UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Janeiro de 2019


PPGL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

20/12/2018 Banca de DEFESA: DÉBORAH DOS SANTOS
20/12/2018 Banca de DEFESA: CARLA CORREIA DE ALMEIDA
07/12/2018 PROCESSOS SELETIVOS - RESULTADO FINAL
07/12/2018 Banca de DEFESA: CARLA CORREIA DE ALMEIDA

Apresentação do Departamento

O PPGL, o único programa de Pós-Graduação em Letras no estado e meso região, considerando as áreas de fronteiras entre Sergipe e Bahia, tem como objetivos gerais formar e qualificar profissionais para o desenvolvimento de práticas de pesquisa investigativa e reflexiva no campo das ciências da linguagem, em abordagens inovadoras e com impacto na realidade local, nacional e internacional nos campos dos estudos linguísticos e literários; e colaborar na formação de pessoal destinado à atuação nos setores educacional, cultural e editorial altamente especializada nas áreas propostas.

 

 

 

Este Programa compreende duas áreas de concentração: uma em Estudos Linguísticos e a outra em Estudos Literários.

 

A área de Estudos Linguísticos abriga duas linhas de pesquisa:

(1) Descrição, análise e usos linguísticos cujo objetivo é reunir projetos que contribuam para a descrição e análise linguística em contextos sociais de uso sob diferentes olhares teóricos, envolvendo diferentes níveis de análise da língua, do fonológico ao textual-discursivo, nas modalidades oral e escrita, sejam sincrônicos ou diacrônicos.

(2) Linguagem: identidade e práticas sociais, linha que reúne projetos em que estudos teóricos e empíricos sobre os usos da linguagem, nas mais diversas manifestações e em seus diferentes contextos multiculturais, ideológicos e identitários, são empreendidos, respeitando-se suas alteridades a partir de diferentes perspectivas teóricas, e em suas interfaces linguagens, discurso e sociedade.

 

A área de Estudos Literários abriga, também, duas linhas de pesquisa:

(1) Literatura e Cultura, que considera as especificidades da literatura à luz das diversas manifestações culturais, desde outras áreas do conhecimento, e as relacionadas a outras expressões artísticas, passando pela indústria cultural e tocando em produtos mais populares e artesanais. Também considera as diversas formas com que o humano se coloca em termos comportamentais e que se refletem nos textos literários na atualidade e em outros momentos históricos.

(2) Literatura e Recepção, em que se estudam aspectos teóricos relacionados à crítica e à historiografia literárias, valorizadas desde sempre. Mas considera igualmente aspectos teóricos relacionados às teorias da leitura e do leitor de textos literários, nem sempre valorizadas. Para tanto, volta-se para os estudos teóricos da leitura e do leitor desde a estética da recepção e do efeito até as teorias contemporâneas que consideram, inclusive, a subjetividade do leitor real.

 

Propõe-se, assim, uma reflexão acerca da pluralidade de linguagens e vozes que marcam as sociedades no mundo contemporâneo. O investimento no estudo de linguagem e de literatura busca contribuir - de forma interdisciplinar e transdisciplinar - com instrumentos teóricos e metodológicos e conhecimentos que sejam capazes de responder aos novos desafios postos ao docente e pesquisador.

 

O ingresso no PPGL/UFS dá-se por meio de processo seletivo, com prova escrita sobre conhecimento específico de cada área de concentração; avaliação de interesse ou de projeto de pesquisa apresentado pelo(a) candidato(a), para averiguar sua adequação à área e linha de pesquisa escolhidas; e de prova de língua estrangeira (inglês ou francês ou espanhol).


Adequando-se às novas exigências da CAPES, o PPGL revisou suas normas de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes, a fim de buscar a elevação de seu conceito acadêmico.


Até outubro de 2017, o PPGL registra em sua história a defesa de 201 dissertações. Atualmente, o Programa conta com 57 alunos regulares matriculados (2017).

 

Em reunião da CTC/CAPES, realizada dia 11/04/2016, em Brasília, foi aprovado o projeto de implantação do Doutorado em Letras, uma vez que é o único programa de Pós-Graduação em Letras no estado de Sergipe e meso região, considerando as áreas de fronteiras entre Sergipe e Bahia, com curso de Mestrado, e agora com o Doutorado. 

 

Na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016, o Programa de Mestrado obteve nota 4, a mesma que foi atribuída ao Doutorado na ocasião de sua implantação. Esse crescimento nos estimula a prosseguirmos com nossos esforços para incrementar ações e produções que posssam levar nosso Mestrado e nosso Doutorado a novas conquistas em termos de reconhecimento de sua qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
31946861(Coordenação); 31946860(Secretaria)
Endereço Alternativo:
http://www.posgraduacao.ufs.br/ppgl

<< voltar

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2019 - UFRN v3.5.16 -r5547-f242aeb95