2007, Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Erivanildo Lopes da Silva, Ensino de Química na Perspectiva CTS: concepções e práticas de professores do Ensino Médio, , Resumo, ISSN:
2007, Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Fabio Luiz de Souza, Miriam Possar do Carmo, Rita de Cássia Suart, Luciane H. Akahoshi, João Batista Santos Junior, Daniele Torralbo, Erivanildo Lopes da Silva, Materiais Instrucionais numa Perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química, , Anais, ISSN:
2008, Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Erivanildo Lopes da Silva, Ensino de química contextualizado: idéias e preposições, , Resumo, ISSN:
2008, Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Erivanildo Lopes da Silva, Idéias e práticas de um grupo de professores sobre a contextualização no ensino de Química, , Anais, ISSN:
2008, Fabio Luiz de Souza, Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Erivanildo Lopes da Silva, Tranformações Químicas- o que pensam os alunos do ensino médio, Educación Química, , ISSN: 0187893X
2009, Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Miriam Possar do Carmo, Rita de Cássia Suart, Fabio Luiz de Souza, Luciane H. Akahoshi, João Batista Santos Junior, Erivanildo Lopes da Silva, Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de Química em formação continuada, Investigações em Ensino de Ciências (Online), , ISSN: 15188795
2010, Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Erivanildo Lopes da Silva, Análise das idéias Ciência, Tecnologia e Sociedade em materiais didáticos elaborados por professores de química, , Anais, ISSN:
2010, Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Erivanildo Lopes da Silva, Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos, Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, , ISSN: 14152150
2010, Diana de Meneses Souza, Erivanildo Lopes da Silva, Modelos didáticos e concepções alternativas: peculiaridades de um discurso alternativo, , Anais, ISSN:
2010, Diana de Meneses Souza, Erivanildo Lopes da Silva, Relações entre o discurso alternativo e aprendizagem dos estudantes, , Resumo, ISSN:
2011, Diana de Meneses Souza, Raquel C Machado, Luís Fernado Belo Araújo, Eduardo Luiz Dias Cavalcante, Erivanildo Lopes da Silva, Disciplinas de Estágio Supervisionado na cidade de Barreiras: desafios e perspectivas, , Resumo, ISSN:
2012, Aline Ribeiro dos Santos, Elvia Shaynan da Conceição Costa, Erivanildo Lopes da Silva, Da Medicina de Hipócrates ao início da Química de Boyle: um olhar da Filosofia e História da Química, , Anais, ISSN:
2012, Emilayne Cristina Viana de Magalhães, Thaianne Rodrigues da Silva Guedes, Taise Gomes da Silva, Iolanda Magna Barbosa Rocha, David de Jesus Santos, Eduardo Luiz Dias Cavalcante, Daniel Alves Cerqueira, Valdeilson Souza Braga, Erivanildo Lopes da Silva, Caminhão da Ciência: Divulgação Científica no Oeste da Bahia, , Anais, ISSN:
2012, Pablo Eduardo Costa dos Santos, João Thiers Mendonça Santos, Victor Hugo Vitorino Sarmento, Erivanildo Lopes da Silva, Dterminação da Constente Universal dos Gases: uma proposta de abordagem alternativa, , Anais, ISSN:
2012, Aline Ribeiro dos Santos, Elvia Shaynan da Conceição Costa, Erivanildo Lopes da Silva, As contribuições dos Iatroquímicos para consolidação da Química como Ciência: defendendo um posicionamento, , Resumo, ISSN:
2012, Cailon França Castro, Eduardo Luiz Dias Cavalcante, Erivanildo Lopes da Silva, O uso de Websites como complemento às aulas de Química, , Resumo, ISSN:
2012, Laydaiany Pereira dos Santos, Ildemar Tavares, Erivanildo Lopes da Silva, Estudo das contribuições da proposta por análise de conteúdo: Enzimas na coagulação do leite para fabricação do queijo, , Anais, ISSN:
2013, Diana de Meneses Souza, Erivanildo Lopes da Silva, Contribuições da Pesquisa como eixo nas Disciplinas de Ensino de Ciências: um estudo sobre ideias de alunos acerca de Química Orgânica, Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, , ISSN: 2179426X
2013, Edson José Wartha, Nelson Rui Ribas Bejarano, Erivanildo Lopes da Silva, Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química, Química Nova na Escola (Impresso), , ISSN: 01048899
2013, Nelson Rui Ribas Bejarano, Erivanildo Lopes da Silva, Validação de Sequências de Ensino Aprendizagem em aulas de química de escolas secundárias do estado de Sergipe-Brasil, , Anais, ISSN:
2013, Juliana Oliveira Maia, Marianna M. Junqueira, Edson José Wartha, Erivanildo Lopes da Silva, Piaget, Ausubel, Vygotsky e a Experimentação no Ensino de Química, Enseñanza de las Ciencias, , ISSN: 02124521
2013, Alexandre Mota Menezes, Roberta Brito dos Santos, Cleber Thiers da Silva Nunes, Rosane Costa Fontes, Erivanildo Lopes da Silva, As tendências das Sequencias Didáticas de Ensino desenvolvidas por professores em formação nas disciplinas de estágio supervisionado das Universidades Federal de Sergipe e Federal da Bahia, , Anais, ISSN:
2013, Nelson Rui Ribas Bejarano, Erivanildo Lopes da Silva, As tendências das Sequencias Didáticas de Ensino desenvolvidas por professores em formação nas disciplinas de estágio supervisionado das Universidades Federal de Sergipe e Federal da Bahia, Enseñanza de las Ciencias, , ISSN: 02124521
2013, Alexandre Mota Menezes, Roberta Brito dos Santos, Cristiana Santos Nascimento, Valéria Neris Santos, Joeliton Chagas Silva, Erivanildo Lopes da Silva, Eficácia de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre termoquímica, , Anais, ISSN:
2013, Ana Alice Santana Lima Dias, Joseane Andrade Santana, Cleber Thiers da Silva Nunes, Erivanildo Lopes da Silva, Investigando o Trabalho de Mendeleiev-Meyer para a Construção da Tabela Periódica: Uma Análise nos Livros Didáticos do PNLD 2012., Scientia Plena, , ISSN: 18082793
2013, Alexandre Mota Menezes, Roberta Brito dos Santos, Cleber Thiers da Silva Nunes, Rosane Costa Fontes, Erivanildo Lopes da Silva, Validação de Sequências de Ensino Aprendizagem em aulas de Química de escolas secundárias do Estado de Sergipe-SE, Enseñanza de las Ciencias, , ISSN: 02124521
2013, Valdeilson Souza Braga, Emilayne Cristina Viana de Magalhães, Thaianne Rodrigues da Silva Guedes, Fábio Alan Carqueija Amorim, Eduardo Luiz Dias Cavalcante, Daniel Alves Cerqueira, Erivanildo Lopes da Silva, Poty Rodrigues de Lucena, Oldair Donizete Leite, Caminhão da Ciência: Divulgação Científica no Oeste da Bahia, Ciência em Tela, Revista Cientifica, ISSN: 1984154X
2013, Hérico Santos da Silva, Nelson Pacheco Junior, Erivanildo Lopes da Silva, O que os alunos do 2 ano do Ensino Médio do agreste sergipano falam sobre a estrutura da matéria, , Anais, ISSN:
2013, Cleber Thiers da Silva Nunes, Ana Alice Santana Lima Dias, Adnilde de Jesus Gama, José Lima dos Santos, Joeliton Chagas Silva, Erivanildo Lopes da Silva, O ensino de eletroquímica: desenvolvimento, aplicação e validação de uma sequencia de ensino-aprendizagem, , Anais, ISSN:
2013, Joseane Andrade Santana, Cleber Thiers da Silva Nunes, Victor Hugo Vitorino Sarmento, Erivanildo Lopes da Silva, O que os calouros e veteranos do curso de Licenciatura em Química do Campus de Itabaiana falam sobre os conceitos de calor e temperatura, , Anais, ISSN:
2013, DIAS, A. A. S. L., SANTANA, J. A., NUNES, C. T. S., SILVA, E. L., Investigando o Trabalho de Mendeleiev-Meyer para a Construção da Tabela Periódica: Uma Análise nos Livros Didáticos do PNLD 2012., Scientia Plena, Revista Cientifica, ISSN: 1808-2793
2013, WARTHA, E. J., SILVA, E. L., BEJARANO, N. R. R., Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química, Química Nova na Escola, Revista Cientifica, ISSN: 0104-8899
2013, SOUZA, D. M., SILVA, E. L., Contribuições da Pesquisa como eixo nas Disciplinas de Ensino de Ciências: um estudo sobre ideias de alunos acerca de Química Orgânica, Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa., Revista Cientifica, ISSN: 2179-426X
2013, SILVA, E. L., BEJARANO, N. R. R., As tendências das Sequencias Didáticas de Ensino desenvolvidas por professores em formação nas disciplinas de estágio supervisionado das Universidades Federal de Sergipe e Federal da Bahia., Enseñanza de las Ciencias, Revista Cientifica, ISSN: 0212-4521
2013, MENEZES, A. M., SANTOS, R. B., NUNES, C. T. S., FONTES, R. C., SILVA, E. L., Validação de Sequências de Ensino Aprendizagem em aulas de Química de escolas secundárias do Estado de Sergipe-SE, Enseñanza de las Ciencias, Revista Cientifica, ISSN: 0212-4521
2013, MAIA, J. O., JUNQUEIRA, M. M., WARTHA, E. J., SILVA, E. L., Piaget, Ausubel, Vygotsky e a Experimentação no Ensino de Química. Enseñanza de las Ciencias., Enseñanza de las Ciencias, Revista Cientifica, ISSN: 0212-4521
2014, Everton Santos Oliveira, Fernando Carvalho Santos, Leonardo Andrade da Cunha, Jussiene Costa, Marcelo Leite dos Santos, Erivanildo Lopes da Silva, Falando da Vitamina C por meio do Teatro de Mamulengo objetivando a Popularização da Ciência, Sciência Plena, Revista Cientifica, ISSN: 1808-2793
2014, Everton Santos Oliveira, Fernando Carvalho Santos, Leonardo Andrade da Cunha, Jussiene Costa, Marcelo Leite dos Santos, Erivanildo Lopes da Silva, Falando da Vitamina C por meio do Teatro de Mamulengo Objetivando a Popularização da Ciência, Scientia Plena, , ISSN: 18082793
2014, João Thiers Mendonça Santos, Edson José Wartha, Victor Hugo Vitorino Sarmento, Erivanildo Lopes da Silva, Propriedades coligativas: aproximações e distanciamentos em relação ao conhecimento de referência presentes em livros didáticos de química, Revista de Educação, Ciências e Matemática, , ISSN: 22382380
2014, Cleber Thiers da Silva Nunes, Kelly Santana Lima, Marcelo Leite dos Santos, Erivanildo Lopes da Silva, Cultura, Ciência e Teatro: uma tríade possível para o Ensino de Química, Sciência Plena, Revista Cientifica, ISSN: 1808-2793
2014, Cleber Thiers da Silva Nunes, Kely Santos Lima, Marcelo Leite dos Santos, Erivanildo Lopes da Silva, Cultura, C iência e Teatro: uma tríade possível para o Ensino de Química, Scientia Plena, , ISSN: 18082793
2014, Fernando Carvalho Santos, Erivanildo Lopes da Silva, Everton Santos Oliveira, Leonardo Andrade da Cunha, Jussiene Costa, Jocsã Venceslau Santos, Clécia Andrade dos Santos, Gidarley Santana Rodrigues, Marcelo Leite dos Santos, Edson José Wartha, Potencialidades do Teatro de Mamulengos visando levar a Química para o público do Estado de Segipe, , Anais, ISSN:
2014, Ortência da Paz Santiago, Daniela Santos de Jesus, Erivanildo Lopes da Silva, O encontro do teatro e a química: um caminho para provocar reflexões sobre os saberes populares, , Anais, ISSN:
2014, Maria Elane Mendonça Santos, Nirly Araujo dos reis, Erivanildo Lopes da Silva, Abordagem Contextualista sobre conceitos de eletricidade e pilha: possíveis contribuições para a Formação Inicial de Professores na Universidade Federal de Sergipe, , Anais, ISSN:
2014, Joseane Andrade Santana, Erivanildo Lopes da Silva, Victor Hugo Vitorino Sarmento, O que os calouros e veteranos do curso de licenciatura em Quimica do Campus Itabaiana falam sobre os conceitos de calor e temperatura, Revista de Educação, Ciências e Matemática, Revista Cientifica, ISSN: 22382380
2014, Marcelo Leite dos Santos, Ellen Maiane Santos Silva, Erivanildo Lopes da Silva, Marisa L Santos, Entropia: uma proposta experimental e de modelagem para o ensino deste conceito, , Resumo, ISSN:
2014, Rafael Pina Lima, Marcelo Leite dos Santos, Erivanildo Lopes da Silva, Proposta para a reelaboração conceitual por meio de atividades experimentais, Revista de Educação, Ciências e Matemática, Revista Cientifica, ISSN: 22382380
2014, Michael Santos Lima, Leonardo A Cunha, Everton Santos Oliveira, Josimar V Santos, Erivanildo Lopes da Silva, Teatro de mamulengos: Arte e Ciência, , Resumo, ISSN:
2014, José Rodrigo Barreto, José Lucas Carvalho Gois, Erivanildo Lopes da Silva, Geraldo Humberto Silva, A Química no Ensino Médio Inovador: projeto solos, Revista Brasileira de Ensino de Química, Revista Cientifica, ISSN: 18096158
2014, Daniela Santos de Jesus, Ortência da Paz Santiago, Edenilza Mendonça de Santana, Maria Jacqueline Batista dos Santos, Kelly Santana Lima, Edson José Wartha, Erivanildo Lopes da Silva, O uso de teatro de mamulengos como uma ponte entre saberes populares e a Química, , Anais, ISSN:
2015, Maria Adeliane Viana Almeida, Jussiene Costa, Erivanildo Lopes da Silva, Um estudo sobre a Equação do Gás Perfeito como forma de contribuir para o Ensino de Química, , Resumo, ISSN:
2015, Fernanda Costa Lima, Franciele Sousa Santos, Erivanildo Lopes da Silva, Marcelo Leite dos Santos, A produção de cerâmicas vermelhas em Arranjos produtivos Locais: contextualizando conceitos químicos a partir de uma oficina temática, , Resumo, ISSN:
2015, Fernando Carvalho Santos, Everton Santos Oliveira, Erivanildo Lopes da Silva, Entendimento Histórico da Química de Ácido e Base: uma Abordagem Contextual dos estudos de Arrhenius e Bronsted, , Resumo, ISSN:
2015, Nirly Araujo dos Reis, Erivanildo Lopes da Silva, Estrutura da Matéria: buscando discutir História da Ciência e Mapas Conceituais no Ensino Superior, Scientia Plena, Revista Cientifica, ISSN: 18082793
2015, Maria Elane Mendonça Santos, Erivanildo Lopes da Silva, Aspectos sócio-históricos relativos à Eletricidade e Pilha: Contribuições para a Formação de Professores, Scientia Plena, Revista Cientifica, ISSN: 18082793
2015, Ortência da Paz Santiago, Daniela Santos de Jesus, Erivanildo Lopes da Silva, Uma análise inicial sobre relato de aplicação de Sequência de Ensino Aprendizagem com tema gerador espeleotemas, , Resumo, ISSN:
2015, Daniela Santos de Jesus, Ortência da Paz Santiago, Erivanildo Lopes da Silva, Senso Comum e Saberes Escolares acerca do tema energia: a qual discursos pais e filhos se filiam?, , Resumo, ISSN:
2015, Ortência da Paz Santiago, Daniela Santos de Jesus, Cleber Thiers da Silva Nunes, Joeliton Chagas Silva, Erivanildo Lopes da Silva, Primeiras impressões acerca de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem, a partir do emprego da formação de espeleotemas como tema problematizador, Scientia Plena, Revista Cientifica, ISSN: 18082793
2015, Edson José Wartha, Cristiano Aprigio dos Santos, Erivanildo Lopes da Silva, Celso Barbosa Viana, Paulo Sergio Marroti, Tiago Nery Ribeiro, Rafael Neves de Almeida, Samuel da Cruz Canevarri, Ana Rocha dos Santos, Ricardo Santos do Carmo, DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA NO PROJETO ?CIÊNCIA SOBRE RODAS? COMO ESPAÇO EDUCATIVO, Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), Revista Cientifica, ISSN: 2179426X
2015, Ortência da Paz Santiago, Daniela Santos de Jesus, Erivanildo Lopes da Silva, Estalactites e estalagmites: o que fala um grupo de estudantes que participaram da implementação de uma Sequência de Ensino Aprendizagem, , Resumo, ISSN:
2015, Antonio L S V Costa, Marcelo Leite dos Santos, Erivanildo Lopes da Silva, O fenômeno das cores: uma revisão bibliográfica, , Resumo, ISSN:
2015, Erivanildo Lopes da Silva, MARCONDES, MARIA EUNICE RIBEIRO, Materiais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores, Ciência & Educação, Revista Cientifica, ISSN: 1980850X
2015, Maria Elane Mendonça Santos, Nirly Araujo dos Reis, Erivanildo Lopes da Silva, Currículo intencional: tecendo relações entre CTS e História da Ciência, , Anais, ISSN:
2016, COSTA, ÉLVIA S. C., SANTOS, MARCELO L. DOS, Erivanildo Lopes da Silva, Abordagem da Química no Novo ENEM: Uma Análise Acerca da Interdisciplinaridade, Química Nova na Escola (Impresso), Revista Cientifica, ISSN: 01048899
2016, Maria Elane Mendonça Santos, Nirly Araujo dos Reis, Erivanildo Lopes da Silva, Discussões Curriculares no Ensino e suas Relações entre Ciência/Tecnologia/Sociedade e História da Ciência, Scientia Plena, Revista Cientifica, ISSN: 18082793
2016, Maria Elane Mendonça Santos, Erivanildo Lopes da Silva, Concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade de um grupo de professores em formação: um estudo inicial dentro de um projeto baseado em arranjos produtivos locais na Universidade Federal de Sergipe, Revista Indagatio Didactica, Revista Cientifica, ISSN: 16473582
2016, Erivanildo Lopes da Silva, Nelson Rui Ribas Bejarano, História das Ciências na Formação Inicial de Professores de Química da Universidade Federal de Sergipe, Revista Brasileira de Ensino de Química, Revista Cientifica, ISSN: 18096158
2017, Joenesson Fílip Santos Ribeiro, Edivaldo Da Silva Costa, Erivanildo Lopes da Silva, O Ensino de Química e Surdez: 'Falando' sobre transformações químicas para alunos com deficiência auditiva, , Anais, ISSN:
2017, Alicia Rodrigues dos Reis, Tâmires Venâncio Teles, Erivanildo Lopes da Silva, Salinidade da água como uma proposta no ensino de ciências, Revista Vivências em Educação Química, , ISSN: 2448041X
2017, Sigouveny Cruz Cardoso, Erivanildo Lopes da Silva, Reflexos das ideias de Justus von Liebig nos grupos de pesquisa em Química contemporâneos, Revista Vivências em Educação Química, , ISSN: 2448041X
2017, Tatiana Santos Andrade, Nelson Rui Ribas Bejarano, Erivanildo Lopes da Silva, Investigando o grau de apropriação de conceitos químicos por meio da escrita e reescrita de contos, , Anais, ISSN:
2017, Nirly Araujo dos Reis, Everton Santos Oliveira, Erivanildo Lopes da Silva, Abordagem contextual como uma possibilidade para ensinar química, Revista Vivências em Educação Química (Reveq), , ISSN: 2448041X
2017, Paula Santos Brito, Crislaine de Santana Almeira, Erivanildo Lopes da Silva, Oficina Temática Carbiadratos: estudando as concepções dos estudantes do Ensino Médio sobre os conceitos de açúcares e amido, , Anais, ISSN:
2017, Everton Santos Oliveira, Nirly Araujo dos Reis, Erivanildo Lopes da Silva, Contextualização sócio histórica sobre Faraday e sua relação com aspectos eletroquímicos da matéria, Revista Vivências em Educação Química, , ISSN: 2448041X
2017, Ana Lucía Gonsalves Santos Rodrigues, Erivanildo Lopes da Silva, Problematização do contexto sergipano a fim de estabelecer uma abordagem possível para o âmbito educacional da química em sala de aula, Revista Vivências em Educação Química, , ISSN: 2448041X
2018, Erivanildo Lopes da Silva, Wartha. Edson José, Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências, CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), Revista Cientifica, ISSN: 1980850X
2018, Everton Santos Oliveira, Nirly Araujo dos Reis, Erivanildo Lopes da Silva, Contextualização Histórica dos Estudos de Faraday sobre Eletricidade e Matéria: contribuições para o ensino de ciências, Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), Revista Cientifica, ISSN: 2179426X
2019, Erica Lima Santos, Dália Melissa Conrado, Erivanildo Lopes da Silva, Relações CTSA em discussões de licenciandos de Biologia sobre uma Questão Sociocientífica, INDAGATIO DIDACTICA, Revista Cientifica, ISSN: 16473582
2019, Thainá Souza dos Santos, Tatiana Santos Andrade, Erivanildo Lopes da Silva, A Formação Continuada e autonomia crítico-reflexiva: transformações epistêmicas em um processo de reflexão orientada, , Anais, ISSN:
2019, Nirly Araujo dos Reis, Leonardo Maciel Moreira, Erivanildo Lopes da Silva, Teatro, Experimentação e Divulgação Científica na Educação Básica: uma tríade possível para a Alfabetização Científica, Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), Revista Cientifica, ISSN: 2179426X
2019, Luiz Henrique Barros Silva, Erivanildo Lopes da Silva, Análise do grau de investigação em aulas experimentais apresentadas em relatos de experiências na Química Nova na Escola, Encontro Nacional em Ensino de Ciências, Anais, ISSN:
2020, John Walace Silva Andrade, Edivaldo Da Silva Costa, Erivanildo Lopes da Silva, Sinais-Termo de Química Orgânica em Língua Brasileira de Sinais: Intervenção na Produção de Sinais de Funções Oxigenadas, REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, Revista Cientifica, ISSN: 24476099
2020, José Elyton Batista Santos, Erivanildo Lopes da Silva, As tecnologias e o Pensamento Complexo de Morin no processo formativo do professor de Matemática, REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, Revista Cientifica, ISSN: 21778183
2020, SILVA, LUIZ HENRIQUE BARROS DA, Erivanildo Lopes da Silva, FRANCISCO, WELINGTON, CONSTRUÇÃO DE CASO INVESTIGATIVO DE LABORATÓRIO PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE QUÍMICA, POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), Revista Cientifica, ISSN: 21792534
2020, MENEZES, VANESSA MARIA SILVA, MACHADO, SAMÍSIA MARIA FERNANDES, Erivanildo Lopes da Silva, PERFIL CONCEITUAL A RESPEITO DA CONCEPÇÃO ATOMÍSTICA DOS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA DE UM GRUPO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), Revista Cientifica, ISSN: 2179426X
2021, TATIANA SANTOS, ANDRADE, Erivanildo Lopes da Silva, Dialogismo e apropriação de aspectos enunciativos por meio da produção de contos na formação de Professoras de Química, QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), Revista Cientifica, ISSN: 01048899
2021, Sigouveny Cruz Cardoso, Erivanildo Lopes da Silva, Modelo teórico de aproximações para o ensino de Ciências entre as premissas da História da Ciência e do pensamento crítico, ENSINO & MULTIDISCIPLINARIDADE, , ISSN: 24475777
2021, Welington Francisco, Erivanildo Lopes da Silva, Edson José Wartha, Conhecimentos e experiências metacognitivas de professores de química sobre ensino por investigação: um foco na formação continuada, ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, Revista Cientifica, ISSN: 25258923
2022, FRANCISCO, WELINGTON, Erivanildo Lopes da Silva, WARTHA, EDSON JOSÉ, Dos conhecimentos à regulação metacognitiva, ALEXANDRIA (UFSC), Revista Cientifica, ISSN: 19825153
2022, Erivanildo Lopes da Silva; Ortência da Paz Santiago; Rui Marques Vieira, Pensamento crítico em uma sequência de ensinoa-prendizagem com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade tratando da temática combustíveis , Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Jornal Cientifico, ISSN: 1579-1513
Quantidade de itens: 90
2007, , Ensino de Química na perspectiva CTS: concepções e práticas de professores do ensino médio, IV EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química,
2007, , Materiais Instrucionais numa Perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química, VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
2009, , Contextualização no Ensino de Química, IX Encontro de Educação Química da Bahia,
2010, , Análise das idéias Ciência, Tecnologia e Sociedade em materiais didáticos elaborados por professores de química, XV Encontro Nacional de Ensino de Química,
2018, , Pensando o Ensino de Ciências Como Desencadeador do Pensamento Crítico, II MOSTRA CIENTÍFICA DA UFOB: POPULARIZANDO A CIÊNCIA NO OESTE DA BAHIA,,
2018, , Abordagem CTS no ensino de ciências e desenvolvimento de capacidades do pensamento crítico, V SEBITA - Semana de Biologia de Itabaiana,
2019, , Pensando o ensino de Ciências como desencadeador do pensamento crítico, Cienart,
2019, , A Formação Continuada e Autonomia Crítico- Reflexiva: Transformações Epistêmicas em um Processo de Reflexão Orientada, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências- Pesquisa em Educação em Ciências: Diferença, justiça social e democracia,
2019, , Análise da construção argumentativa de estudantes utilizando parâmetros da perspectiva Toulmiana a partir de contribuições de um material com abordagem CTS, XII Escola de Verão em Educação Química e XI Encontro Estadual de Química,
Quantidade de itens: 9
2014, Sequência Didática no Ensino de Química: trabalhando a contextualização, a problematização e a experimentação no Ensino Médio de Barreiras-BA, Olhares sobre a Docência: primeiras experiências do programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA, Eduardo Luiz Dias Cavalcante, Erivanildo Lopes da Silva, Marcelo Rego Viana, Luana Vieira da Silva Vitor, Luiz Fernando Belo de Araújo, Talita Morgana Araújo Jorge
2015, O Emprego de Jogos Teatrais na Educação Básica: uma perspectiva possível para a alfabetização científico-tecnológica, O ENSINO DE QUÍMICA EM DIÁLOGO "La enseñanza de la química en diálogo" rede Latino-Americana de pesquisa em educação química - ReLAPEQ, Nirly Araujo dos Reis, Maria Elane Mendonça Santos, Cleber Thiers da Silva Nunes, Everton Santos Oliveira, Erivanildo Lopes da Silva
2017, Abordagem CTS: a ciência como cultura humana, Ciência, Cultura e Escola, Ortência da Paz Santiago, Cleber Thiers da Silva Nunes, Erivanildo Lopes da Silva
2017, A abordagem contextual histórica no ensino de ciências: uma reflexão nas epistemologias de Gaston Bachelard e Boaventura de Sousa Santos, Ciência, Cultura e Escola, Fernando Carvalho Santos, Erivanildo Lopes da Silva
2020, Relato de experiência do Residência Pedagógica Química/UFS: a nossa forma de aprender e ensinar Química, Iniciação a Docência e Residência Padagógica na UFS: relatos, experiências e perspectivas, Danielle Guimarães de Andrade, Thays Kelly Carvalho da Silva, Givanildo Batista da Silva, Patricia Gercina dos Santos, Suellen Janaina Cunha, Erivanildo Lopes da Silva, Alicia Rodrigues dos Reis, Ana Paula de Santana Santos, Bruna Cristina Nunes, Danierica Fiel dos Santos, Fernanda Mauricio Santos Lima, Jamile dos Santos Santana, Maria Rosangela Santos, Tâmires Venâncio Teles
2021, Casos Investigativos como estratégia de ensino para mobilização do Pensamento Crítico, ENSAIOS SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: perspectivas epistemológicas, Adelma Talline Silva, Erivanildo Lopes da Silva
2021, Abordagens em Ensino de Ciências promotoras do Pensamento Crítico, Pensamento Crítico na Educação em Ciências, Erivanildo Lopes da Silva, Edson José Wartha, Fabiana da Silva Kauark
2021, OBJETOS DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (C&T): uma perspectiva da História e Filosofia da Ciência ancorada nas ideias de Fleck, ENSAIOS SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: perspectivas epistemológicas, Jamile dos Santos Santana, Erivanildo Lopes da Silva
2021, Abordagem de contos de ficção científica como mecanismo de apropriação de aspectos formativos por licenciandas, Educação, Linguagens e Ensino: saberes Interconstitutivos, Tatiana Santos Andrade, Erivanildo Lopes da Silva
2022, O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência na Universidade Federal de Sergipe e seus contributos para a Formação de Professores, Formação Docente no PIBID: relatos de experiências colaborativas na educação básica, Sigouveny Cruz Cardoso, Suellen Janaina Cunha, Erivanildo Lopes da Silva
Quantidade de itens: 10
2007, Oficinas temáticas no ensino público: formação continuada de professores, Dayse Pereira Silva, Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Daniele Torralbo, Fabio Luiz de Souza, Luciane H. Akahoshi, Miriam Possar do Carmo, Rita de Cássia Suart, Simone Alves Martorano, Erivanildo Lopes da Silva
2007, Oficinas temáticas no ensino público: formação continuada de professores., SILVA, D. P., MARCONDES, M. E. R., TORRALBO, D., SILVA, E. L., SOUZA, F. L., AKAHOSHI, L. H., CARMO, M. P., SUART, R. C., MARTORANO, S. A.
2014, Tópicos em Ensino de Química, Eliana Moraes Santana, Erivanildo Lopes da Silva,Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Daisy de Brito Resende, Rita de Cássia Suart, Simone de Alves de Assis Martorano, Leonardo Maciel Moreira, Michele Marcelo Silva Bortolai, Camila Strictar Pereira, Camila Fernandes Mari, Marcos Vogel, Elaine Angelina Colagrande, Ivete Maria dos Santos, Viviane Borges Dias e Rafaela Rocha de Oliveira
Quantidade de itens: 3
2007, Oficinas Temáticas no Ensino Público: formação continuada de professores, Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Daniele Torralbo, Fabio Luiz de Souza, Luciane H. Akahoshi, Miriam Possar do Carmo, Rita de Cássia Suart, Simone Alves Martorano, Erivanildo Lopes da Silva
Quantidade de itens: 1
2021, CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR,
2022, CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR,
Quantidade de itens: 2
2012, Monografia de Graduação A escolha de Livro Didático de Química no Agreste Sergipano, Aline Ribeiro dos Santos
2012, Monografia de Graduação Concepções dos professores de Ciências Exatas sobre possíveis causas de indisciplina nas escolas de Mcambira-SE e Itabaiana-SE, Camila Conceição Costa e Katiana Leite Santos
2012, Monografia de Graduação O uso de analogias e construção de um modelo didático para abordagem do conceito de Energia de Ativação no ensino de Cinética Química, Diego Alves dos Santos e Erenilson Pereira da Silva
2012, Monografia de Graduação A importância do Pré-Química na integração acadêmica dos discentes ingressantes na graduação de Licenciatura em Química, Filipe Augusto de Jesus
2012, Monografia de Graduação Abordagem química do ENEM; uma análise acerca da Interdisciplinaridade, Élvia Shaynan da Conceição Costa
2013, Monografia de Graduação o Ensino de Eletroquímica: desenvolvimento. aplicação e validaçaão de uma Sequência de Ensino Aprendizagem, Cleber Thiers da Silva Nunes e Ana Alice Santana Lima
2013, Monografia de Graduação Eficácia de uma Sequencia de Ensino Aprendizagem sobre Termoquímica, Alexandre Mota menezes e Roberta Brito dos Santos
2013, Monografia de Graduação Validação de uma Sequência Didática sobre radioatividade inserida em um contexto histórico, Cristiana Santos Nascimento e Valéria Neris Santos
2014, Monografia de Graduação Uma análise das questões de Química presentes no ENEM de 2006 a 2013, Alisson de Oliveira Macena
2014, Monografia de Graduação Dimensão ambiental: uma análise dos currículos de licenciatura em química, Rayane Santos Rocha e Risoneide dos Santos Reis
2014, Monografia de Graduação Conhecendo as concepções de alunos do Ensino Médio sobre transformações químicas através da experimentação problematizadora, Rosinilde Lopes dos Santos
2014, Monografia de Graduação Nutrição no dia-a-dia: a comunicação no rádio como ferramenta de Educação Alimentar e Nutricional, Josiene Rodrigues de Barros
2015, Dissertação de Mestrado Relacao entre desempenho escolar em Ciencias e possiveis indicadores de disturbios de aprendizagem, TACIANA DE LISBOA FARIA
2015, Qualificação de Mestrado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS ACOES DO PIBID NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUIMICA, LAÍS MENEZES CARDOSO DOS SANTOS
2015, Qualificação de Mestrado CONCEPCOES DE PROFESSORES ATUANTES E EM FORMACAO SOBRE HISTORIA DA QUIMICA E A NATUREZA DA CIENCIA, ANDERSON DE OLIVEIRA SANTOS
2016, Dissertação de Mestrado CONCEPCOES DE PROFESSORES ATUANTES E EM FORMACAO SOBRE HISTORIA DA QUIMICA E A NATUREZA DA CIENCIA, ANDERSON DE OLIVEIRA SANTOS
2016, Qualificação de Mestrado Atividades Investigativas no Ensino de Quimica: um estudo sobre a sua insercao em acoes formativas do PIBID, CARLOS BRUNO ALVES DE OLIVEIRA
2016, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE QUIMICA NA PERSPECTIVA DO MODELO CTS NAS ESCOLAS PUBLICAS CENTROS DE EXCELENCIA DA CIDADE DE ARACAJU/SE, ALDIRENE PINHEIRO SANTOS
2017, Dissertação de Mestrado ensino de química na perspectiva no modelo CTS nas escolas públicas centros de excelência da cidade de Aracaju/SE, Aldirene Pinheiro Santos
2017, Dissertação de Mestrado Atividades investigativas no ensino de Química: um estudo sobre seu impacto no processo de construção do conhecimento científico, Carlos Bruno Alves de Oliveira
2017, Monografia de Graduação A influência do uso da literatura de ficção científica no processo ensino/aprendizagem de Ciências, Daiane Menezes Damacena/Thayná Souza dos Santos
2017, Dissertação de Mestrado A ciência do século XIX na visão do jornalista João Ribeiro em artigos de divulgação científica (1895-1934), Felipe Silva de Oliveira
2017, Dissertação de Mestrado Abordagem contextual no âmbito do processo formativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Nirly Araujo dos Reis
2017, Dissertação de Mestrado Ligação Metálica e Metais nos Livros Didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2015, Erivaldo Vieira da Silva
2017, Produção de uma Sequência de Ensino sobre soluções na perspectiva da Alfabetização Científica, Jean Karlo Silva Miranda
2017, Dissertação de Mestrado Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade e concepções de ensinar de futuros professores de ciências ineridos em um projeto baseado em arranjos produtivos locais, Maria Elane Mendonça
2017, Dissertação de Mestrado ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE QUIMICA: UM ESTUDO SOBRE SEU IMPACTO NO PROCESSO DE CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO, CARLOS BRUNO ALVES DE OLIVEIRA
2017, Dissertação de Mestrado Concepcoes sobre Ciencia, Tecnologia e Sociedade e concepcoes de ensinar de futuros professores de ciencias inseridos em um projeto baseado em Arranjos Produtivos Locais., MARIA ELANE MENDONÇA SANTOS
2017, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE QUIMICA NA PERSPECTIVA DO MODELO CTS NAS ESCOLAS PUBLICAS CENTROS DE EXCELENCIA DA CIDADE DE ARACAJU/SE, ALDIRENE PINHEIRO SANTOS
2018, Contribuições da Inserção de Atividades Investigativas em atividades de sala de aula baseadas na Abordagem Contextual, Suelaine dos Santos Souza
2018, Avaliação de Letramento Científico através da Questão Sociocientífica Déficit de Polinização estabelecidas por licenciandos de Biologia, Érica Lima Santos Queiroz
2018, Possíveis contribuições de Atividades Investigativas para o desenvolvimento de capacidades do Pensamento Crítico, Renata Suellen Bomfim Souza
2018, Mensurando Atitudes no Ensino de Ciências, Dagmar Braga de Oliveira
2018, O Live Action como estratégia para o desenvolvimento das capacidades do Pensamento Crítico, Joedna Vieira Barreto
2019, A utilização do método Peer Instruction (Instrução por colegas) como forma de avaliação de aprendizagem em uma UEPS: Um estudo de caso em uma turma de química do ensino médio, Évile Silva de Lima
2019, Capacidades de Pensamento Crítico em atividades experimentais investigativas: uma perspectiva para a abordagem metodológica da Pesquisa de Desenvolvimento, Luiz Henrique Barros da Silva
2019, O processo de reflexão orientada na formação continuada de professores e a promoção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS/PC, Thayná Souza dos Santos
2019, Tese Doutorado APROPRIAÇÃO DE ASPECTOS FORMATIVOS DE LICENCIADOS EM QUÍMICA POR MEIO DA ESCRITA, REESCRITA E MEDIAÇÃO DA LEITURA DE CONTOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA., Tatiana Santos Andrade
2019, A tecnologia assistiva no ensino de química para cegos: Interfaces para construção das representações mentais, Tânia Silva Nascimento
2019, Currículo de Química para o Ensino Médio: Análise e Formação de Professores numa Perspectiva Histórico-Crítica, Rafael Moreira Siqueira
2019, Dissertação de Mestrado O PIBID QUÍMICA EM QUESTÃO: A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS (AS) EM QUÍMICA DA UFBA, Tereza Cristiane Souza da Cruz
2019, Dissertação de Mestrado CONSTRUINDO E VALIDANDO UM INSTRUMENTO PARA AVALIAR ATITUDES NO ENSINO DE CIENCIAS, DAGMAR BRAGA DE OLIVEIRA
2019, Dissertação de Mestrado Possiveis contribuicoes de Atividades Investigativas para o desenvolvimento de capacidades do Pensamento Critico, RENATA SUELLEN BOMFIM SOUZA
2019, Qualificação de Mestrado Capacidades de Pensamento Critico em atividades experimentais investigativas: uma perspectiva para a abordagem metodologica da Pesquisa de Desenvolvimento, LUIZ HENRIQUE BARROS DA SILVA
2020, Dissertação de Mestrado O Lúdico e a Classificação no Ensino da Tabela Periódica, Dionísio Silva Gomes
2020, Dissertação de Mestrado O PROCESSO DE REFLEXAO ORIENTADA NA FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES E A PROMOCAO DE PRATICAS DIDATICO- PEDAGOGICAS COM ORIENTACAO CTS/PC, THAYNÁ SOUZA DOS SANTOS
2020, Dissertação de Mestrado A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE QUIMICA PARA CEGOS: INTERFACES PARA CONSTRUCAO DAS REPRESENTACOES MENTAIS, TÂNIA SILVA NASCIMENTO
2020, Dissertação de Mestrado Capacidades de Pensamento Critico em atividades experimentais investigativas: uma perspectiva para a abordagem metodologica da Pesquisa de Desenvolvimento, LUIZ HENRIQUE BARROS DA SILVA
2021, Tese Doutorado A formação inicial de professores de Química e os conhecimentos para ensinar sob a perspectiva CTS: implicações na ação docente, Flávia Caroline Bedin Feitosa
2021, Dissertação de Mestrado A Utilizacao dos Contos em Atividades Investigativas no processo de Ensino de Quimica: uma proposta para a promocao de capacidades do Pensamento Critico, LORENA DE QUEIROZ PIMENTEL
2021, Qualificação de Mestrado Mudancas climaticas como Tema Controverso: estudo de caso em um curso de formacao de
professores de Fisica., ERIC MARTINS SANTANA SANTOS
2022, Dissertação de Mestrado Casos investigativos como uma ferramenta didatica para a mobilizacao de capacidades do Pensamento Critico no ensino de quimica: uma analise sob a perspectiva do Design Research, ADELMA TALLINE SILVA
2022, Qualificação de Mestrado Casos investigativos como uma ferramenta didatica para a mobilizacao de capacidades do Pensamento Critico no ensino de quimica: uma analise sob a perspectiva do Design Research, ADELMA TALLINE SILVA
2022, Dissertação de Mestrado A CIRCULACAO DE CONHECIMENTOS NAS ATAS DO ENPEC SOBRE A INTEGRACAO DAS ARTES NO ENSINO DE CIENCIAS, MAYNARA MENEZES NUNES
2022, Dissertação de Mestrado Mudancas climaticas como Tema Controverso: estudo de caso em um curso de formacao de professores de Fisica., ERIC MARTINS SANTANA SANTOS
Quantidade de itens: 55
2010,, Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, NACIONAL,
2012,, Universidade federal da Bahia, NACIONAL,
2013,, Universidade Federal de Sergipe, NACIONAL,
2013,, Universidade Federal de Sergipe, NACIONAL,
Quantidade de itens: 4
Colegiado do DQCI, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Quantidade de itens: 1
Doutorado, GESSICA MACÊDO DA SILVA, 02/2024
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, ALEXANDRE MOTA MENEZES, 08/2021
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, JOÃO PESSOA PIRES NETO, 08/2021
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, SIGOUVENY CRUZ CARDOSO, 03/2022
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, FERNANDA SEABRA FELIX, 03/2023
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, NIRLY ARAUJO DOS REIS, 03/2023
- ,
Orientação em Andamento