UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Março de 2019

PROPADM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

19/03/2019 Edital do Processo Seletivo realizado em 2018 - DISCIPLINAS ISOLADAS
19/03/2019 Edital do Processo Seletivo realizado em 2018 - VAGAS PARA A COMUNIDADE
19/03/2019 Edital do Processo Seletivo realizado em 2018 - VAGAS INSTITUCIONAIS
12/03/2019 Recepção aos Novos Ingressantes do PROPADM 2019

Apresentação do Departamento

E-mail:  sec.propadm@gmail.com

 

O Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM) foi criado em agosto de 2011 e tem como objetivo geral formar profissionais mestres com capacidade para atuar na docencia de nível superior, conduzir estudos e pesquisas, propor soluções, bem como desenvolver novas pesquisas na área de Pequenas Empresas, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia.

O PROPADM faz parte do esforço de expansão da Universidade Federal de Sergipe e atende a uma das estratégias do seu Plano de Desenvolvimento Institucional, que é a consolidação e ampliação da pós-graduação stricto sensu no Estado de Sergipe.  O atendimento desse objetivo se reflete na formação de novos recursos humanos que atuam no espaço socioeconômico e cultural do Estado e Região como agentes de desenvolvimento local e regional. 

DADOS DA CAPES SOBRE O PROPADM, consulte: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&id_programa=204807 

Objetivos

Especificamente pretende-se:

  • Desenvolver estudos no campo da gestão de negócios, com ênfase em análise das pequenas empresas, empreendedorismo, inovação e tecnologia.
  • Formar pesquisadores e pessoal qualificado para o exercício do magistério superior com competências acadêmicas voltadas à gestão de pequenas empresas, empreendedorismo, inovação e tecnologia.
  • Promover intercâmbios com instituições nacionais e internacionais na busca de novos conteúdos e tecnologias que favoreçam o processo de ensino aprendizagem
  • Criar um ambiente acadêmico adequado à análise crítica e busca de solução dos problemas de gestão das empresas, visando as transformações sócio econômicas compatíveis com as necessidades locais e regionais.

 

Perfil do profissional a ser formado

  • Ser capaz de desenvolver pesquisas acadêmicas direcionadas ao estudo das pequenas empresas, do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia, que possam promover o desenvolvimento local e regional;
  • Possuir visão sistêmica que permita relacionar conhecimentos específicos com o contexto social, econômico e ambiental;
  • Possuir espírito crítico e investigativo que permita o avanço nessas áreas do conhecimento;
  • Ter competências e habilidades quantitativas e qualitativas que permitam a análise dos fenômenos organizacionais e sociais;
  • Disseminar o conhecimento adquirido através da docência ou da sua atuação profissional

 

Área de Concentração: Gestão de Negócios

Tem como foco central o estudo da gestão dos pequenos negócios e a criação e desenvolvimento de novos empreendimentos com características inovadoras, propensos à adoção de novas tecnologias para competir em mercados competitivos. Busca-se, através desse foco, a articulação da pesquisa acadêmica com as necessidades sociais e econômicas do Estado e da Região.

Linhas de pesquisa

O PROPADM tem como área de concentração a Gestão de Negócios. Tendo como foco central o estudo da gestão dos pequenos negócios e a criação e desenvolvimento de novos empreendimentos com características inovadoras, propensos à adoção de novas tecnologias para competir em mercados competitivos. Busca-se, através desse foco, a articulação da pesquisa acadêmica com as necessidades sociais e econômicas do Estado de Sergipe e da Região Nordeste do Brasil.

Em função dessas motivações e fundamentadas nas competências de seu quadro docente, foram estabelecidas duas Linhas de Pesquisa (LP): 

1) LP1: Pequenas Empresas e Empreendedorismo.

2) LP2: Inovação e Tecnologia.

 A seguir uma breve descrição da cada Linha de Pesquisa do Programa: 

LP-1: Pequenas empresas e empreendedorismo: Esta linha de pesquisa realiza estudos sobre a gestão nas empresas de pequeno porte com ênfase na gestão estratégica, ambiental e financeira; as redes de cooperação e os arranjos produtivos locais; a internacionalização de pequenos negócios; o processo de criação de novos negócios; a gestão em empresas familiares; o empreendedorismo e a inovação; o empreendedorismo sustentável, social, cultura e gênero; novos temas em empreendedorismo; mecanismos de financiamento para pequenos empreendimentos; finanças para as pequenas empresas; As estratégias empresariais considerando as capacidades dinâmicas empreendedoras. 

LP-2: Inovação e Tecnologia:  Esta linha de pesquisa investiga as práticas de inovação em suas diversas dimensões (política, econômica, social, tecnológica);  efeitos da inovação nas organizações e no seu meio ambiente; estudos sobre os rumos da tecnologia e seus desdobramentos;  estudos sobre difusão, transferência e capacitação tecnológica; estudos sobre fomento a inovação e implantação de empresas de base tecnológica; geração do conhecimento e aplicação de tecnologias colaborativas;   novos temas sobre inovação e tecnologia.

5. Grupos de pesquisa

O PROPADM  mantém ativos e cadastrados no diretório do CNPq dois (2)  grupos de pesquisa, sendo um para cada linha do programa.

Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas Sergipanas - EGPES, pertencente a LP1; e

Observatório de Tecnologia, Inovação e Organizações - OTIO, destacado na LP2.

Estrutura Curricular

Desde Janeiro de 2017, a estrutura curricular passou a ter o seguinte formato: Como condição para a integralização dos estudos necessários à obtenção de grau de Mestre o(a) discente deverá cumprir, no mínimo, 30 (trinta) créditos, sendo 20 (vinte) créditos de disciplinas obrigatórias do currículo básico; 8 (oito) créditos de disciplinas eletivas; 2 (dois) créditos de Estágio de Docência; Proficiência em língua inglesa; aprovação nas atividades obrigatórias de Seminário de Qualificação e defesa de Dissertação.

Formam o currículo das Atividades Obrigatórias: Estágio de Docência (2 créditos), Seminário de Qualificação, Proficiência em língua inglesa e Dissertação.

 

DISCIPLINA

TIPO

Cds

CH

DISCIPLINAS DO CURRÍCULO BÁSICO E DAS LINHAS DE PESQUISA

Metodologia da Pesquisa em Administração

Obrigatória para todos

04

60 horas

Teoria das Organizações

Obrigatória para todos

04

60 horas

Estudos Quantitativos e Estudos Qualitativos em Administração

Obrigatória para todos

04

30 horas para cada disciplina

Empreendedorismo

Obrigatória para todos

04

60 horas

Gestão da Inovação

Obrigatória para todos

04

60 horas

 

ELETIVAS: PEQUENAS EMPRESAS E EMPREENDEDORISMO

DISCIPLINA

Cds

CH

Estratégia em Pequenas Empresas

04

60 horas

Gestão de Redes Interorganizacionais

04

60 horas

Tópicos Especiais em Pequenas Empresas e Empreendedorismo

04

60 horas

ELETIVAS: INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÕES

DISCIPLINA

Cds

CH

Gestão do Conhecimento e Tecnologias Colaborativas

04

60 horas

Tecnologia da Informação nas Organizações

04

60 horas

Tópicos Especiais em Inovação, Tecnologia e Organização

04

60 horas

Gestão da Inovação de Serviços

04

60 horas

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

 

Cds

CH

Estágio de Docência

02

30 horas

Seminário de Qualificação

-

-

Proficiência em Língua Inglesa

-

-

Dissertação

-

-

 

PROCESSO SELETIVO

Os editais de seleção do PROPADM, normalmente, são lançados no site da UFS no 2o semestre.

O PROPADM também lança editais para alunos especiais de disciplinas isoladas.

 

DOCENTES


LP1


Iracema Machado de Aragão (aragao.ufs@gmail.com)

Possui mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na graduação, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo (Parques e incubadoras de empresas de base tecnológica, modelo de negócios, propriedade intelectual, políticas de apoio à C&T&I e desenvolvimento regional).


Ludmilla Meyer Montenegro (ludmilla2907@gmail.com)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão - Departamento de Administração (DAD). Atua no mestrado em Administração da UFS (PROPADM). Leciona disciplinas das áreas de Administração Geral e Estratégia. Desenvolve pesquisa principalmente sobre os seguintes temas: Estratégia como Prática Social, Estudos Organizacionais, Sensemaking, Organizing, Teoria Ator-Rede e Redes de Governança.
Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR);
Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 
Atuou como professora na FACEL em Curitiba. 
Atualmente atua como professora da UFS.

Maria Elena León Olave (mleonolave@gmail.com)

Possui graduação em Ciências Contábeis e Administrativas - Universidade Del Valle - Colômbia (1992), Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2003). É professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Trabalhou como docente em várias universidades estaduais, federais e particulares. Pesquisadora em vários projetos científicos, atuo como sub-coordenadora da área de Gestão do Conhecimento do CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia). Possui experiência na área de Engenharia de Produção com ênfase em Gerência de Produção e Operações. Autora de vários artigos nacionais e internacionais. Área de interesse em pesquisa: Gestão de pequenas empresas, empreendedorismo, redes entre empresas, arranjos produtivos locais, clusters, cooperação empresarial, cooperação empresa- universidade, desenvolvimento regional, gestão do conhecimento e inovação tecnológica.

 

LP2

Maria Conceição Melo Silva Luft (ceica@infonet.com.br)

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e, Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Departamento de Administração da UFS. Área de interesse em pesquisa: Gestão Empresarial, Sistemas de Informação Organizacionais, Governança e Gestão da Tecnologia da Informação, Incubadora de Empresas e Gestão da Informação e do Conhecimento.

 

Débora Eleonora Pereira da Silva (dsilva.ufs@gmail.com)

Doutorado em Engenharia de Produção pela UFPE (2007), Mestrado em Administração pela UFPB (1993) e Graduação em Administração pela UFMT (1987). Professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe. Área de interesse em pesquisa: Gestão da Produção, Gestão da Qualidade, Mensuração de Desempenho, ISO 9001, Ferramentas da Qualidade, Turismo e Hotelaria.

 

Florence Cavalcanti Heber Pedreira de Freitas florenceheber@hotmail.com

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1987), estagio no mestrado em Urbanismo na Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) e no Institut des Hautes Études sur la Amerique Latine (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2000). É professora e gestora em instituições de ensino superior.Foi coordenadora dos cursos de Administração das Faculdades Jorge Amado no período de 2001 a 2005 e Diretora Acadêmica das Faculdades Jorge Amado no período de 2006 a 2008. Foi Coordenadora de Educação Continuada do Centro Universitário Jorge Amado, responsável pelos cursos de Pós Graduação e Centro de Carreiras da instituição. Foi membro da Câmara Tecnica de Assessoramento na área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB no período de 2002 a 2008. Atualmente é professora adjunta e pesquisadora na Universidade Federal de Sergipe onde desenvolve projetos na área de Inovações e Gestão Integrada de Serviços. Área de interesse em pesquisa: Inovações na Gestão e Regulação de Organizações e Serviços; Redes e interorganizações; Gestão Integrada de Serviços de infraestrutura; Organizações e Estratégia.

 

Jefferson David Araujo Sales  (profsales@hotmail.com)

Doutor em Administração (PROPAD/UFPE, 2012), mestre em Administração (PPGA/UFPB, 2005) e graduado em Administração (UNIT, 2002). Professor da Universidade Federal de Sergipe. Atua como professor colaborador do Mestrado em Administração da UFS (PROPADM). Desde 2010 é avaliador institucional do INEP/MEC. Desde 2014 é Consultor da CAPES. Líder do grupo de pesquisa Observatório de Tecnologia, Inovação e Organizações - OTIO.Atua nos seguintes campos: comunidades de prática; inteligência coletiva; coletivos inteligentes.

 

Veruschka Vieira Franca  (veruschkafranca@gmail.com)

Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1994), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção e Sistemas de Qualidade. Professora do programa de mestrado em administração da UFS desde 2011, atuando na linha de pesquisa gestão da inovação e tecnologia. Em 2012 realizou pós-doutorado em Gestão em Engenharia de Sistemas na University College London.

 

Professoras Colaboradoras:

Mônica Cristina Rovaris Machado

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, ano de 1992/1, e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), participante do Programa de Mobilidade Acadêmica através do módulo internacional "Estudios Contemporaneos en Gestión" com foco em Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Universitat Politècnica de València/Espanha. Doutora no programa de Administração e Turismo na Universidade do Vale do Itajaí, PPGA/Univali na linha de pesquisa Empreendedorismo/Empreendedorismo Social, com doutorado sanduiche na Universidade de Alicante, Espanha, tendo realizado pesquisa de campo na Espanha e no Brasil. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe, com experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, serviços, pessoas, atendimento, finanças, indicadores e mais recentemente empreendedorismo social, bem como as áreas correlatas.

Marley Rosana Melo de Araújo

Graduada em Psicologia (1999) e doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento (2006), ambas pela Universidade Federal do Pará. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba em 2012, sob a orientação do Prof. Dr. Valdiney Veloso Gouveia. Atualmente é Professora Associada II do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordena grupo de pesquisa intitulado Relações Sociais em Contextos Urbanos. Tem interesse em temáticas de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Temas de interesse: responsabilidade social corporativa, comportamento do consumidor, gestão de pessoas, comportamento organizacional, saúde e bem estar do trabalhador, metodologia de pesquisa.

 

GRUPOS DE PESQUISA

O PROPADM possui dois grupos de pesquisa ativos:

Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas Sergipanas -EGPES. dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1305705291338014

Observatório de Tecnoloiga, Inovações e Organizações - OTIO. dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0890149544680660

 

Horário de Atendimento:

Atendimento ao Público (seg-sex):

Das 14h às 18h (segunda a sexta-feira)

Às sextas-feiras, o expediente encerra às 17h

Períodos de recesso acadêmico, o horário pode sofrer alterações que será divulgado neste site.


Contato:

Telefone: (79) 3194-6354
Email da secretaria:  sec.propadm@gmail.com

Endereço:

Secretaria do Mestrado em Administração (PROPADM)
Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos
Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze
Centro de Ciências Sociais Aplicadas 02 (CCSA 2),1º andar, sala 31 (PROPADM), Campus Universitário
CEP 49100-000 -São Cristóvão – SE

Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
31946374(Coordenação / Secretaria); 31946354(Secretaria)
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2019 - UFRN v3.5.16 -r6023-9eeb2c6a6