ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Projeto: |
PID10198-2021 - NOVOS LETRAMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE INGLÊS: análise das propostas da SEDUC-SE |
Coordenador: |
ANA KARINA DE OLIVEIRA NASCIMENTO (DLES) |
Objetivos: |
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Objetivo geral: |
Projeto: |
PID9768-2021 - ESTUDO CRÍTICO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS E SOCIAIS DE GRUPOS SUBALTERNOS: DA FORMAÇÃO À INFORMAÇÃO E SUA ATUALIZAÇÃO EM TEMPO DE COVID-19. |
Coordenador: |
CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA (DELI) |
Objetivos: |
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Objetivos gerais: |
Projeto: |
PID10107-2021 - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NAS PESQUISAS NACIONAIS EM LINGUÍSTICA APLICADA DE 2007 a 2021 – PARTE 1 |
Coordenador: |
DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS (DLES) |
Objetivos: |
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Objetivo geral |
Projeto: |
PID9100-2020 - Idiomas sem Fronteiras: internacionalização, Formação de Professores e desenvolvimento linguístico |
Coordenador: |
ELAINE MARIA SANTOS (DLES) |
Objetivos: |
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O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar os resultados atingidos com o Programa Inglês sem Fronteiras na UFS, no que se refere às ações de Internacionalizações, formação de professores e desenvolvimento linguístico, buscando-se balizar os objetivos do programa com as necessidades identificadas junto à comunidade acadêmica da UFS. Para tanto, os seguintes objetivos específicos podem ser elencados: |
Projeto: |
PID10300-2021 - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NAS PESQUISAS INTERNACIONAIS EM LINGUÍSTICA APLICADA DE 2007 a 2021 |
Coordenador: |
ELAINE MARIA SANTOS (DLES) |
Objetivos: |
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Objetivo geral |
Projeto: |
PIE10018-2021 - O imaginário e a identidade sobre/do homem em revistas de grande circulação (capas da revista Men's Health) |
Coordenador: |
FABIO ELIAS VERDIANI TFOUNI (DLEV) |
Objetivos: |
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Objetivo geral: Investigar o imaginário, as identidades, os discursos e as ideologias do homem na mídia tradicional ou digital. |
Projeto:
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PID10837-2021 - Referenciação e tópico discursivo: construção do ponto de vista via o uso de expressões nominais |
Coordenador: |
GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA (DLEV) |
Objetivos: |
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Objetivo Geral: |
Projeto: |
PID10684-2021 - Contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da argumentação como prática de linguagem |
Coordenador: |
ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO (DLEV) |
Objetivos: |
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Considerando o contexto citado anteriormente, nossos objetivos são: |
Projeto: |
PID10692-2021 - Recursos para o ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) ou Adicional (PLA) |
Coordenador: |
ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO (DLEV) |
Objetivos: |
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Embora os esforços no sentido de ampliar os fundamentos que sustentam as práticas de ensino-aprendizagem de LE estejam sendo empreendidos, particularmente no Brasil, há mais de dez anos, quando observamos os materiais didáticos disponíveis no mercado para o ensino de português, observamos a preponderância de práticas apoiadas quase exclusivamente em competências linguísticas. Em função disso, identificamos o seguinte problema de pesquisa: |
Projeto: |
PID10226-2021 - VOZES EM MIGRAÇÃO:DISCURSOS, VIOLÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES DE ESTRANGEIRIDADE |
Coordenador: |
JOCENILSON RIBEIRO DOS SANTOS (DLEV) |
Objetivos: |
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2 HIPÓTESE E OBJETIVOS |
Projeto: |
PID10203-2021 - AUTORIA FEMININA EM CORDEIS: de que falam as mulheres? |
Coordenador: |
MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO (DLEV) |
Objetivos: |
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Objetivo Geral |
Projeto: |
PIE9923-2021 - Estereótipos e estigmas: diálogos e reflexões na depreensão do ethos da mulher |
Coordenador: |
MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO (DLI) |
Objetivos: |
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Geral: |
Projeto: |
PID9875-2021 - Reconhecimento de emoções no pareamento face-voz |
Coordenador: |
RAQUEL MEISTER KO FREITAG (DLEV) |
Objetivos: |
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O objetivo deste projeto é treinar algoritmo de reconhecimento de emoções a partir do pareamento face-voz, a partir de banco de dados de expressões faciais da realidade sergipana, seguindo protocolos de padronização e replicabilidade, para subsidiar projetos de inteligência artificial (tecnologia habilitadora) com foco em fala e emoções, com maior sensibilidade sociocultural. |
Projeto: |
PID9940-2021 - Efeitos das máscaras faciais na interação: linguagem e emoções |
Coordenador: |
RAQUEL MEISTER KO FREITAG (DLEV) |
Objetivos: |
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- Constituir um banco de frames validados para o desenvolvimento de tarefas RTME voltadas para a realidade sergipana, a partir de Tejada et al (a sair); |
Projeto: |
PID10777-2021 - Políticas e Direito linguístico no continente africano |
Coordenador: |
RICARDO NASCIMENTO ABREU (DLEV) |
Objetivos: |
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Objetivo geral: |
Projeto: |
PID10582-2021 - Lexicon Games: TravelAlib |
Coordenador: |
SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO (DLEV) |
Objetivos: |
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Segundo os estudos de Gee (2003), o trabalho com games educacionais, principalmente em contextos formais de educação, ajuda a proporcionar um aumento no processo de interação entre docente, discente e conteúdos/informações, em que é possível o desenvolvimento de habilidades cognitivas (planejamento, inferência, atenção, entre outros), sociais (comunicação assertividade, resolução de conflitos interpessoais, entre outros) e motoras. Assim, a fase 3 desse projeto tem como objetivo geral ampliar a construção do jogo digital TravelAlib para que possa ser usado em sala de aula de Língua portuguesa do ensino fundamental II para ajudar, principalmente, no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos gramaticais referentes à variação lexical em interface com a semântica, com base nas pesquisas do Projeto ALiB. Dessa feita, nosso desafio inovador está centrado em três eixos que contemplam as demandas tecnológicas a serem atendidas, que se configuram como nossos objetivos específicos: 1) ampliar a construção do jogo digital educativo TravelAlib para o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental II; 2) coadunar, no jogo digital, critérios de linguagem multissemiótica/multimodal (imagem, som, movimento, cores) com/para o conteúdo relativo a usos e armazenamento lexical (lexicon) em conexão com abordagens da linguística cognitiva (cognitive approach); e 3) validar o protótipo do jogo nos contextos para o qual foi desenvolvido a fim de avaliar sua aplicabilidade, atratividade e compreensão, por exemplo. |
Projeto: |
PID10808-2021 - Por uma História da Violência contra mulher no Sergipe Oitocentista: Edição semidiplomática de processos-crime de defloramento |
Coordenador: |
SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO (DLEV) |
Objetivos: |
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OBJETIVO GERAL: |
Projeto: |
PID10836-2021 - Terminologia Sociocognitiva e Lexicologia da verticalidade: uma análise de termos epidemiológicos da covid-19 |
Coordenador: |
SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO (DLEV) |
Objetivos: |
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OBJETIVO GERAL: |
Projeto: |
PID10756-2021 - ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E LETRAMENTO INFORMACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SERGIPE: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E POLÍTICO-CIDADÃS ORIENTADAS NA BNCC |
Coordenador: |
TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO (DLEV) |
Objetivos: |
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Investigar práticas específicas de mediação da leitura em escolas da educação básica de Sergipe, orientadas pelas práticas político-cidadãs e investigativas previstas na BNCC(2018); |
Projeto: |
PID10798-2021 - Ética, consumismo e sustentabilidade: análise de livros didáticos de língua inglesa |
Coordenador: |
VANDERLEI JOSE ZACCHI (DLES) |
Objetivos: |
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GERAL |
ESTUDOS LITERÁRIOS
Projeto: |
PID10112-2021 - Poesia e mística no Modernismo brasileiro |
Coordenador: |
ALEXANDRE DE MELO ANDRADE (DLEV) |
Objetivos: |
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Estudo da poesia mística do Modernismo brasileiro manifesta em dois poetas: Murilo Mendes e Jorge de Lima. Buscaremos um recorte, mais precisamente, nas obras Poesia Liberdade e A túnica inconsútil, respectivamente. Para tanto, será necessário fazer uma investidura nos aspectos míticos e místicos que fundamentam ambos os poetas, demonstrando o diálogo que tais fundamentos estabelecem com a tradição, não apenas de releitura, mas como forma de resistência às formas de opressão. |
Projeto: |
PID10621-2021 - A REMITOLOGIZAÇÃO NA LITERATURA: A PROPOSTA DOS CONTOS INFANTIS |
Coordenador: |
ANA MARIA LEAL CARDOSO (DLEV) |
Objetivos: |
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O projeto trata da remitologização, ou seja, do estudo das imagens míticas e símbolos da serpente nos contos infantis, observando como os autores das obras selecionadas trabalham o mito da serpente. Pretende-se fazer uma analise de como essas imagens e símbolos perpassam as obras da literatura infantil, de modo a contribuir no processo de formação cultural e da identidade e de determinados personagens. Este estudo analítico/crítico de textos será subsidiado por teóricos consagrados dos estudos mitológicos, tais como; Gilbert Durand, Joseph Campbell, Mircea Eliade, entre outros, e pela critica junguiana da cultura, a fim de evidenciar através dos personagens a luta do sujeito na busca de identidade. Dialoga também com a critica cultural expressa por Peter Burke e M. Bakhtin. |
Projeto: |
Marcas sociais do feminicídio na literatura latino-americana |
Coordenador: |
Carlos Magno Santos Gomes |
Descrição: Este projeto propõe a análise das diferentes formas de feminicídio na América Latina regis-tradas em textos memorialistas e literários a partir de obras que narram crimes sofridos pelas mulheres no Brasil, na Argentina e no México. Esse crime faz parte da ?violência de gênero estrutural? imposta à mulher por meio da desqualificação do corpo feminino com abusos morais, físicos ou sexuais tanto no espaço doméstico como público. Como corpus literário, partiremos das obras Vozes do deserto (2004), de Nélida Piñon; Delincuentos: historías del narcotráfico (2005), de Arminé Arjona; Mundo perdido (2006), de Patrícia Melo; Chicas muertas (2014), de Selva Amada; e Ladydi (2014), de Jennifer Clement. Es-sas narrativas trazem experimentações estéticas que partem de relatos ou textos já existen-tes para serem construídas por um tecido literário que problematiza as marcas sociais da violência de gênero. A narrativa de Piñon resgata o papel de uma contadora de histórias que todas as noites tenta adiar sua morte por meio de sua criatividade. Os contos de Arjona expõem o dia a dia do controle do narcotráfico no México sobre os cidadãos de Ciudad Juárez e, em especial, a violência contra as mulheres imposta pelo crime organizado. A obra de Melo retoma a trajetória de um matador de aluguel que parte em busca de vingança da ex-companheira e atravessa as fronteiras do narcotráfico da América do Sul para locali-zar sua vítima. O testemunho de Amada é construído com o material de uma pesquisa de campo, feita pela autora, sobre três feminicídios na Argentina dos anos 1980, quando tes-temunhou assassinatos sem culpados. E, por último, o romance de Clement descreve com minúcias o sequestro, estupro e assassinato de meninas de origem indígena pelo narcotráfi-co mexicano na região de Guerrero. Em comum, as obras trazem experiências de escritoras que tentam resistir à violência de gênero ao se projetarem por meio de uma literatura pós-moderna paródica e irônica. Metodologicamente, no primeiro momento, analisamos as marcas sociais da violência de gênero contra o corpo feminino como o encarceramento, a violação, o assédio, a chantagem, a prostituição, o sequestro e/ou assassinato, entre outras. |
Projeto: |
Recepção do texto literário e Estudos Culturais |
Coordenador: |
Carlos Magno Santos Gomes |
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar os diferentes processos de recepção do texto literário a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Comparados, Estudos Culturais e Estudos da Recepção do texto literário. Os pesquisadores envolvidos fazem parte do PROFLETRAS e PPGL da UFS. Entre nossas metas, destacamos: 1 - formação e ampliação do horizonte de expectativas do leitor a partir de pesquisa de campo na Educação Básica, envolvendo projetos de intervenção de Letramento literário; 2 ? estudos comparados entre autores/as brasileiros/as e estrangeiros/as, valorizando as intertextualidades tanto no plano estético, quanto social; Nos dois casos, debatemos como questões ideológicas são incorporadas ao processo de criação de cada autor/a estudado/a. Com esse recorte, priorizamos as abordagens afro-brasileiras e dos estudos de gênero a partir das interfaces dos estudos culturais e comparados fundamentados por S. Hall, G. Spivak, D. Ribeiro, M. Lugones, L. Z. Machado, E. Duarte e E. Xavier, entre tantos/as outros/as, que nos orientam para uma revisão da história literária por meio da descolonização. Dentro do debate em contextos virtuais, incluímos algumas reflexões sobre a importância dos multiletramentos no processo de recepção do texto literário para a renovação das práticas de ensino da literatura por meio dos conceitos de intertextualidade e recepção digital do leitor de acordo com U. Eco, A. Rouxel, R. Rojo e R. Chartier. |
Projeto: |
PIE10764-2021 - MAPEAMENTO DO FOLHETO DE CORDEL ÉPICO (2) |
Coordenador: |
CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO (DLI) |
Objetivos: |
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Objetivo geral |
Projeto: |
PIE9816-2021 - O Teatro de Ariano Suassuna: tragédias |
Coordenador: |
FABIO JOSE SANTOS DE OLIVEIRA (DLI) |
Objetivos: |
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3.1 Objetivo Geral |
Projeto: |
PID10659-2021 - Poesia Surda no Nordeste: caminhos para um mapeamento crítico |
Coordenador: |
FERNANDO DE MENDONCA (DELI) |
Objetivos: |
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- Identificar a produção poética da cultura surda no nordeste brasileiro, por meio de um levantamento que agrupe as principais manifestações e registros (audiovisuais) em cada estado desta região; |
Projeto: |
PID10674-2021 - Abismos Épicos no Cinema: o hibridismo canônico na linguagem fílmica |
Coordenador: |
FERNANDO DE MENDONCA (DELI) |
Objetivos: |
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- Verificar a circularidade cultural das imagens míticas e as transições estético-epocais em obras cinematográficas dotadas de intencionalidade épica e autoconsciência de linguagem; |
Projeto: |
PID10217-2021 - UMA OBRA ENFERMA: A MENINA MORTA, DE CORNÉLIO PENNA |
Coordenador: |
JOSALBA FABIANA DOS SANTOS (DLEV) |
Objetivos: |
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• Contribuir para maior conhecimento e divulgação da obra de Cornélio Penna; |
Projeto: |
PID8529-2020 - Sérgio Milliet para além do Diário Crítico |
Coordenador: |
VALTER CESAR PINHEIRO (DLES) |
Objetivos: |
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Como destacado na introdução, os principais estudos dedicados à obra de Sérgio Milliet abordam essencialmente o que foi reunido nos dez volumes do Diário Crítico, com referências eventuais à correspondência ou a alguns textos esparsos. Para Alambert Júnior , o vínculo de Sérgio Milliet com os demais partícipes do grupo modernista – questão sobre a qual boa parte da crítica emudece – seria marcado, ao menos na fase iconoclasta do movimento, pela não-adesão do primeiro ao programa nacionalista dos segundos (legitimada pelos reiterados e insistentes pedidos de Mário de Andrade para que Milliet retornasse ao Brasil e escrevesse em português), fato que talvez justifique o escasso número de pesquisas que tenham por objeto o seu espólio literário (notadamente no campo da prosa e da poesia). Vale ressaltar que Milliet teria, como obliquamente afirma o autor de Macunaíma na famosa conferência de 1942, sido um grande crítico do movimento que se consagraria em nossa historiografia literária, o que explicaria, ao menos parcialmente, o “exílio” (para recuperar o termo empregado por Alembert Júnior) ao qual Milliet e sua obra foram condenados. |
Projeto: |
PID9753-2021 - Sérgio Milliet para além do Diário Crítico |
Coordenador: |
VALTER CESAR PINHEIRO (DLES) |
Objetivos: |
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Como destacado na introdução, os principais estudos dedicados à obra de Sérgio Milliet abordam essencialmente o que foi reunido nos dez volumes do Diário Crítico, com referências eventuais à correspondência ou a alguns textos esparsos. Para Alambert Júnior, o vínculo de Sérgio Milliet com os demais partícipes do grupo modernista – questão sobre a qual boa parte da crítica emudece – seria marcado, ao menos na fase iconoclasta do movimento, pela não-adesão do primeiro ao programa nacionalista dos segundos (legitimada pelos reiterados e insistentes pedidos de Mário de Andrade para que Milliet retornasse ao Brasil e escrevesse em português), fato que talvez justifique o escasso número de pesquisas que tenham por objeto o seu espólio literário (notadamente no campo da prosa e da poesia). Vale ressaltar que Milliet teria, como obliquamente afirma o autor de Macunaíma na famosa conferência de 1942, sido um grande crítico do movimento que se consagraria em nossa historiografia literária, o que explicaria, ao menos parcialmente, o “exílio” (para recuperar o termo empregado por Alembert Júnior) ao qual Milliet e sua obra foram condenados. |
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