A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 01 de Maio de 2024

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS/DED - São Cristóvão

 

curso  Nível  Lato Sensu

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DED
Disciplinas do Curso
Código Nome Carga Horária
EDU0024 EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM 30 h
Ementa:
Ambiente virtual de aprendizagem, dinâmicas de formação e de interação com a tutoria e com os demais participantes do processo formativo.
Bibliografia:
BELLONI, M. L. Educação a distância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. BERLO, D. K. O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 1999. LITTO, F. M; FORMIGA, M. Educação a distância. São Paulo: Prentice Hall, 2008. MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002. Ӳ MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007. Ӳ PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: UNISINOS, 2001. Ӳ THOMPSON, J. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998.
EDU0025 EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUJEITOS E IDENTIDADES 45 h
Ementa:
Educação ambiental e suas relações com a cultura; territórios sustentáveis.
Bibliografia:
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Cortez, 2004. DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Diretoria et al. Identidades da educação ambiental brasileira. 2004. GUIMARÃES, Mauro. Caminhos da educação ambiental. Papirus Editora, 2006. ______. Educação ambiental: no consenso um embate?. Papirus Editora, 2007. LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e pesquisa, v. 35, n. 1, p. 145-163, 2009. RODRIGUES, N. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação e Sociedade, v. 22, n. 76, p. 232-257, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v22n76/a13v2276.pdf. Acesso em: 15 set. 2014. RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação ambiental. Porto Alegre: Artmed, 2002. SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Artmed, 2005. TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental, natureza, razão e história. Autores Associados, 2004. TRISTÃO, Martha. Tecendo os fios da educação ambiental: o subjetivo e. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 251-264, 2005.
EDU0029 ESCOLAS E SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS 60 h
Ementa:
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com- Vida) e Coletivos Jovens na escola; organização e manutenção de redes de educadores ambientais; gestão escolar, currículo e escolas sustentáveis; Município Educador Sustentável, Projeto Político-Pedagógico e a Educação Ambiental Escolar.
Bibliografia:
DIEGUES, Antonio Carlos. Desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis: da crítica dos modelos aos novos paradigmas. São Paulo em perspectiva, v. 6, n. 1-2, p. 22-29, 1992. LAYRARGUES, P. P. et al. A cortina de fumaça: o discurso empresarial verde e a ideologia da racionalidade econômica. São Paulo: Annablume, 1998. LEFF, H. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. MMA. Agenda 21 brasileira: resultado da consulta nacional. Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional. 2. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004 SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Artmed, 2005. SATO, Michèle. Identidades da Educação Ambiental como rebeldia contra a hegemonia do desenvolvimento sustentável. XII Jornadas Pedagógicas da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA): Educação Ambiental no contexto da década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Ericeira: ANAIS, ASPEA, p. 18-20, 2005. SEGURA, D. de S. B. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: FAPESP- ANNABLUME, 2001. SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitoza; SATO, Michèle. Antipedagogismo e educação ambiental. Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, v. 19, p. 165-180, 2007. SILVA. L. F. da. Educação ambiental crítica: entre ecoar e recriar. 2009. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. SILVA, R. L. F. O meio ambiente por trás da tela – estudo das concepções de educação ambiental dos filmes da TV Escola. 2007. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2007.
EDU0028 INSTRUMENTAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR 60 h
Ementa:
Formação de Professores e Educação Ambiental; Saberes ambientais e interdisciplinaridade; Percepção Ambiental; Concepção e Produção de material didático; Didática e metodologia do Ensino Superior.
Bibliografia:
CARVALHO, L. M. de. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, H. S.; LOGAREZZI, A. (Orgs.). Consumo e resíduos: fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos: Editora da UFSCar, 2006. p. 19-41. GUIMARÃES, M. A dimensão da ambiental na educação. 8. ed. São Paulo: Papirus. 1995. ______. Educação ambiental: no consenso um embate? São Paulo: Papirus. 2000. ______. A formação de educadores ambientais. São Paulo: Papirus, 2004a. ______. Educação ambiental crítica. In.: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004b. p. 25-34. ______. Armadilha paradigmática na educação. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006. p. 15-29. ______. et al. A pesquisa na formação do educador ambiental. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, n. 3, p. 15-26, dez. 2010. JACOBI, P. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005. LAYRARGUES, P. P.. Educação ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P., CASTRO, R. S. (Orgs.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009. p. 11-31. LAYRARGUES, P. P.; LIMA. G. F. C. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÂO AMBIENTAL, 2011, Ribeirão Preto-SP. Anais... Ribeirão Preto-SP, 2011. p. 1- 15. LIMA, G. F. da C. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Revista Ambiente e Sociedade, Campinas, Nepam, ano II, n. 5, p. 135-153. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/n5/n5a10.pdf. Acesso em: 25 ago. 2011. LOBINO, M. das G. F. A práxis ambiental educativa: diálogo entre diferentes saberes. Vitória: EDUFES, 2007. LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. In: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004a. p. 65-86. ______. Educar, participar e transformar em educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, n. 0, p. 13-20, 2004b. ______. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004c. ______. Teoria crítica. In: FERRARO-JÚNIOR, L. A. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadores ambientais e coletivos jovens. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p. 225-232. ______. O movimento ambientalista e o pensamento crítico: uma abordagem política. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006a. _____. Teoria social e questão ambiental: pressupostos para uma práxis crítica em educação ambiental. In: LOUREIRO, C. B. F.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de. (Orgs.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006b. 13-51 p. ______. Pensamento crítico, tradição marxista e a gestão ambiental: ampliando debates. In: LOUREIRO, C. F. B. (Org.). A questão ambiental no pensamento crítico natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007. p. 13-60. ______. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2009. ______. Crítica ao teoricismo e ao praticismo na educação ambiental. In: NETO, A. C,; MACEDO-FILHO, F. D.; BATISTA, M. S. S. (Orgs.). Educação ambiental: caminhos traçados, debates políticos e práticas escolares. Brasília: Líber Livro Editora, 2010. p. 136-159. ______. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de (Orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 73-103. PERALTA, J. E.; RUIZ, J. R. Educação popular ambiental: para uma pedagogia do ambiente. In: LEFF. E. (Org.). A complexidade ambiental. São Paulo: Vozes, 2003. p. 241-281. SAUVÉ, L.; BERRYMAN, T.; BRUNELLE, R. International proposals for environmental education: analysing a ruling discourse. In: CONFÉRENCE INTERNATIONALE SUR L’ÉDUCATION RELATIVE À L’ENVIRONNEMENT: “Environmental Education in the Context of Education for the 21st Century: Prospects and Possibilities”, 2002, Larisa, Grécia. Actes... Larisa, Grécia, 2002. p. 42-63 ______. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. de M. (Orgs). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005a. p. 17-44. ______. Educação ambiental: possibilidades e limites. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005b. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a12v31n2.pdf. Acesso em: 2 nov. 2011.
EDU0031 ORIENTAÇÃO DE TCC 45 h
Ementa:
Desenvolvimento, ao longo do curso do Trabalho de Conclusão de Curso, abordando temas locais ou relatando projetos de pesquisa a ser apresentado seminário.
Bibliografia:
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2010. GONSALVES. E. P. Iniciação à Pesquisa Científica. Ed Alínea, 4 ed. 2007. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. MÁTTAR NETO, João Augusto. Metodologia cientifica na era da informática. São Paulo: Saraiva 2007. MEDEIROS, João Bosco. Manual de redação e normalização textual: técnicas de editoração e revisão. São Paulo: Atlas, 2002. OLIVEIRA Netto, Alvim Antonio de. Metodologia da pesquisa científica: guia prático para apresentação de trabalhos acadêmicos. 2ª ed Florianópolis: visual books, 2008. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª Ed São Paulo: Atlas, 2008. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991.
EDU0026 PANORAMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL 60 h
Ementa:
Educação Ambiental e mudanças de paradigma; Legislação ambiental e políticas públicas de Educação e de Educação Ambiental, com ênfase nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; Educação ambiental e escolas sustentáveis.
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Panorama da educação ambiental no ensino fundamental. Brasília, 20(H. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2014. FRACALANZA, Hilário et al. A educação ambiental no Brasil: panorama inicial da produção acadêmica. Ciências em Foco, v. 1, n. 1, 2013. LOUREIRO, Carlos Frederico B.; COSSÍO, Mauricio F. Blanco. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental?”. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola, p. 57, 2007. ______. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. (Orgs.). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental? Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/MEC/UNESCO, 2006. VEIGA, Alinne; AMORIM, E.; BLANCO, Mauricio. Um retrato da presença da educação ambiental no ensino fundamental brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expansão. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.
EDU0030 PROJETOS DE PESQUISA/INTERVENÇÃOE SEMINÁRIOS TEMÁTICOS 60 h
Ementa:
Fundamentos da Pesquisa em Educação Ambiental; Elaboração e desenvolvimento de Projetos de pesquisa/intervenção; Plano de ação da proposta de aplicação no ambiente escolar; Seminários temáticos. Bibliografia:
Bibliografia:
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2010. GONSALVES. E. P. Iniciação à Pesquisa Científica. Ed Alínea, 4 ed. 2007. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. MÁTTAR NETO, João Augusto. Metodologia cientifica na era da informática. São Paulo: Saraiva 2007. MEDEIROS, João Bosco. Manual de redação e normalização textual: técnicas de editoração e revisão. São Paulo: Atlas, 2002. OLIVEIRA Netto, Alvim Antonio de. Metodologia da pesquisa científica: guia prático para apresentação de trabalhos acadêmicos. 2ª ed Florianópolis: visual books, 2008. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª Ed São Paulo: Atlas, 2008. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991.
EDU0027 TEMAS GERADORES: MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS 60 h
Ementa:
Mudanças climáticas; Biodiversidade; Água; Desmatamentos; Geração de Energia e Energias limpas; Geração e controle de Resíduos Sólidos e Líquidos.
Bibliografia:
CARVALHO, I. C. de M.. A invenção ecológica: narrativas e trajetórias da educação ambiental no Brasil. 3. ed. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008b. GOLDEMBERG, José; LUCON, Oswaldo. Energia, meio ambiente e desenvolvimento. Editora da Universidade de São Paulo, 2008. LAYRARGUES, P. P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema-gerador ou a atividade-fim da educação ambiental. In: REIGOTA, M. (Org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro, DP&A, 1999. p. 131-148. MACHADO, Carlos José Saldanha. Recursos hídricos e cidadania no Brasil: limites, alternativas e desafios. Ambiente e Sociedade, v. 6, n. 2, p. 121-136, 2003. PEREIRA, Denise Scabin; FERREIRA, Regina Brito. Caderno de Educação Ambiental-Ecocidadão. Secretaria do Meio Ambiente-SMA; Coordenadoria de Educação Ambiental-CEA, 2008. QUINTAS, José Silva. Introdução à gestão ambiental pública. IBAMA, 2005. SIRKIS, Alfredo; TRIGUEIRO, André. Meio ambiente no século 21 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Autores Associados, 2005. TUCCI, Carlos E. M. Águas urbanas. Estudos avançados, v. 22, n. 63, p. 97-112, 2008.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9