafórica; a anáfora é um fenômeno semântico textual não só correferencial (anáfora direta - cotextual) mas também inferencial (anáfora indireta – contextual); fundamental é que se construam cadeias de referenciação significativas, estabelecendo-se unidade coesiva por meio desse procedimento.
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