UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Outubro de 2021


PROPADM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

28/09/2021 Editais Seleção PROPADM - para turma 2022
25/08/2021 Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISE ARAUJO DAS CHAGAS
20/08/2021 Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA ALVES CAMPOS
16/08/2021 Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISE ARAUJO DAS CHAGAS

Apresentação do Departamento

O Mestrado Acadêmico em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS) foi criado em 2011, tendo iniciado suas atividades por meio da modalidade de Associação Temporária (AT) com o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Fundado na sua rápida adaptação e desenvolvimento proporcionados pelas experiências institucionais compartilhadas junto ao PROPAD/UFPE, a AT foi encerrada em 2014, refletindo o interesse pela consolidação dos rumos do PROPADM no tocante aos compromissos com a formação qualificada de mestres, a produção intelectual e a inserção social.

O PROPADM é o único programa stricto sensu em Administração do estado de Sergipe e de uma grande região circunvizinha que envolve o estado de Alagoas e parte do estado da Bahia, tendo como objetivo formar profissionais mestres com capacidade para conduzir estudos e pesquisas, propor soluções, bem como desenvolver novas pesquisas na área de Pequenas Empresas, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, conciliando, dessa forma, as competências do corpo docente com as necessidades e demandas regionais.

 

Ao longo dos seus 9 anos, o PROPADM/UFS titulou 82 mestres que desenvolvem diferentes atividades, especialmente ligadas à docência do ensino superior e pesquisa, em universidades federais, particulares e institutos de pesquisa, no próprio estado de Sergipe e em outros estados da Federação. Além disso, atuam em cargos de gestão no serviço público e em organizações orientadas para o mercado. Essa realidade ressalta o compromisso do Programa com a formação qualificada de docentes, pesquisadores e gestores; e, sobretudo, sua contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural regional e, em alguns casos, nacional mediante a atuação dos profissionais egressos em organizações públicas, empresas orientadas para o mercado, educação técnica e superior. O que, em essência, reflete o cumprimento dos objetivos do PROPADM ao longo da sua trajetória, tendo em vista o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas pelos egressos titulados, conforme expresso na sequência.

 

Perfil dos Egressos

1. Ser capaz de desenvolver pesquisas acadêmicas direcionadas ao estudo das organizações, do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia, que possam promover o desenvolvimento local e regional;

2. Possuir visão sistêmica que permita relacionar conhecimentos específicos com o contexto social, econômico e ambiental;

3. Possuir perfil crítico e investigativo que permita o avanço nessas áreas do conhecimento;

4. Ter competências e habilidades quantitativas e qualitativas que permitam a análise dos fenômenos organizacionais e sociais;

5. Disseminar o conhecimento adquirido por meio da docência ou da sua atuação profissional.

 

Área de Concentração

O PROADM/UFS tem a Gestão de Negócios como Área de Concentração, buscando, por intermédio desse foco, o estudo da gestão dos pequenos negócios, a criação e desenvolvimento de novos empreendimentos e tipos de empreendedorismo, características inovadoras e modelos de negócios concebidos por indivíduos e organizações, sejam de empresas particulares e públicas, de qualquer porte e segmento, diante da propensão a adoção de novas tecnologias, novas formas de gestão ou governança e processos para atuar em mercados competitivos. Desse modo, a área de concentração busca agregar a articulação da pesquisa acadêmica que envolve a área com as necessidades sociais, culturais, tecnológicas e econômicas do estado de Sergipe e da região Nordeste do Brasil, região foco da atuação do Programa.

 

Em função dessas motivações de estudo, a Área de Concentração contempla duas Linhas de Pesquisa (LP), estabelecidas e fundamentadas nas competências e interesses de pesquisa do seu quadro docente, bem como nas necessidades supracitadas.

 

LP 1 – Pequenas Empresas e Empreendedorismo

Os estudos dessa linha envolvem temas que ganham novos espaços na agenda de pesquisadores, empreendedores, segmentos empresariais, universidades e entidades governamentais e não-governamentais, oferecendo, indiscutivelmente, alternativas de melhorias sociais e econômicas para o país, região e estado de Sergipe. Nessa linha, estuda-se, portanto, desde a gestão de empresas com ênfase na gestão estratégica, ambiental e financeira até as redes de cooperação e os arranjos produtivos locais, bem como a internacionalização, criação de novos negócios, aprendizagem empreendedora, os diversos tipos e novos temas em empreendedorismo.

Docentes: Ludmilla Meyer Montenegro, Manuela Ramos da Silva, Maria Elena Leon Olave, Rosangela Sarmento Silva e Rúbia Oliveira Corrêa. 

 

LP 2 – Inovação e Tecnologia

Essa linha visa estudar e discutir o contexto de negócios que envolvem desde as interações entre sistemas de inovação e tecnologia, os impactos na qualidade, processos e gestão de conhecimento aos novos modelos de negócios e as novas formas de gestão e governança que vêm emergindo com o avanço das tecnologias. Além disso, estuda-se desde a adoção e gestão das tecnologias da informação e comunicação e aplicação de tecnologias colaborativas até a investigação das práticas de inovação e tecnologia em suas diversas dimensões (política, econômica, social e tecnológica), envolvendo diferentes temas que abarcam a linha de pesquisa e contribui para o entendimento de diversos negócios no estado e na região, além de estudos comparativos a nível nacional.

Docentes: Debora Eleonora Pereira, Florence Heber, Glessia Silva de Lima, Jefferson David Araújo Sales, Maria Conceição Melo Silva Luft, Veruschka Vieira Franca e Marley Rosana Melo de Araújo (colaboradora). 

 

Por fim, a proposta pedagógica do curso de Mestrado Acadêmico do PROPADM/UFS contempla a oferta de um leque de disciplinas obrigatórias e optativas que permite que os discentes estabeleçam um perfil teórico e aplicado, abrangendo conteúdos de temáticas específicas, procedimentos metodológicos e atividades de estágio como prática de ensino. A Grade Curricular do curso pode ser consultada na aba “Programa”.

 

Endereço Institucional

Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos

Av. Marechal Rondon, s/n, Bairro Jardim Rosa Elze

Centro de Ciências Sociais Aplicadas 02 (CCSA 2), 1º andar, sala 31

São Cristóvão – SE – CEP 49100-000

 

Contatos

Telefone: (79) 3194-6354

E-mail: sec.propadm@gmail.com

propadm@academico.ufs.br

 

Horário de atendimento

Na pandemia o contato está sendo por e-mail.

No presencial funciona:

Segunda a quinta-feira, das 14h às 18h.  Às sextas-feiras, o expediente encerra às 17h.

Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
31946374(Coordenação / Secretaria); 31946354(Secretaria)
Endereço Alternativo:
http://www.posgraduacao.ufs.br/propadm

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16195-0a1b49f723