UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Maio de 2024

PPGPSI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BEATRIZ VILAR LESSA
13/05/2024 15:53

DISCENTE: ANA BEATRIZ VILAR LESSA
DATA: 24/05/2024
LOCAL: https://meet.google.com/abr-hcbg-avx
TÍTULO: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES POR DENTRO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Programa de Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental Federal; Análise Institucional; Contradições; Reificação.
ÁREA: Psicologia

O presente texto parte das experiências e caminhos tecidos pela pesquisadora em um Programa de Educação Ambiental, condicionante ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis para o Licenciamento Ambiental Federal. O referido programa se insere em um contexto de projetos de mitigação e compensação de impactos causados pela ação humana na exploração mineral. A metodologia utilizada é a cartografia, em que não há hipótese de pesquisa para ser testada, mas sim a abertura ao campo e aos novos elementos que a interseção com a presença da pesquisadora pode suscitar. Para produção de registros, optou-se pela produção de diários de campo e, posteriormente, pelas “cartas ao orientador”, recurso narrativo que tem efeitos metodológico próximos a diários de campo. Com base nas ferramentas e discussões da Análise Institucional, buscamos pensar desdobramentos da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída em 1981, além da história e atuais aspectos dos protocolos para exploração e produção de petróleo e gás marítimo no Brasil e, em especial, na costa sergipana. Pretendemos tensionar as contradições existentes nos pressupostos de mitigação, compensação e do próprio Programa, pensando com elementos da teoria da reificação de Lukács. Além disso, pretende-se pensar de quais maneiras a política da intimidade construída com marisqueiras, diretamente vinculadas ao programa pelo Movimento das Marisqueiras de Sergipe, fomenta um outro modo de fazer psi, no encontro entre saberes nos territórios de vida destas mulheres.

Externo à Instituição - GABRIELA FERNANDES FELICIANO MURUA
Interno - 1404092 - LEOMIR CARDOSO HILÁRIO
Presidente - 1317191 - MARCELO DE ALMEIDA FERRERI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19177-2d4475f08d