UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 17 de Junho de 2024

PPGECIMA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de DEFESA: SUELLEN JANAINA CUNHA
28/05/2024 22:10

DISCENTE: SUELLEN JANAINA CUNHA
DATA: 28/05/2024
LOCAL: Virtual
TÍTULO: Possíveis Aproximações entre as Competências e Habilidades da BNCC e o Ensino por Investigação
PALAVRAS-CHAVES: Competências e habilidades; Materiais Didáticos; Atividades Investigativas.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa garantir os direitosbásicos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças e adolescentes ao longo de suajornada escolar no ensino básico. Como meio de assegurar tal aprendizagem temos ascompetências que promovem a mobilização de conhecimentos e habilidades, permitindo aoestudante a capacidade de resolver situações de sua vida cotidiana. Definimos conhecimentocomo os conceitos e procedimentos a que serão submetidos durante o processo acadêmico ahabilidade é o desenvolvimento das práticas cognitivas e dos aspectos socioemocionais. Areferida pesquisa pretende apresentar as habilidades fundamentadas nas Competênciasdesignadas pela BNCC que podem ser mobilizadas por estudantes a partir do EnsinoInvestigativo na etapa da educação básica. Ressaltamos que a atividade investigativa traz emsua essência o levantamento de problemas, a elaboração de hipóteses, por muitas vezes o usode experimentos, a organização de resultados e o processamento desses dados nasconsiderações finais, que são o cerne do método científico. A partir da investigação detemáticas que envolvem o rio São Francisco e a população que vive à suas margens, seráiniciado um processo de inserção do rio como objeto de estudo em sala de aula na produçãode materiais didáticos e nesta produção relacionar o Velho Chico (o rio possui este apelido)com a comunidade ribeirinha por meio do uso de atividades investigativas. Os referidosmateriais didáticos surgem de uma proposta de ouvir as narrativas sobre os imaginários que osestudantes possuem a respeito do rio e com as análises desses materiais produzidos e colhidospor meio de oficina e do concurso de redações, enquadrar os imaginários do Rio SãoFrancisco em categorias. Após a organização, temos a construção dos materiais didáticos quepermitirão compreender alguns anseios dos estudantes sobre o rio e tratar tais temasmobilizando as competências selecionadas.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 3336357 - MARIA DE LARA PALMEIRA DE MACEDO ARGUELHO
Externo à Instituição - JOSEVANIA TEIXEIRA GUEDES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19279-bcba364a3c