EDUCAÇÃO |
Linhas Pesquisa : | |
› HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
![]() |
EDUCAÇÃO- Investigações historiográficas sobre educação, educação comparada, modalidades de ensino, instituições, processos de ensino, intelectuais e projetos educacionais, profissão docente, disciplinas, livros didáticos, materiais impressos, representações, discursos, sistemas e outros aspectos da cultura escolar e não-escolar. Estudos dos arquivos, museus e centros de memória em espaços educativos e formas de organização, da preservação e difusão do patrimônio histórico educativo; | |
› SOCIEDADE, SUBJETIVIDADES E PENSAMENTO EDUCACIONAL |
![]() |
EDUCAÇÃO- Estudos relativos aos aspectos sociológicos, filosóficos, antropológicos, epistemológicos, éticos, estéticos e políticos da educação. Estudos das subjetividades, do corpo em suas diferentes dimensões, dos sistemas escolares, dos processos educativos, das experiências escolares e não escolares, formais e não formais em educação. Relações entre a educação, sociedade, corporeidades, culturas, instituições políticas, sistemas de dominação, construção das subjetividades e das práticas de resistência. Relação com o saber/poder | |
› EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE |
![]() |
EDUCAÇÃO- Estudos, sobre aspectos filosóficos, sociológicos, políticos, psicológicos, científicos, culturais, comunicacionais e pedagógicos no campo da diferença, das pessoas com deficiência, da diversidade, do gênero, da cultura, das relações étnico-raciais, da interculturalidade, da pedagogia decolonial e das práticas educativas dos grupos sociais em diferentes territórios, escolares e não escolares; | |
› TECNOLOGIAS, LINGUAGENS E EDUCAÇÃO |
![]() |
EDUCAÇÃO- Investigação sobre os processos formativos com as tecnologias; estudos sobre a analítica da aprendizagem, pensamento complexo e pensamento computacional na educação; análise dos aspectos pedagógicos, políticos e sociológicos da comunicação e das tecnologias; reflexões sobre humanidades, língua(gens), culturas digitais, mídia e educação; produção e aprofundamento de metodologias de pesquisa com as tecnologias, a cibercultura; corporeidade e mídias | |
› FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE |
![]() |
EDUCAÇÃO- Formação e profissionalização; docência; processos educacionais; práticas pedagógicas; currículo, didática e métodos de ensino; educação ambiental; tecnologias na formação e nos processos de ensino e aprendizagem; |
Linhas Pesquisa : | |
› HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
![]() |
EDUCAÇÃO- Investigações historiográficas sobre educação, educação comparada, modalidades de ensino, instituições, processos de ensino, intelectuais e projetos educacionais, profissão docente, disciplinas, livros didáticos, materiais impressos, representações, discursos, sistemas e outros aspectos da cultura escolar e não-escolar. Estudos dos arquivos, museus e centros de memória em espaços educativos e formas de organização, da preservação e difusão do patrimônio histórico educativo; | |
› SOCIEDADE, SUBJETIVIDADES E PENSAMENTO EDUCACIONAL |
![]() |
EDUCAÇÃO- Estudos relativos aos aspectos sociológicos, filosóficos, antropológicos, epistemológicos, éticos, estéticos e políticos da educação. Estudos das subjetividades, do corpo em suas diferentes dimensões, dos sistemas escolares, dos processos educativos, das experiências escolares e não escolares, formais e não formais em educação. Relações entre a educação, sociedade, corporeidades, culturas, instituições políticas, sistemas de dominação, construção das subjetividades e das práticas de resistência. Relação com o saber/poder | |
› TECNOLOGIAS, LINGUAGENS E EDUCAÇÃO |
![]() |
EDUCAÇÃO- Investigação sobre os processos formativos com as tecnologias; estudos sobre a analítica da aprendizagem, pensamento complexo e pensamento computacional na educação; análise dos aspectos pedagógicos, políticos e sociológicos da comunicação e das tecnologias; reflexões sobre humanidades, língua(gens), culturas digitais, mídia e educação; produção e aprofundamento de metodologias de pesquisa com as tecnologias, a cibercultura; corporeidade e mídias. | |
› EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE |
![]() |
EDUCAÇÃO- Estudos, sobre aspectos filosóficos, sociológicos, políticos, psicológicos, científicos, culturais, comunicacionais e pedagógicos no campo da diferença, das pessoas com deficiência, da diversidade, do gênero, da cultura, das relações étnico-raciais, da interculturalidade, da pedagogia decolonial e das práticas educativas dos grupos sociais em diferentes territórios, escolares e não escolares; | |
› FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE |
![]() |
EDUCAÇÃO- Formação e profissionalização; docência; processos educacionais; práticas pedagógicas; currículo, didática e métodos de ensino; educação ambiental; tecnologias na formação e nos processos de ensino e aprendizagem; |
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE |
Linhas Pesquisa : | |
› EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
![]() |
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE- Estudos que problematizam e investigam as relações entre educação e os processos comunicacionais, levando em conta as linguagens oral, escrita, analógica e digital nas práticas educativas, nas modalidades presencial e a distância. | |
› EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE |
![]() |
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE- Estudos, sob aspectos filosóficos, sociológicos, políticos, psicológicos, culturais, comunicacionais e pedagógicos da diferença e da diversidade na educação contemporânea e suas relações com os processos educacionais, considerando as questões étnicas, diversidade de gênero e sexual e pessoas com deficiência em contextos escolares e não escolares. |
FORMAÇÃO DOCENTE, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
Linhas Pesquisa : | |
› FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
![]() |
FORMAÇÃO DOCENTE, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL- Estudos acerca de saberes conceituais e práticos de educadores, que atuam em espaços formais e informais de educação. Investigações sobre currículo, didática e práticas pedagógicas na contemporaneidade, em diferentes contextos socioculturais, na formação inicial e continuada. Estudos da política, da gestão, do planejamento e da avaliação da educação formal e não formal. |
HISTÓRIA, POLÍTICA E SOCIEDADE |
Linhas Pesquisa : | |
› HISTÓRIA, SOCIEDADE E PENSAMENTO EDUCACIONAL |
![]() |
HISTÓRIA, POLÍTICA E SOCIEDADE- A definir |
HISTÓRIA, SOCIEDADE E PENSAMENTO EDUCACIONAL |
Linhas Pesquisa : | |
› EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E CULTURA |
![]() |
HISTÓRIA, SOCIEDADE E PENSAMENTO EDUCACIONAL- Estudos relativos aos aspectos sociológicos, filosóficos, antropológicos, epistemológicos, éticos, estéticos ou políticos da educação. Estudos socioculturais da escola e dos sistemas escolares, do processo educativo e de seus agentes, experiências escolares e não escolares, formais e não formais em educação. Relações entre a educação, sociedade, culturas, ideologias, instituições políticas, sistemas de dominação e a construção de práticas de resistência. | |
› HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
![]() |
HISTÓRIA, SOCIEDADE E PENSAMENTO EDUCACIONAL- Investigações historiográficas sobre educação, educação comparada, modalidades de ensino, instituições, processos de ensino, intelectuais, profissão docente, disciplinas, livros didáticos, materiais impressos, representações, discursos, sistemas e outros aspectos da cultura escolar e não-escolar. Além disso, estuda arquivos, museus e formas de organização e preservação de fontes educacionais. |
A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
No available at this moment |
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE |
Linhas Pesquisa : | |
› EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
![]() |
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE- Estudos que problematizam e investigam as relações entre educação e os processos comunicacionais, levando em conta as linguagens oral, escrita, analógica e digital nas práticas educativas, nas modalidades presencial e a distância. | |
› EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE |
![]() |
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE- Estudos, sob aspectos filosóficos, sociológicos, políticos, psicológicos, culturais, comunicacionais e pedagógicos da diferença e da diversidade na educação contemporânea e suas relações com os processos educacionais, considerando as questões étnicas, diversidade de gênero e sexual e pessoas com deficiência em contextos escolares e não escolares. |
FORMAÇÃO DOCENTE, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
Linhas Pesquisa : | |
› FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
![]() |
FORMAÇÃO DOCENTE, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL- Estudos acerca de saberes conceituais e práticos de educadores, que atuam em espaços formais e informais de educação. Investigações sobre currículo, didática e práticas pedagógicas na contemporaneidade, em diferentes contextos socioculturais, na formação inicial e continuada. Estudos da política, da gestão, do planejamento e da avaliação da educação formal e não formal. |
História, Política e Sociedade |
Linhas Pesquisa : | |
› FORMAÇÃO DE EDUCADORES: SABERES E COMPETÊNCIAS | |
História, Política e Sociedade- | |
› HISTÓRIA, SOCIEDADE E PENSAMENTO EDUCACIONAL | |
História, Política e Sociedade- |
HISTÓRIA, SOCIEDADE E PENSAMENTO EDUCACIONAL |
Linhas Pesquisa : | |
› HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
![]() |
HISTÓRIA, SOCIEDADE E PENSAMENTO EDUCACIONAL- Investigações historiográficas sobre educação, educação comparada, modalidades de ensino, instituições, processos de ensino, intelectuais, profissão docente, disciplinas, livros didáticos, materiais impressos, representações, discursos, sistemas e outros aspectos da cultura escolar e não-escolar. Além disso, estuda arquivos, museus e formas de organização e preservação de fontes educacionais. | |
› EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E CULTURA |
![]() |
HISTÓRIA, SOCIEDADE E PENSAMENTO EDUCACIONAL- Estudos relativos aos aspectos sociológicos, filosóficos, antropológicos, epistemológicos, éticos, estéticos ou políticos da educação. Estudos socioculturais da escola e dos sistemas escolares, do processo educativo e de seus agentes, experiências escolares e não escolares, formais e não formais em educação. Relações entre a educação, sociedade, culturas, ideologias, instituições políticas, sistemas de dominação e a construção de práticas de resistência. |
Novas Tecnologias, Educação e Trabalho (2001-2007) |
No available at this moment |