|
Descripción |
|
|
-
ARNALDO DANTAS BARRETO NETO
-
Estrutura populacional e otimização de esquemas de acasalamento em ovinos com uso de algoritmos evolucionários
-
Orientador : LEANDRO TEIXEIRA BARBOSA
-
Data: 30-sep-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Procurou-se avaliar a estrutura populacional e o progresso genético observado em ovinos da raça Santa Inês, distribuídos em 51 núcleos de seleção que fazem parte do programa de melhoramento genético ASCCO/USP e o uso de algoritmos genéticos para encontrar a contribuição genética ótima, para a próxima geração, de animais componentes de núcleos de seleção que tenham pedigree estruturado e valores genéticos para características de importância econômica, estimados através de Preditores Lineares Não Viesados (DEP-BLUP). Foram utilizadas informações de ascendência e valores genéticos para peso aos 60 dias do banco de dados do Programa de Melhoramento Genético da Raça Santa Inês – ASCCO/USP, e o programa EVA, desenvolvido pela NORDGEN, de uso livre, para estas análises. Os dados populacionais descritos foram o número de animais nascidos, o número de animais consanguíneos, o coeficiente de consanguinidade médio, a coancestralidade média, o tamanho efetivo da população, a diferença esperada da progênie média para a característica Peso aos 60 dias (DEP P60) e o grau de completude do pedigree. Os resultados encontrados indicam valores de efetivo populacional decrescente, aumento na coancestralidade e alto índice de completude do pedigree. Apontam ainda para o baixo uso das técnicas de reprodução, a exemplo da inseminação artificial, e uma taxa de ganho genético não otimizada. A teoria da ótima contribuição permite estabelecer uma função objetivo a ser otimizada, para exercer um controle sobre a evolução da consanguinidade nas gerações seguintes, ao mesmo tempo que se encontra o conjunto ideal de machos e fêmeas para acasalarem, num processo denominado acasalamento seletivo que unifica etapas anteriormente distintas a seleção e o acasalamento. A otimização matemática utiliza algoritmos genéticos contidos no programa EVA. Foi constatada a utilidade do uso do programa EVA para otimizar o ganho genético com controle da consanguinidade em núcleos de seleção com banco de dados de tamanho médio. Os requisitos computacionais mínimos crescem exponencialmente em relação à quantidade de candidatos a seleção, podendo se tornar um sério empecilho à sua utilização em banco de dados de maior tamanho. Os valores obtidos também foram comparados com os resultantes de acasalamentos a partir da seleção pelas DEP-BLUP com um ponto de truncamento, bem como com os de acasalamentos ao acaso. O número e a distribuição dos machos selecionados variaram de acordo com a penalidade atribuída à consaguinidade na função objetivo. Os resultados obtidos comprovaram a eficácia do método para obter melhores ganhos genéticos em relação ao acasalamento ao acaso e melhor controle sobre a consanguinidade comparativamente a seleção BLUP.
|
|
|
-
VANICLEIDE DA SILVA SANTOS
-
Potencial antioxidante da polpa liofilizada do fruto do Noni na congelação de sêmen ovino.
-
Orientador : ANSELMO DOMINGOS FERREIRA SANTOS
-
Data: 11-ago-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Durante o processamento de sêmen para a criopreservação, a adição de diluentes leva a uma redução Durante o processamento de sêmen para a criopreservação, a adição de diluentes leva a uma redução da proteção dos antioxidantes naturais do ejaculado e desequilíbrio da ocorrência de espécies reativas ao oxigênio (ROS). Estes, são prejudiciais às células espermáticas e ocasionam redução do potencial de fertilização dos espermatozóides. O que torna necessário o aperfeiçoamento dos processos de tecnologia do sêmen, quanto ao uso de diluentes. Portanto, objetivou-se avaliar a viabilidade do sêmen ovino submetido a diluição contendo diferentes concentrações do liofilizado da polpa do fruto da Morinda citrifolia L. (Controle, 4%, 8% e 12%) como agente antioxidante. Após a coleta, o sêmen foi avaliado macroscopicamente quanto ao volume e aspecto e microscopicamente, quanto ao turbilhonamento, motilidade progressiva e vigor espermático. Seguido da diluição, reavaliação microscópica, envase e congelamento. O liofilizado da polpa do fruto da Morinda citrifolia L. (Noni) apresentou quantidades de fenóis totais de 40,98 ± 0,44 mg Eq (ácido gálico)/g none, considerado baixa quantidade e Índice de atividade Antioxidante (IAA) igual a 0,28 , considerado fraco.
|
|
|
-
ELISON MATOS SANTOS
-
Análise econômica da produção de ovinos de corte em dois sistemas de comercialização
-
Orientador : ANSELMO DOMINGOS FERREIRA SANTOS
-
Data: 08-ago-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Quando se busca, dentro do arcabouço da administração, verificar a rentabilidade econômica e quantificar os centros de gastos de uma atividade produtiva, está se desenvolvendo uma análise de custos de produção. Desta forma, a inserção da análise de custos no contexto do agronegócio é imprescindível para a expansão da sua competitividade, no entanto apesar da importância da aplicação da análise de custos em um sistema de produção, observa-se uma escassez de fontes de informações confiáveis, No caso da ovinocultura, até então, há poucos exemplos de estudos que tenham avaliado os custos de produção de ovinos de corte, sendo estes, na sua maioria, restritos a avaliar os custos variáveis envolvidos na fase de acabamento de cordeiros. Considerando a ovinocultura como uma alternativa sustentável para a geração de renda e fixação da população rural nas atividades de produção primária e como um segmento de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico do país. Objetivou-se com esse trabalho verificar os principais custos de produção e os componentes de maior influência sobre esses custos e analisar a viabilidade econômica de um sistema de comercialização de ovinos: venda de animais reprodutores no centro-sul sergipano.
|
|
|
-
VINÍCIA CARVALHO DOURADO FERREIRA
-
INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL TRANSCERVICAL EM OVELHAS SANTA INÊS COM SÊMEN FRESCO E REFRIGERADO: ANÁLISE DE FATORES QUE INFLUENCIAM A FERTILIDADE
-
Data: 31-jul-2014
-
Dissertação
-
Mostrar Resumen
-
A inseminação artificial (IA) é uma das biotécnicas de maior impacto na reprodução animal, porém, na espécie ovina ainda apresenta limitações, visto que as ovelhas possuem a cérvix mais complexa, tortuosa e estreita, dificultando a sua transposição para deposição do sêmen no útero e consequentemente prejudicando a fertilidade. Esse trabalho objetivou avaliar a contribuição de algumas variáveis relacionadas à IATC em tempo fixo com potencial impacto sobre a fertilidade de ovelhas da raça Santa Inês quando utilizados o sêmen fresco e refrigerado. O trabalho foi realizado no Campo Experimental Pedro Arle, em Frei Paulo - Sergipe, com 251 ovelhas submetidas a um protocolo de sincronização de estro de sete dias e inseminadas pelo método transcervical no dia nove, de 52 a 54 horas após remoção da esponja intravaginal. Os carneiros (n=6), da mesma raça, tiveram seus ejaculados obtidos por meio de vagina artificial, sendo o sêmen de cada um diluído e dividido em duas porções, uma utilizada na IATC a fresco e, a outra, subdivida em três partes e armazenadas a 5º C para posterior uso em IATC às 24, 48 e 72 horas de refrigeração. As variáveis independentes analisadas foram: condição reprodutiva, tratamento do sêmen, local de deposição do sêmen e ocorrência de estros. Para a avaliação da fertilidade, mensurada pelo diagnóstico ultrassonográfico da gestação, utilizou-se a análise multivariada em árvore ou dendograma, do SPSS statistics 19, no qual se observou que a deposição de sêmen intrauterina foi superior às deposições cervical profunda e superficial (p<0,05), sendo que as últimas não diferiram entre si (p>0,05). As demais variáveis também não influenciaram significativamente a fertilidade (p>0,05). Portanto, pode-se concluir que a inseminação transcervical com deposição intrauterina é fundamental para garantir elevadas taxas de fertilidade, independente do tipo de tratamento do sêmen.
|
|
|
-
RANGEL DOS SANTOS OLIVEIRA
-
Composição Corporal e Exigências Nutricionais de Cordeiros Santa Inês
-
Orientador : ALFREDO ACOSTA BACKES
-
Data: 31-jul-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Existem poucas informações sobre requerimentos nutricionais para ovinos criados no Brasil, de modo que é necessário que se tenha mais pesquisas nessa área, pois são necessárias umas centenas de publicações para que possa se desenvolver uma tabela de exigências nutricionais brasileira para ovinos, onde então será possível fazer uma dieta balanceada para atender as reais necessidades diárias de nutrientes que o animal precisa. Dessa forma, o presente trabalho foi realizado objetivando determinar a composição corporal e exigência de proteína para cordeiros da raça Santa Inês em crescimento. Foram utilizados 24 cordeiros inteiros da raça Santa Inês com idade média de três meses e peso vivo inicial médio de 18,7+_5,8 Kg. Após um período de adaptação de 14 dias, foram selecionados aleatoriamente quatro animais e abatidos para servirem como referência para as estimativas do peso do corpo vazio (PCVZ) e da composição corporal inicial dos 20 cordeiros remanescente. Estes foram distribuídos aleatoriamente em 4 tratamentos, os quais foram: silagem de milho, silagem de capim-elefante + 15% de fubá de milho, silagem da parte aérea da batata doce + 15% de fubá de milho e silagem de sabiá + 15% de fubá de milho, totalizando quatro tratamentos com cinco repetições num delineamento em blocos casualizados. Os resultados foram interpretados por meio de análises de regressão utilizando-se o pacote estatístico o SAS. As equações de regressão específicas para cada tratamento não diferiram entre si (P<0,01) pelo teste F, portanto adotou-se uma equação geral de regressão para o PCVZ em função do PV, e do logaritmo do conteúdo de água, proteína e gordura em função do PCVZ dos ovinos. O conteúdo de proteína e energia corporal e as exigências de proteína e energia se elevam com o aumento do peso vivo de cordeiros Santa Inês. As exigências de proteína e energia metabolizável, proteína bruta e nutrientes digestíveis totais são superiores aos preconizados pelo NRC.
|
|
|
-
EDIVILSON SILVA CASTRO FILHO
-
ASPECTOS PRODUTIVOS DA GLIRICÍDIA EM DIFERENTES DENSIDADES DE CULTIVO E AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE SILAGENS DE GLIRICÍDIA COM DIFERENTES PROPORÇÕES DE MILHO
-
Data: 29-jul-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Gliricidia sepium ( Jacq. ) Walp. é uma leguminosa arbórea muito bem adaptada a condições de estresse hídrico, com alto teor de proteína em suas folhas que a torna uma estratégia de baixo custo para alimentação de ruminantes em períodos de estiagem. No nordeste brasileiro, a gliricídia tem sido usado como alimento para bovinos e ovinos em sistemas silvipastoris e também na forma de silagem ou feno. Ela tem apresentado boa produtividade de matéria seca de alta qualidade e boa aceitação pelos animais. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes densidades de plantas sobre a biomassa e produtividade de matéria seca de gliricídia, além da verificação da qualidade da silagem com ou sem a adição de milho grão como aditivo. Foram realizados dois experimentos. No primeiro foi feito um plantio de gliricidia adensada sem irrigação em um delineamento em blocos casualizados com quatro repetições, na Estação Experimental Pedro Arle pertencente a Embrapa Tabuleiros Costeiros em Frei Paulo, Sergipe, Brasil. As densidades de 10.000, 20.000, 30.000 e 40.000 plantas/ha foram testadas. A produtividade de biomassa fresca e seca, biomassa das folhas e percentual de folhas em relação a massa total de 13 cortes foram avaliadas durante o período de crescimento entre 02/09/2009 e 28/08/2013. Os cortes foram realizados nas datas: 02/09/2009, 16/03/2010, 26/05/2010, 24/08/2010, 09/12/2010, 22/03/2011, 10/06/2011, 28/09/2011, 01/02/2012, 01/08/2012, 05/12/2012, 29/05/2013 e 28/08/2013. Os valores de produtividade de biomassa aumentaram com o aumento da densidade de plantas após a densidade de 20.000 plantas/ha, recomendando-se para a localidade o plantio com 40000 plantas/ha. No segundo experimento foram confecionados 36 silos com forragem de gliricidia ensilados com ou sem a adição de milho grão como aditivo. Foram utilizados para a confecção das silagens mini silos laboratoriais de PVC com 10 cm de diâmetro e 30 cm de comprimento, lacrados com tampas de PVC e presilhas de metal. A colheita e desfolha da gliricídia foram realizadas manualmente, sendo utilizado somente folhas e caules tenros e descartados os caules grossos. Em seguida o material da gliricídia foi moído em máquina forrageira e após esse procedimento foram coletadas e pesadas 2 amostras para posteriores análises laboratoriais do material a ser ensilado, sendo uma amostra correspondente a gliricídia moída e outra ao milho moído (MI). Os tratamentos foram os seguintes, com base na matéria fresca: 100% de gliricídia, 94% de gliricídia + 6% de milho, 88% de gliricídia + 12% de milho, 82% de gliricídia + 18% de milho, 76% de gliricídia + 6% de milho e T6=70% de gliricídia + 30% de milho. Para avaliar a qualidade foram estudados os seguintes parâmetros: matéria seca total (MST), extrato etéreo (EE) e matéria mineral (MM), fibra em detergente ácido e neutro (FDA e FDN respectivamente), digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS), proteína bruta (PB), pelo método KJEDAHL, pH, ácido lático e nitrogênio amoniacal (N-NH3). A adição de milho alterou os parâmetros bromatológicos da silagem sem, entretanto, alterar as características fermentativas das silagens.
|
|
|
-
SIDNEY SALES CAVALCANTE
-
Caracterização das subpopulações espermáticas de tambaqui e sua correlação com a fertilidade
-
Data: 28-jul-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A análise de subpopulações espermáticas é uma abordagem, relativamente nova, que possibilita avaliar a coexistência de diferentes grupos de espermatozoides numa amostra. Essa caracterização permite explorar a heterogeneidade dos espermatozoides existentes em um grupo, de forma que seja revelado o seu potencial de fertilidade. O objetivo do presente estudo foi identificar e caracterizar as subpopulações espermáticas de tambaqui por meio da análise da cinética em sistema computadorizado e avaliar sua correlação com a fertilidade. Para isso, os dados de cinética espermática (velocidade curvilinear - VCL; velocidade em linha reta - VSL; velocidade do trajeto médio - VAP; linearidade – LIN; retilinearidade – STR; índice de oscilação dos espermatozoides – WOB; amplitude do deslocamento lateral da cabeça - ALH e frequência do batimento flagelar - BCF) obtidos a partir do sêmen in natura (n = 59.767 espermatozoides) e descongelado (n = 50.680 espermatozoides), foram tabulados, relativizados e avaliados pelo método de análise de agrupamento two-step cluster. Para a correlação com a fertilização, 15 animais foram classificados com base na pré-definição realizada no sêmen in natura e avaliados quanto à sua capacidade de fertilização. Esse procedimento permitiu a identificação de três subpopulações espermáticas no sêmen de tambaqui com alta correlação com a fertilidade. A subpopulação denominada SP1 apresentou um comportamento lento e não linear (VCL = 58,92 µm/s e LIN = 23,15%) e sua correlação com a fertilidade não foi significativa. Já os espermatozoides contidos na subpopulação SP2, foram caracterizados como rápidos e não lineares, onde foi observada uma alta correlação positiva com a fertilidade (r= 0,93). A subpopulação SP3, foi caracterizada como rápida e linear, sendo observada também uma alta correlação positiva com a fertilidade (r = 0,79). O processo de criopreservação dos espermatozoides ocasionou uma redução de 6,38% na quantidade de células contidas na subpopulação SP3 (39,58% no sêmen in natura vs 33,20% no sêmen criopreservado) e um aumento no número de células existentes nas subpopulações SP2 e SP1 (31,60 vs 37,30 e 28,82 vs 29,50, respectivamente para SP2 e SP1). Os padrões de cinética espermática observados dentro de cada subpopulação seguiram uma mesma tendência de comportamento, entretanto, foi verificado uma alteração do comportamento circular para linear em relação ao sêmen in natura. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o sêmen de tambaqui possui 3 subpopulações espermáticas que apresentam um alto número de células com movimentos rápidos, lineares e/ou não lineares os quais estão diretamente relacionados com o potencial de fertilização da espécie. A quantidade de espermatozoides contidos dentro de cada subpopulações pode ser afetada pelo processo de criopreservação, assim como o seu movimento pode ser mais linear.
|
|
|
-
ANA PATRICIA LISBOA FREIRE
-
Qualidade da silagem da parte aérea da batata e sua influência no desempenho de cordeiros.
-
Orientador : ALFREDO ACOSTA BACKES
-
Data: 25-jul-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O presente trabalho foi realizado objetivando avaliar a qualidade das silagens de forrageiras tropicais e sua influência no desempenho de cordeiros da raça Santa Inês, manejados em sistema de confinamento. Foram utilizados cordeiros da raça Santa Inês, não castrados, distribuídos aleatoriamente em seus respectivos tratamentos, os quais são: silagem de milho (SM); silagem de capim-elefante com 15% de fubá de milho (SC); silagem da parte aérea da batata doce com 15% de fubá de milho (SPAB). As referidas silagens apresentaram bons resultados com relação aos seus níveis de nutrientes conferindo bons ganhos de peso aos cordeiros da raça Santa Inês.
|
|
|
-
ANA CARLA SANTANA ANDRADE
-
Características quantitativas da carcaça e físico-químicas da carne de cordeiros Santa Inês abatidos com diferentes espessuras de gordura subcutânea
-
Orientador : GLADSTON RAFAEL DE ARRUDA SANTOS
-
Data: 24-jul-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o peso, o rendimento e a composição tecidual dos cortes comerciais e musculosidade da perna da carcaça de cordeiros Santa Inês abatidos com 2,0; 3,0 e 4,0 mm de espessura de gordura subcutânea, avaliadas por ultrassonografia no Longissimus dorsi. Foram utilizados 24 cordeiros, machos não castrados, com aproximadamente 100 dias de idade e peso vivo médio de 22,7± 3,75 kg. Os cordeiros permaneceram confinados, recebendo ração completa peletizada, calculada para ganho médio diário de 0,300 kg. Foram realizadas avaliações por ultrassonografia na região do lombo entre a 12ª e 13ª costelas e pesagens a cada 14 dias. Os cordeiros foram abatidos à medida que atingiam a espessura de gordura pré-determinada. As carcaças resfriadas foram seccionadas ao meio e na meia-carcaça direita foram efetuados cinco cortes comerciais: pescoço, paleta, costilhar, lombo e perna. Os cortes foram dissecados em gordura subcutânea e intermuscular, músculos, ossos e outros tecidos. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com três tratamentos e oito repetições por tratamento. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância com utilização do teste Tukey a 5% de significância. Para os pesos dos cortes em relação à meia-carcaça, foram observadas diferenças significativas (P<0,05) para o peso da paleta e perna, sendo as maiores médias obtidas pelo cordeiros abatidos com 4,0 mm de espessura de gordura subcutânea. Não houve efeito da espessura de gordura para os rendimentos dos cortes. As porcentagens de músculos dos cortes pescoço, paleta, lombo e perna não diferiram (P>0,05) entre os tratamentos. O costilhar apresentou percentual de músculo maior (P<0,05) nos cordeiros abatidos com 3,0 mm. As gorduras subcutânea, intermuscular e total dos cortes da carcaça, foram maiores nos animais abatidos com 4,0 mm de espessura de gordura. Os cordeiros abatidos com 2,0 mm apresentaram maior percentual de ossos nos cortes da carcaça, do que os animais abatidos com 3,0 e 4,0 mm de espessura de gordura. A musculosidade da perna nos cordeiros abatidos com 2,0 mm foi menor (0,34), quando comparada à dos cordeiros abatidos com 3,0 e 4,0 mm de espessura de gordura. Houve diferença (P<0,05) na relação músculo:osso e músculo:gordura entre os tratamentos, com maiores valores para os cordeiros abatidos com 3,0 mm de espessura de gordura. A composição regional não foi influenciada pelas diferentes espessuras de gordura subcutânea, no entanto os componentes teciduais foram influenciados, onde os cordeiros abatidos com 3,0 mm de espessura de gordura subcutânea apresentaram maior proporção de músculos.
|
|
|
-
HALLEY SCHUCH PASSOS
-
Dinâmica folicular ovariana em ovelhas portadoras do polimorfismo FecGE do gene GDF-9.
-
Data: 18-jul-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O polimorfismo FecGE do gene GDF-9 está correlacionado com a alta taxa de ovulação e, consequentemente, prolificidade em ovinos. Este trabalho teve por objetivo o estudo da dinâmica folicular em ovelhas da raça Santa Inês portadoras do polimorfismo FecGE. Foram utilizadas 21 ovelhas e os grupos experimentais compostos de sete ovelhas cada: controle (WW) com ovelhas não portadoras do FecGE; heterozigoto (EW) para FecGE e homozigoto (EE) para o FecGE. A dinâmica folicular foi executada dentro de um período interovulatório. Os procedimentos iniciaram a partir do momento da detecção do estro. Durante os períodos de metaestro, diestro e proestro, as ultrassonografias foram realizadas a cada 24 horas. A partir do estro à ovulação, as observações foram intervaladas a cada 12 horas e essa considerada como o momento da última visualização do folículo pré-ovulatório e a sua não mais detecção. Os parâmetros avaliados foram: número de folículos por onda (≥ 2 mm); número de ovulações; diâmetro folicular máximo; diâmetro do folículo ovulatório; intervalo entre as emergências das ondas; período interovulatório; duração do estro e intervalo do início do estro à ovulação. Os resultados obtidos foram: o número de folículos por onda somente apresentou diferença na ovulatória dos três genótipos, sendo maior no grupo EW (5,3 ± 0,4) em relação ao WW (3,7 ± 0,5) e ao EE (4,0 ± 0,5). O intervalo entre a emergência das ondas diferiu entre a onda 2 (5,5 ± 0,2; 4,7 ± 0,6) e a ovulatória (3,6 ± 0,5; 3,0 ± 0,5) respectivamente nos grupos WW e EW. No grupo EE a emergência da onda 2 (6,0 ± 0,5) foi mais tardia do que na 3 (2,0 ± 0,0) e na ovulatória (4,1 ± 0,6). O número de ovulações foi maior no grupo EE (2,4 ± 0,2) em relação ao WW (1,7 ± 0,2). O período regressão foi maior na onda 1 do grupo WW (4,5 ± 0,4) do que no EW (3,0 ± 0,6). Na onda 2 o WW foi maior (3,4 ± 0,2) do que no EE (1,3 ± 0,4). Na ovulatória o WW apresentou maior (3,4 ± 0,7) em relação ao EW (1,8 ± 0,2) e ao EE (0,8 ± 0,4). O diâmetro do folículo ovulatório foi maior no grupo WW (5,782 ± 0,161) em relação aos EW (5,224 ± 0,080) e EE (5,060 ± 0,174). O período interovulatório foi similar entre os três grupos (WW=17,7 ± 0,4; EW=17,6 ± 0,4 e EE=17,3 ± 0,3). O intervalo entre o início do estro e a ovulação não diferiu entre os grupos. Concluiu-se que o período interovulatório, a duração do estro, o intervalo entre o surgimento do estro e a ovulação não diferiram entre os grupos genéticos estudados. Nas ovelhas do tipo selvagem não ocorre a ovulação de todos os folículos dominantes (>5mm). Entretanto, nas heterozigotas todos os folículos dominantes chegam à ovulação e, nas homozigotas os folículos preovulatórios são menores. As homozigotas apresentam maior número de ovulações.
|
|
|
-
HELBER RODRIGUES DE ARAUJO
-
Potencial da gliricidia em consorciação com capim-marandu em substituição a adubação nitrogenada.
-
Orientador : JAILSON LARA FAGUNDES
-
Data: 27-jun-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A utilização de leguminosas forrageiras e gramíneas em sistema silvipastoril proporciona incremento da produtividade das pastagens, aumento do ganho em peso ou manutenção do peso durante o período em que a gramínea se torna menos disponível. Por outro lado, para um correto manejo dessas pastagens é de suma importância o conhecimento da composição percentual dos seus componentes estruturais quando estabelecido em sistema silvipastoril. Para isso foi estabelecido um experimento em Nossa Senhora das Dores - SE, no Campo Experimental Jorge do Prado Sobral, pertencente a Embrapa Tabuleiros Costeiros, durante o período de abril de 2008 a setembro de 2011. O presente trabalho foi desenvolvido objetivando avaliar a produção de matéria seca (MS), a composição morfológica, ganho médio diário individual, taxa de lotação e ganho por hectare em pastagem de B. brizantha cv. Marandu submetido ao efeito dos níveis 0; 80; 160 e 240 kg/ha de N aplicados em pastagem de Brachiaria brizantha cv Marandu, comparados com a pastagem consorciada com Gliricidia sepium em um sistema silvipastoril (0 de N + gliricídia). Os componentes estruturais da pastagem apresentaram modificações em seus percentuais em função das condições climáticas, da fertilização nitrogenada e do pastejo. Desta forma, tanto a fertilização nitrogenada quanto o sistema silvipastoril influenciaram a composição morfológica da B. brizantha, propiciando maiores produções de MS de folhas e caules verdes, principalmente durante as estações chuvosas. O sistema silvipastoril mostrou eficiência semelhante ou até superior no aumento da produção de MS e no estímulo ao crescimento e formação de folhas e caules da B. brizantha do que os diversos níveis de N estudados, sendo este efeito, mais visível nas estações secas. De acordo com as análises, os resultados de ganho individual dia/ha nas chuvas e seca foram maiores, nos tratamentos consorciados com a Gliricídia. As taxa de lotação variaram de acordo com a produção de MS durante as estações do ano. O ganho em g/ha no consórcio da B. brizantha com G. sepium foi maior, em relação aquelas fertilizada com níveis crescentes de nitrogênio e potássio na estação seca e equivalente aos tratamentos fertilizados nas chuvas.
|
|
|
-
ROBSON SANTOS NASCIMENTO
-
DETERMINAÇÃO DE ENERGIA E METABOLIZABILIDADE DE NUTRIENTES DA FARINHA DE RESÍDUO DE CAMARÃO EM FRANGOS CAIPIRAS
-
Orientador : CLAUDSON OLIVEIRA BRITO
-
Data: 25-mar-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O trabalho teve como objetivo determinar os níveis de Energia Metabolizável (EM) da Farinha de Resíduo de Camarão (FRC) em frangos caipira em diferentes idades. Para o ensaio de metabolismo foram utilizados 180 frangos caipiras de corte misto da linhagem CPK com 28 a 40 dias de idade, distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco tratamentos, seis repetições e seis aves por unidade experimental. Os tratamentos consistiram de uma ração referência e quatro rações testes, com 5, 10, 15 e 20% de substituição da ração referência, pela FRC. No período de 1 a 28 dias as aves foram criados em galpão de alvenaria, de piso batido coberto com maravalha, recebendo ração inicial comercial com 22,0 % de PB e 2.950,00 kcal/k de EM/kg e água a vontade. Aos 28 dias as aves foram pesadas e transferidas para as gaiolas de estudo de metabolismo. O período experimental durou 12 dias, sendo os sete dias de adaptação as gaiolas e as rações testes e 5 dias para colheita das excretas e quantificação do consumo de ração. As amostras foram homogeneizadas e preparadas para analises de matéria seca (MS), proteína bruta (PB) e energia bruta (EB) da farinha de resíduo de camarão, das rações experimentais e das excretas. Para a FRC foi determinado os valores de 87,4% de MS, 40% de MM, 32% de PB e 1437Kcallkg de EMA. Para a composição química e energética das excretas os valores foram 90,69% de MS, 16,55% de MM, 23,22% de PB. Os valores médios para consumo de ração, produção de excretas e Balanço de Nitrogênio para a inclusão 5, 10,15 e 20% foram respectivamente de 3356g, 3594g, 3653g, 3041g; 4878g, 5557g, 6142g, 6089g e 56g, 76g, 84g, 72g.
|
|
|
-
CHARLLE ANDRERSON LIMA DE ALMEIDA
-
Caracterização do desenvolvimento embrionário e desempenho de pós-larvas de tambaqui (Colossoma macropomum) alimentados com diferentes dietas
-
Orientador : JODNES SOBREIRA VIEIRA
-
Data: 27-feb-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
P
Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o desenvolvimento de pós-larvas de tambaqui (Colossoma macropomum) durante a fase inicial alimentadas com diferentes dietas. Foram utilizadas 6.000 larvas de tambaqui, com comprimento total de 5,70±0,2894 mm e peso médio inicial de 0,0012±0,0010 mg e 12 incubadoras modelo cilindro cônico de 25 litros e 4 de 75 litros, na densidade de estocagem de 10 larvas/L. Foi utilizado um delineamento em blocos casualizados, composto de quatro tratamentos e quatro repetições. Os alimentos avaliados: Pasta de branchoneta; Leite em pó; Albumina; Ovos de artêmia salina descapsulados. As larvas de tambaqui alimentadas com ovos de artêmia salina descapsulados, apresentaram peso e comprimento superior ao observado nos demais tratamentos. As larvas alimentadas com Albumina apresentaram peso e comprimento inferior ao registrado com ovos de artêmia salina descapsulados, porém esse peso e comprimento foi superior ao obtido nos tratamentos com Leite em pó e pasta de branchoneta, nos quais as larvas apresentaram o menor peso e comprimento.
|
|
|
-
ANA CLAUDIA FRANÇA DE FREITAS
-
Avaliação do sêmen de carneiros submetidos à reconcentração por centrifugação da palheta pós-descongelação
-
Data: 27-feb-2014
-
Dissertação
-
Mostrar Resumen
-
Objetivando avaliar o efeito da centrifugação como meio de redução do volume da dose inseminante sobre a qualidade do sêmen congelado, palhetas de 0,25mL de cinco carneiros da raça Santa Inês foram congeladas e submetidas à centrifugação após a descongelação. As palhetas contendo 100 x 106 espermatozoides foram descongeladas a 37°C por 30 segundos para posteriormente serem avaliadas in vitro de acordo com os seguintes grupos: NC (Controle) – palhetas não centrifugadas; C96 – palhetas centrifugadas a 96xG/10 minutos; C150 – palhetas centrifugadas a 150xG/10 minutos e C217 – palhetas centrifugadas a 217xG/10 minutos. Foi realizada a análise da cinética através de sistema computadorizado no momento da descongelação (T0h) e após incubação à 37ºC por 2h (T2h) e 4h(T4h) sendo avaliados os parâmetros: motilidade total (MT, %), motilidade progressiva (MP, %), velocidade do percurso médio (VAP, mm/s), velocidade em linha reta (VSL, mm/s), velocidade curvilinear (VCL, mm/s), amplitude de deslocamento lateral de cabeça (ALH, mm), frequência do batimento flagelar cruzado (BCF, Hz), retilinearidade (STR, %) e linearidade (LIN, %). Para cada amostra foi verificada a integridade de membranas espermáticas pela combinação dos fluorocromos SYBR® Green e iodeto de propídio (IP) e o status de capacitação espermática e reação acrossomal pela clortetraciclina (CTC) contando-se 200 espermatozoides por análise em microscopia de epifluorescência. O número de espermatozoides perdidos por ocasião da redução do volume foi aferido através de câmara de newbauer.
|
|
|
-
VINICIUS DA SILVA OLIVEIRA
-
Cinética de fermentação ruminal de gramíneas forrageiras irrigado e não irrigado
-
Orientador : JUCILEIA APARECIDA DA SILVA MORAIS
-
Data: 27-feb-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Objetivou-se avaliar a produção e composição químico-bromatológica de 5 espécies forrageiras submetidas diferentes níveis de irrigação. Foram utilizadas 5 espécies forrageiras (Urochloa brizantha cv. MG5, Andropogan gayanus, Urochloa humidicola, Digitaria pentzii e Panicum maximum cv. Aruana) submetidas a diferentes níveis de irrigação, com 4 repetições. O delineamento experimental utilizado foi em blocos completos ao acaso em esquema fatorial 5x2. Realizou-se 2 cortes com intervalo de 45 dias. As amostras colhidas foram subdivididas e fracionadas em lâminas foliares verdes (LFV), colmo verde (colmo + bainha foliar) e materiais mortos (MM, perfilhos e folhas mortas). As amostras foram avaliadas quanto aos teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), matéria orgânica (MO), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), lignina (LDA) e nutrientes digestíveis totais (NDT). Foi realizado o fracionamento de PB e carboidratos segundo o sistema de Cornell. Observou-se interação significativa (P<0,05) na produção de MS, entre as espécies os níveis de irrigação. Observou-se interação significativa (P<0,05) no teor de LFV entre as forrageiras e os níveis de irrigação. Observou-se interação significativa (P<0,05) na RLC, entre as forragens e os níveis de irrigação. Observou-se interação significativa (P<0,05) no teor de PB entre as espécies forrageiras e os níveis de irrigação. Foi observada diferença significativa (P<0,05) no teor de NDT, entre as espécies e os níveis de irrigação. Para os teores de fração A, B1, B2, B3 e C da PB, foi observada interação significativa (P<0,05). Observou-se diferença significativa (P<0,05) nos teores de FDNcp, FDAcp e LDA, entre as forrageiras, não houve diferença entre os níveis de irrigação. Para os teores CT e CNF (A+B1), observou-se interação significativa (P<0,05), já para as frações B2 e C dos carboidratos houve diferença significativa (P<0,05) somente entre as forrageiras. A irrigação aumentou a PMS/ha, no entanto diminuiu o teor de PB e elevou o teor das frações menos degradáveis da PB. Demonstrando que a irrigação acelerou o processo de maturação das forrageiras.
|
|
|
-
CLAUDINEIDE SOARES
-
Compostagem de dejetos líquidos de suínos utilizando diferentes substratos
-
Orientador : MARCIA NUNES BANDEIRA RONER
-
Data: 26-feb-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO : O estudo em questão teve como objetivo comparar a utilização de serragem, pó de fibra de coco e torta de cana de açúcar como substratos para compostagem dos dejetos líquidos de suínos, visando à produção de um composto passível de ser utilizado como fertilizante orgânico, observando a temperatura do composto e do meio ambiente, a matéria seca, umidade e análises químicas (Nitrogênio), C orgânico e relação C/N como parâmetros. Foram testados 6 combinações: 100% de serragem SR; 100% de pó de fibra de coco PC; 100% de torta de cana de - açúcar TCA; 50% serragem e 50% pó de fibra de coco SRPC e 50% bagaço de cana-de-açúcar e 50% de pó de fibra de coco TCAPC e 50% serragem e 50% torta de cana-de-açúcar SRTCA, com cinco repetições cada. As análises de variância foram realizadas utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado (DIC) e a comparação múltipla das médias através do teste de SNK. Para os cálculos estatísticos foi utilizado o programa SISVAR versão 5.3 (1999-2010). Durante o experimento, a temperatura mínima do composto alcançada foi 24,3 °C, já a temperatura máxima do composto alcançada foi 46,62 °C. Os demais parâmetros N, C, MS, UM e relação C/N, foram satisfatórios para a maioria dos tratamentos, demonstrando que o processo de compostagem ocorreu de maneira satisfatória. O pó de coco apresentou os melhores resultados durante todo o processo de compostagem, sendo um excelente substrato para compostagem de dejetos líquidos de suínos. A torta de cana de açúcar não é indicada nas proporções utilizadas, por ter apresentado quadro de anaerobiose durante o processo de compostagem. A compostagem de dejetos líquido de suínos, com as combinações dos substratos e dejetos, finalizou o processo de compostagem aos 90 dias
|
|
|
|
|
-
MARTA JEIDJANE BORGES RIBEIRO
-
Curva de crescimento de codornas ajustadas por modelos não lineares
-
Orientador : LEANDRO TEIXEIRA BARBOSA
-
Data: 25-feb-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Ojetivaram-se, neste estudo, comparar modelos não lineares ajustados às curvas de crescimento de codornas para determinar qual modelo que melhor descreve o crescimento e, após a indicação do modelo, aplicar a identidade de modelos nos grupos de Linhagens e Dietas. Para a análise, foram utilizados os dados peso e idade de codornas européias de corte (Coturnix coturnix coturnix) proveniente de três linhagens, em um esquema fatorial 2x4, instalado em um delineamento inteiramente casualizado, com dois níveis de energia metabolizável e quatro níveis de proteína bruta. Os modelos não lineares utilizados foram: Brody, Von Bertalanffy, Richards, Logístico e Gompertz. Para a escolha do melhor modelo utilizou-se o coeficiente de determinação ajustado, o percentual de convergência, o erro quadrático médio de predição, o teste de Durbin-Watson, os critérios de informação Akaike e Bayesiano como avaliadores da qualidade do ajuste. Testou-se a identidade de modelos para verificar se os parâmetros das curvas, para as oito dietas e para as três linhagens, seriam iguais. Entre os modelos estudados, o Logístico foi o mais adequado para descrever as curvas de crescimento. Não houve diferença significativa para os parâmetros do modelo escolhido entre dietas dentro de cada linhagem, contudo, houve diferença significativa para os parâmetros entre linhagens dentro de cada dieta, ocasionada pelo peso adulto.
|
|
|
-
ANA CAROLINE PINHO DOS SANTOS
-
Desempenho e Características de carcaça e da carne de cordeiros alimentados com silagem de bagaço de laranja
-
Orientador : ANGELA CRISTINA DIAS FERREIRA
-
Data: 20-feb-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O trabalho objetivou avaliar o efeito da substituição do milho pela silagem de bagaço de laranja (SBL) no desempenho, características de carcaça, componentes não carcaça, composição tecidual da perna e qualidade de carne de cordeiros da raça Santa Inês. Vinte cordeiros não castrados, com média de peso vivo (PV) inicial de 24,56 kg e aproximadamente cinco meses de idade, foram confinados até que atingissem 33 kg, alimentados com dietas contendo níveis crescentes de SBL em substituição ao milho (0, 33, 66 e 100% MS). A ingestão de matéria seca (IMS) em gramas foi influenciada (P<0,05) pela substituição do milho pela SBL, os níveis de 66% e 100% apresentaram médias semelhantes, 870,22 g/dia e 726,02 g/dia respectivamente. A IMS no nível 33% foi semelhante ao nível sem inclusão e aos demais níveis (915,96 g/dia). Os dias de confinamento não foram influenciados (P>0,05) pelos níveis de substituição do milho pela SBL (60 dias). Houve diferença significativa (P<0,05) para o PV final em relação aos níveis de substituição, o nível com 100% diferiu (30,12 kg) do nível sem a SBL, sendo semelhantes aos níveis de 33% e 66% de substituição. O PV ao abate sofreu influência (P<0,05) da substituição do milho pela SBL, o nível com 100% diferiu dos demais níveis, com média de 28,90 kg. A conversão alimentar não apresentou diferença significativa (P>0,05) para os níveis de substituição da SBL, com média de 7,94. O peso de carcaça quente e peso de carcaça fria foram influenciados (P<0,05) pela substituição do milho pela SBL, o nível com 100% apresentou menor peso, com 13,60 kg e 13,41kg, respectivamente, diferindo dos demais níveis. Os rendimentos de carcaça quente e carcaça fria não foram influenciados (P>0,05) pela substituição da dieta, com médias de 46,83% e 46,24% respectivamente. O rendimento verdadeiro não apresentou diferença significativa (P>0,05) em função dos níveis de substituição (56,23%). A perda por resfriamento não apresentou diferença significativa (P>0,05) com a substituição do milho pela SBL, com média de 1,25%. A área de lombo não foi influenciada (P>0,05) pela substituição do milho pela silagem de bagaço de laranja (15,57 cm²). A espessura de gordura subcutânea não apresentou diferença significativa (P>0,05) em relação aos níveis de substituição, com média de 1,67mm. Houve diferença significativa (P<0,05) para o peso da paleta, costela e lombo em relação aos níveis de substituição do milho pela SBL. O nível de 100% de substituição apresentou um menor peso de paleta (1,267 kg), costela (1,844 kg) e lombo (0,470 kg) diferindo do nível 66%. Os níveis de 0% e 33% apresentaram valores semelhantes aos demais níveis, tanto para paleta quanta para o lombo. Para a costela, o nível de 100% diferiu do nível 33%, os níveis de 0% e 66% foram semelhantes aos demais. Não houve influência (P>0,05) da substituição para os demais cortes e rendimentos, com médias de 0,692 kg de pescoço, 2,509 kg para perna, 9,14% de pescoço, 18,68% de paleta, 26,68% de costela, 7,52 % de lombo, 33,18% de perna, respectivamente. O peso da pele sofreu influência (P<0,05) da substituição do milho pela silagem de bagaço de laranja (SBL), o nível de 100% de substituição apresentou peso inferior (1,924 kg) em relação ao nível 0% (2,253 kg), os níveis 33% e 66% apresentaram pesos semelhantes ao nível de 0% e 100%, com médias de 2,053 kg e 2,14 kg respectivamente. Houve diferença significativa (P<0,05) para o peso da língua, o nível de 0% apresentou um peso inferior (51,6 g) em relação aos níveis 33% e 66% de substituição (76,8 g e 71,8 g), o nível de 100% apresentou peso semelhante aos demais níveis (71,6 g). O coração foi influenciado (P<0,05) pela substituição do milho pela SBL, o nível sem a SBL apresentou peso superior (151 g) em relação ao nível de 100% (118,4 g), os níveis 33% e 66% apresentaram pesos semelhantes aos demais níveis (141,8 g e 140 g). Houve diferença significativa (P<0,05) para fígado em relação aos níveis de substituição. O nível 0% apresentou peso superior (592 g) em relação aos níveis 33% e 100% (481,8 g e 458,8 g), o nível de 66% apresentou peso semelhante aos demais níveis (518,6 g). O diafragma sofreu influência (P<0,05) dos níveis de substituição, o nível de 66% apresentou peso superior (162, 4 g) ao nível de 100% (140,8 g), os níveis 0% e 33% apresentaram pesos semelhantes aos demais (155,60 g e 151,40 g). Não houve diferença significativa (P>0,05) para peso da cabeça, patas, sangue, rins, pulmão mais traqueia, baço, aparelho reprodutor e trato digestório, que apresentaram médias de 1,80 kg, 0,76 kg, 1,169 kg, 89,2 g, 505 g, 54 g, 322,6 g, 7,262 kg, respectivamente. Não houve diferença significativa (P>0,05) para a composição do músculo, osso, gordura, que apresentaram valores médios de 60,72%, 21,21%, 12,62%, respectivamente. Não houve diferença significativa (P>0,05) para a relação músculo:osso e músculo:gordura, com valores médios de 2,89% e 5,15%, respectivamente. Não houve diferença (P>0,05) para o pH inicial e o pH final e os valores médios foram 6,73 e 5,59, respectivamente. A cor da carne não foi influenciada (P>0,05) pela inclusão da silagem de bagaço de laranja, com médias para L* de 28,20; a* de 10,48; b* de 6,28. A perda de peso por cocção (PPC) não apresentou diferença (P>0,05) entre os níveis de substituição do milho pela SBL (1,87%). Não houve diferença significativa (P>0,05) para a força de cisalhamento, com média de 2,50 kgf. Não foram encontradas diferenças significativas (P>0,05) nos teores de umidade, proteína, cinzas e lipídeos entre as carnes nos diferentes níveis (72,12%, 22,9%, 1,24% e 3,21%, respectivamente). A silagem pode ser utilizada como uma fonte alternativa na alimentação de ovinos Santa Inês em até 66% de substituição do milho nas condições em que foi desenvolvido esse trabalho.
|
|
|
-
OCTAVIO GOMES DA CUNHA FILHO
-
Curvas de crescimento de frangos caipiras submetidos a diferentes níveis de lisina digestível
-
Orientador : CLAUDSON OLIVEIRA BRITO
-
Data: 10-feb-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O presente experimento objetivou-se utilizar o modelo não-linear de Gompertz para descrever o crescimento de frangos caipira da linhagem Color Plume (CPK), no período de 1 a 77 dias de idade, submetidos a diferentes níveis de lisina digestível. Foram utilizados 432 frangos, não sexados, com um dia de idade. O experimento foi dividio em duas fases: inicial, correspondendo respectivamente às idades de 1 a 21 e 22 a 77 dias de idade. Na fase inicial as aves foram criadas sobre cama de maravalha com acesso a água, ração e a fonte de aquecimento. Após 28 dias as aves passaram a ter acesso aos piquetes. Aos 21 dias de idade, as aves em função do peso médio foram distribuídas num delineamento inteiramente casualizado, em quatro tratamentos com quatro repetições de 27 aves por unidade experimental. Os tratamentos foram representados pelos diferentes níveis de lisina digestível (0,850; 0,970; 1,090; 1,210%) na ração experimental. As rações utilizadas foram à base de milho e farelo de soja e formuladas para atender as exigências nutricionais em cada fase de criação, conforme sugrido por Rostagno et al. (2011), exceto lisina digestível. Para compor os tratamentos da idade de 22 a 77 dias foram preparadas as rações com 0,850 e 1,21% de lisina digestível, as quais combinadas entre si deram origem as rações com 0,970% (67% de T1 + 33% de t4) e 1,090% (33% de T1 + 67% de t4). As dietas e as aves foram pesadas semanalmente para determinação do desempenho (ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar). As curvas de Gompertz ajustadas apresentaram bons coeficientes de determinação, acima de 90%, e bons valores do teste de Durbin Watson, estimando com precisão o peso médio, ganho de peso e consumo de ração do lote misto dos frangos caipira. Após os testes de comparação entre os parâmetros do modelo de Gompertz para cada nível de lisina, determinou-se que somente o parâmetro A deveria variar, pois os parâmetros B=0,0329 e C=44,819 não apresentaram diferenças significativas. No nível de lisina 0,850% A=4870,3; 0,970% A=4894,9; 1,09% A=4784,3; 1,21% A=4740; dentre eles o parãmetro A no nível 0,970% diferiu dos demais, ou seja, maior peso corporal a maturidade. Com bas nos resultados de desempenho, recomenda-se, para aes caipiras de linhagem CPK de ambos os sexos o nível de lisina digestível na ração de 0,705 no período de 22 a 77 dias de idade.
|
|
|
-
MARISE STELA PAES DE AZEVEDO
-
Processamento e avaliação nutricional da farinha de resíduo de camarão para frangos de corte
-
Orientador : CLAUDSON OLIVEIRA BRITO
-
Data: 10-feb-2014
-
Dissertação
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Três experimentos foram realizados no NEAVI (Núcleo de Estudos em Avicultura) localizado no Biotério Central da universidade Federal de Sergipe, a fim de desenvolveru uma tecnologia prática e barata paraa produção da farinha de resíduo de camarão, bem como avaliar seus aminoácidos digestíveis e seus valores energéticos. O primeiro experimento objetivou a determinação dos tempos de secagem em diferentes proporções de resíduo de camarão. Forma alocadas em cada uma as quantidades de 20, 35 e 50 kg de resíduo de camarão, totalizando 40,70 e 100 kg, respectivamente. O tempo levado na secagem para ocorreu em 35, 45 e 55 horas, respectivamente. Também foi avaliada composição química da farinha de resíduo de camarão (FRC) e foram obtidos os seguintes resultados: 90,7% (MS), 39,3% (PB), 5,8 (Gord), 11,3% (Ca), 2,23% (P), 47% (Na) e a farinha de resíduo de camarão apresentou valores de 89,0% (MS), 32,6% (PB), 3,9% (Gord),9,87% (Ca), 2,22% (P) e 1,53% (Na). No segundo experimento foram determinadosos coeficientes de digestibilidade dos aminoácidos utilizando-se o método de coleta ileal com 180 pintos de corte, com 28 a 33 dias de idade, distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado, em 3 tratamentos, com 10 repetições e 6 aves por unidade experimental. As dietas experimentais foram compostas por dieta isenta de proteína com 5, 10 e 15% de inclusão de FRC. Os melhores coeficientes foram obtidos com o nível de 10% de inclusão para metionina (81,2%), cistina (58,6%), metionina+cistina (73,1%), lisina (82,4%) e treonina (53,3%). No segundo experimento foram avaliados os coefcientes e metabolizabilidade de MS, PB, N, Gord, Ca e P e os valores de EMA (energia metabolizável aparente) e EMAn (energia metabolizável aparente corrigida pelo balanço de nitrogênio) das dietas teste e do alimento. Foi utilizado o método de coleta total de excretas com 180 pintos de corte de marca comercial cobb, com idade de 16 a 26 dias de idade. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado em 5 tratamento com 6 aves por unidade experimental. A FRC foi incluída em uma dieta refer~encia nos níveis de 0, 5, 10, 15 e 20%. Os pintos foram alojados em baterias metálicas com bandejas para a coleta de excretas. houve influência significativa dos níveis de inclusão da FRC (P<0,05), em que o nível de 10% mostrou-se superior nos seguintes coeficientes de MS (73,27%), PB (76,37%). O coeficiente de metabolizabilidade da gordura foi maior nas inclusões de 15% (95,48%) e 20% (96,59%). a retenção de nitrog~enio foi superior nos maiores níveis de inclusão de FRC (10, 15 E 20%). Não foi observada diferença estatística nos coeficientes de metabolizabilidade de cálcio e fósforo. A EMA e EMAn da dieta e do alimento foram afetadas sigficativamente (P<0,05) pela inclusão de FRC, conforme aumentou-se a inclusão, essas variáveis sofreram decréscimo em seus valores.
|
|