UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 08 de Maio de 2024

PPGPSI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA ANDRADE DE ASSIS
06/05/2024 14:22

DISCENTE: VANESSA ANDRADE DE ASSIS
DATA: 15/05/2024
LOCAL: meet.google.com/vek-yhhc-sgg
TÍTULO: Alegro-me em ver o outro sofrer? Uma descrição do vocabulário emocional e das expressões faciais características da schadenfreude
PALAVRAS-CHAVES: Schadenfreude; Expressão Facial; Inteligência Artificial
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

A Schadenfreude é uma emoção secundária, definida como um tipo específico e atípico de alegria frente a um sofrimento alheio. Salienta-se que existem poucas pesquisas sobre essa emoção, principalmente em âmbito nacional e na área da psicologia. No Brasil, a Schadenfreude apresenta uma denominação que pode ser um pouco confusa, seja por falta de familiaridade com o termo e/ou emoção, seja por ser pouco estudada ainda. Não se há conhecimento, por exemplo, da constituição de um vocabulário emocional que consiga identificar essa emoção por meio da linguagem verbal. Ademais, destaca-se também que essa emoção é avaliada de forma negativa por grande parte da sociedade e, por conta disso, os indivíduos raramente relatam sentir a Schadenfreude, enviesando suas respostas pela conveniência social. Dessa maneira, nosso estudo construiu uma metodologia com o intuito de preencher essas duas lacunas de identificação da Schadenfreude: sua nomeação e sua identificação em condições de enviesamento. A coleta de dados foi realizada no CEPITEC com estudantes da Universidade Federal de Sergipe, por meio de uma entrevista semiestruturada gravada por uma WebCam. As entrevistas serão transcritas no Software Elan para análise de dados. Por meio das transcrições das respostas sobre as situações negativas, será feita a análise de sentimento de trechos específicos para identificação da polaridade das palavras utilizadas na expressão da Schadenfreude com o intuito de construir um vocabulário emocional dessa emoção. Além disso, também haverá a análise das expressões faciais, com o intuito de identificar as áreas das unidades de ação que estão em movimento na expressão da Schadenfreude e identificar se há a existência de um padrão. As imagens gravadas serão processadas com scripts Phyton Dlib+OpenCV para detectar e extrair uma região. Em contrapartida, o classificador SVM será treinado com um banco de dados de emoções de brasileiros e colombianos (Tejada, et al. 2021). E por fim, será utilizado o software Open Face para realizar a validação cruzada e selecionar as imagens com alta probabilidade de pertencer a Schadenfreude a partir dos critérios pré-estabelecidos.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA
Externo à Instituição - RUI DE MORAES JÚNIOR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19157-1ea35eac9d