Área de Concentração
Mestrado
Antropologia Social
Linhas Pesquisa :
› PODER, RITUAIS E REPRESENTAÇÕES - INATIVA
Antropologia Social- Os símbolos na vida social e política, suas expressão em mitos, ritos, religiosidades e esferas públicas de poder. Representações e narrativas orais, escritas, sonoras e imagens. Memória, saberes e práticas performativas. Poder, política e religião, tradição e ritual na sociedade contemporânea.
› RELAÇÕES DE PODER, POLÍTICA E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Antropologia Social- A linha Relações de Poder, Política e Sociedade Contemporânea estuda diferentes disputas e tensões sociais envolvendo o Estado, instituições e diferentes grupos sociais. Estuda processos identitários, relações étnicoraciais, relações de gênero e relações entre grupos etários. Estuda políticas públicas e diferentes formas de disputas e expressões de poder, além diferentes expressões de conflitos e violências envolvendo os mais diversos grupos sociais. Estuda as dimensões simbólicas e as dinâmicas culturais do poder em diferentes contextos rurais e urbanos.
› MEMÓRIAS, SABERES, PRÁTICAS PERFORMATIVAS E PATRIMÔNIO
Antropologia Social- A linha de pesquisa "Memória, saberes, práticas perfomativas e patrimônio" abrange temáticas relacionadas a políticas de memória e despatrimonialização como objetos de reflexão antropológica; Instituições, agentes, construções discursivas, práticas de colecionamento e os processos de patrimonialização de bens culturais; Estudos sobre memória coletiva, saberes e modos de fazer de comunidades tradicionais; Estudos de performance, estética, rituais e formas expressivas na contemporaneidade sob o enfoque antropológico.
› CULTURA, LINGUAGENS, COGNIÇÃO E SIMBOLISMOS
Antropologia Social- A linha de pesquisa "Cultura, Linguagens, Cognição e Simbolismos" realiza estudos sobre: Associações entre humanos e não humanos; Estudos associados à antropologia interpretativa e simbólica e às abordagens pósestruturalistas e pós-humanistas da disciplina; As interrelações entre linguagem, cultura e cognição; Etnolinguística e estudo dos conhecimentos, técnicas, cosmopolítica e cosmovisão tradicionais; Relações entre processos de comunicação tecnologia e antropologia.
› CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÔNIO - INATIVA
Antropologia Social- Semiótica da cultura e estudos culturais em suas múltiplas expressões: formas coletivas, arte e indústria cultural. Identidade e diferença em distintos contextos e temporalidades. Relações de solidariedade, convívios sociais e conflitos entre diferentes grupos sociais. Cidades, culturas urbanas e patrimônio cultural. Nação, comunidades supranacionais, etnicidades e políticas de identidade na contemporaneidade.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r10840-e5b57c044