TURMA 1:
A COMPREENSÃO DE IMPLÍCITOS TEXTUAIS NAS CANÇÕES DE PROTESTO SOCIAL: UMA ALTERNATIVA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
NAS ENTRELINHAS DA CANÇÃO... : UMA ALTERNATIVA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
ADNA NASCIMENTO ALVES SANTOS
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6446
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7352
O DIÁRIO DE LEITURA: UM ALIADO PARA LEITURAS LITERÁRIAS
O DIÁRIO DE LEITURA: UM ALIADO PARA LEITURAS LITERÁRIAS
DORINALDO DOS SANTOS NASCIMENTO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6472
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7340
DA FALA PARA A ESCRITA: UMA ABORDAGEM DA MONOTONGARÃO E DA DITONGAÇÃO NA ESCRITA
UMA ABORDAGEM DA MONOTONGAÇÃO E DA DITONGAÇÃO NA ESCRITA
KARINE MELO E SILVA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6435
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7361
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA PROVA BRASIL: APROXIMANDO OS CICLOS E MINIMIZANDO AS LACUNAS.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA PROVA BRASIL: APROXIMANDO OS CICLOS E MINIMIZANDO AS LACUNAS.
MÁRCIA CRISTINA BARRETO OLIVEIRA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6471
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7342
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: NARRANDO MEMÓRIAS CONSTRUÍMOS SUJEITOS NA ESCOLA E NA VIDA
MARIA ACÁCIA DE LIMA BONIFÁCIO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6415
LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA COM O GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA
MARIA APARECIDA ALVES MENEZES
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6413
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7370
BLOG, REESCRITA E REFERENCIAÇÃO: IDAS E VINDAS NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS
COAUTORES DE FANFICTIONS (CADERNO PEDAGÓGICO)
MARIA DENISE OLIVEIRA DA SILVA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6424
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7366
AUTOBIOGRAFIA: EXERCENDO O PROTAGONISMO EM SALA DE AULA
LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL AUTOBIOGRAFIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
MARISTELA FELIX DOS SANTOS
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6416
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7368
QUIZ DIGITAL LEITURA EM AÇÃO: OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
TUTORIAL: QUIZ DIGITAL LEITURA EM AÇÃO: OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
MARYLIN VIEIRA DE MENEZES
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6473
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7338
LITERATURA EM DEBATE: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA ORAL NO 9º ANO
ARGUMENTAÇÃO ORAL EM SALA DE AULA: DESENVOLVENDO CAPACIDADES, CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E FORMANDO LEITORES
NADJA SOUZA RIBEIRO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6468
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7343
AMBIGUIDADE, ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
AMBIGUIDADE, ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (MÓDULO DE ATIVIDADES)
SIMONE MENEZES COSTA DE SANTANA
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6457
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7347
MINICONTOS MULTIMODAIS A PARTIR DE TIRAS DA TURMA DA MÔNICA
MINICONTOS MULTIMODAIS A PARTIR DE TIRAS DA TURMA DA MÔNICA
TÂNIA ANDRADE OLIVEIRA SANTOS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6414
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7369
ESTRATÉGIAS DE RETEXTUALIZAÇÃO: DE CONTO A CURTA-METRAGEM EM PRÁTICA ESCOLAR
LEITURA, CÂMERA, ENSINO! (CADERNO DO PROFESSOR)
VANUSIA MARIA DOS SANTOS OLIVEIRA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6417
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7367
TURMA 2:
APRENDIZAGEM DA LEITURA A PARTIR DE MATERIAL MULTIMODAL VISANDO À CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
TUTORIAL DO JOGO "NA TRILHA DOS SENTIDOS"
ADRIANA DA SILVA ARAUJO INÁCIO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6431
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7315
PRODUZINDO TEXTOS A PARTIR DO GÊNERO RELATO PESSOAL
PARTILHAR E ESCREVER: ORIENTAÇÃO PARA ESCRITA PROCESSUAL DE TEXTOS ESCOLARES
ANDREIA DORIA ARAGÃO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6429
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7365
NA TRILHA DO DISCURSO: A VEZ E A VOZ DOS PERSONAGENS
CLEDIVALDO PEREIRA PINTO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6438
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA
DALVA REJANE DO CARMO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6439
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7359
ORTOGRAFIA PARA O MERCADO DE TRABALHO
ORTOGRAFIA PARA O MERCADO DE TRABALHO
FRANCIS JACQUELINE DE MELO ROCHA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6436
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7362
FÓRUM NO AMBIENTE WHATSAPP: ESTRATÉGIA DE APROPRIAÇÃO DE USO DA ESCRITA DO ARTIGO DE OPINIÃO NO 9º ANO
DA TROCA DE MENSAGENS PELO CELULAR AO ARTIGO DE OPINIÃO
GIL ROBSON DE OLIVEIRA SANTOS
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6441
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7358
MONTECONTO: UMA ESTRATÉGIA PARA A LEITURA LITERÁRIA
MONTECONTO (JOGO DIGITAL)
HERÁCLITO PADILHA PRADO JUNIOR
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6440
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7317
A WEB 2.0 COMO FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A WEB 2.0 COMO FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
JORGE COSTA CRUZ JÚNIOR
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6428
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7364
PROPOSTA DE LEITURA INTERACIONAL DO GÊNERO CONTO A PARTIR DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM – QUIS
QUIZ DA COMPREENSÃO
JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS FILHO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/7330
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7330
IMPACTOS DOS RECURSOS MULTIMODAIS NA COMPREENSÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS
DUDU EM: EU TAMBÉM QUERO! (JOGO DIGITAL)
JOSIVAL ALVES DE BRITO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6433
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7329
ARGUMENTAÇÃO E MULTIMODALIDADE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: O QUIZ DIGITAL COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ROSANA SANTOS DE SOUZA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6432
ENTRE CRÔNICAS: DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO LEITORA
LEITURA, INTERAÇÃO, COMPREENSÃO! (CADERNO PEDAGÓGICO)
SÍLVIA SOUZA SANTOS
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6430
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7363
AS PRÁTICAS DE NARRATIVAS ORAIS NOS CONTOS DE FADAS: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA
AS NARRATIVAS ORAIS NOS CONTOS DE FADAS: CONSTRUINDO SENTIDOS, DESENVOLVENDO HABILIDADES E APRIMORANDO A LINGUAGEM
VANDERLAINE CRUZ MENESES LEMOS
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6437
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7360
TURMA 3:
LEITURA – INTERTEXTUALIDADE – JOGO: TUDO JUNTO E BEM ARTICULADO
LEITURA – INTERTEXTUALIDADE – JOGO: TUDO JUNTO E BEM ARTICULADO
ALESSANDRA MARIA SILVA NASCIMENTO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10268
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10270
ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NA ESCOLA: TEXTO, PRÁTICA DISCURSIVA E LEITURA(S)
ÂNGELA MARIA DE ARAÚJO MENEZES
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10272
CIRCUNSTANCIADORES TEMPORAIS EM NARRATIVAS ESCRITAS
CIRCUNSTANCIADORES TEMPORAIS EM NARRATIVAS ESCRITAS
ARIANA GÓES ROCHA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10273
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10276
LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: O GÊNERO FÁBULA EM CENA
LER E ESCREVER: UMA VIAGEM FABULOSA
DALILA SANTOS BISPO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10315
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10316
CORDEL, LETRAMENTO LITERÁRIO E VERBO-VISUALIDADE: TRÊS CONCEITOS, UM AUTOR, UMA HISTÓRIA, UM FOLHETO
CORDEL, LETRAMENTO LITERÁRIO E VERBO-VISUALIDADE: TRÊS CONCEITOS, UM AUTOR, UMA HISTÓRIA, UM FOLHETO
EDLEIDE SANTOS ROZA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10275
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10279
NARRATIVAS DE VIDA EM STOP MOTION – UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
NARRATIVAS DE VIDA EM STOP MOTION – UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
FABIANA SANTOS DE SOUSA MATOS
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10464
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10468
RETEXTUALIZAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS ESCRITAS EM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
RETEXTUALIZAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS ESCRITAS EM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
GLEICE RAYANE MACEDO SILVA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10278
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280
LETRAMENTO SOCIAL E CIDADANIA: PRÁTICAS DE LEITURA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LETRAMENTO SOCIAL E CIDADANIA: PRÁTICAS DE LEITURA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
INGRID KELLY DE OLIVEIRA CORREIA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10455
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10456
A NASALIDADE EM JOGO: ESTRATÉGIAS PARA DEPREENDER DIFERENÇAS ENTRE A ESCRITA E A ORALIDADE ATRAVÉS DO JOGO BATALHA NASAL
BATALHA NASAL (JOGO PEDAGÓGICO)
JANDIRA CRAVO BARBALHO NETA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10328
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10337
O ESTUDO DOS IMPLÍCITOS NA CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA: ESTRATÉGIAS PARA A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O ESTUDO DOS IMPLÍCITOS NA CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA: ESTRATÉGIAS PARA A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
JUSSARA DOS SANTOS MATOS
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10318
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10319
LEITOR-DETETIVE: JOGO DIGITAL PARA LEITURA DE ARTIGO DE OPINIÃO
LEITOR-DETETIVE: JOGO DIGITAL PARA LEITURA DE ARTIGO DE OPINIÃO (JOGO PEDAGÓGICO)
MARCOS ANDRÉ DE SOUZA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10458
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10463
DIÁLOGOS LITERÁRIOS: DEBATENDO O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL A PARTIR DAS FALAS DOS PERSONAGENS
DIÁLOGOS LITERÁRIOS: DEBATENDO O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL A PARTIR DAS FALAS DOS PERSONAGENS
ULLISSES ALVES SILVA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10326
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10327
ENSINO DA LEITURA SOB A PERSPECTIVA DISCURSIVA CRÍTICA: TRABALHANDO COM TEXTOS DE CAMPANHA COMUNITÁRIA
LINGUAGENS E DISCURSOS NO ENSINO DE LEITURA (CADERNO PEDAGÓGICO)
WESLIN DE JESUS SANTOS CASTRO
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10329
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10330
TURMA 4:
Leitura de poesia no 9º ano do ensino fundamental : um caminho rumo ao letramento lírico
Leitura de poesia no 9º ano do ensino fundamental : um caminho rumo ao letramento lírico
ADILSON OLIVEIRA ALMEIDA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9293
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9608
O EFEITO DE HUMOR NA CONSTRUÇÃO DE PIADAS COM TEOR RACISTA – UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO?
O EFEITO DE HUMOR NA CONSTRUÇÃO DE PIADAS COM TEOR RACISTA – UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO TEXTUAL?
DIANA SILVA SANTOS
https://ri.ufs.br/handle/riufs/11209
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11211
A CONSTRUÇÃO DE INFÊRENCIAS SOCIOCULTURAIS POIR ESTUDANTES DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE EM UM MODULO DIDÁTICO
MÓDULO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE INFERÊCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
IDERLÂNIA COSTA SOUZA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/11233
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11234
DA PALAVRA AOS TEXTOS O LÚDICO E AS POSSIBILIDADES PRÁTICAS DE LINGUAGENS NA ESCOLA
LÍLIAN SANTOS MORGADO DIAS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12519
EMPODERAMENTO FEMININO: PROSPOSTA DE TRABALHO PARA CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA POR ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EMPODERAMENTO FEMININO: PROPOSTA DE TRABALHO PARA A CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA POR ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MARCIA OLIVEIRA MOURA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/11257
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11256
A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO – AS INFERÉNCIAS NO CONTO “MISSA DO GALO “ DE MACHADO DE ASSIS
AS INFERÊCIAS NO CONTO MISSA GALO
MARIA CRISTINA FONTES DA CRUZ
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11089]
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11096
PRODUÇÃO DE HISTORIAS EM QUADRINHOS (HQ) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA DA ESCRITA
MARIA DE LOURDES OLIVEIRA ALMEIDA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/11143
NARRATIVAS MITOLÓGICAS E FORMAÇÃO DE LEITORES
NARRATIVAS MITOLÓGICAS E FORMAÇÃO DE LEITORES
MARIA LUCIENE DE MOURA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/11231
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11232
DIÁLOGO VERBO-VISUAL EM TIRINHA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FORMANDOLEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL
DIÁLOGO VERBO-VISUAL EM TIRINHA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FORMANDOLEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL
NICÉLIA NUNES AZEVEDO PEREIRA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/11141
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11142
A (RES) SIGNIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO ESCRITA ATRAVÉS DO RELATO PESSOAL
A (RES) SIGNIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO ESCRITA ATRAVÉS DO RELATO PESSOAL
PRISCILA MENDONÇA MOURA
https://ri.ufs.br/handle/riufs/11252
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11253
TIRA CÔMICA: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A LEITURA INFERENCIAL
TIRA CÔMICA: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A LEITURA INFERENCIAL
THIAGO DOMINGOS FREIRE
https://ri.ufs.br/handle/riufs/11255
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11254
TURMA 5:
QUANDO A AUSÊNCIA DA MARCA DE PLURAL EM VERBOS INFLUENCIA A ESCRITA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA E ORAL DE ESTUDANTES SERGIPANOS
ADRIANA ALVES DE SANTANA SANTOS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13578
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13579
O GÊNERO ENTREVISTA E A FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
ADRIANA EDVIRGES DE SANTANA BITTENCOURT
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13580
Propagame-B: ensino léxico–semântico na educação básica
ALBANEY DIAS DE SANTANA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13951
A canção como fomento à leitura e ao letramento poético
ALEXSANDRO ARAÚJO CAVALCANTE
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13949
DESCOBRINDO A DESCRIÇÃO NA NARRAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA AULAS DE PORTUGUÊS
CLEDIA MARIA DOS SANTOS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13581
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13582
CONTO DE DETETIVE: ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR O CONFLITO NA NARRATIVA
IZABELLA DA CONCEIÇÃO ARAUJO
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13597
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13598
O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ARGUMENTATIVA POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA PRODUÇÃO DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS
LOURIANE RIBEIRO REIS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13619
A CONTRA-ARGUMENTAÇÃO NA LEITURA DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
NADIJA SANTOS MONTE
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13620
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13621
QUANDO O APAGAMENTO DO R EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA CHEGA NA ESCRITA: A CONSTRUÇÃO DO ESTILO ORAL DO CORDEL PARA REFLEXÕES SOBRE O PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO
DICSON SOARES DOS PRAZERES
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13583
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13584
MEMINÓ: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE METÁFORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
EDIPO SANTANA BISPO ANDRADE
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13594
COESÃO REFERENCIAL POR SUBSTITUIÇÃO LEXICAL SINONÍMICA NA PRODUÇÃO ESCRITA DE FANFICTIONS: UMA PROPOSTA INTERVENCIONISTA DE ENSINO
ERISVALDO SILVA SANTOS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13595
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13596
CAÇADORES DE SENTIDOS - RESSIGNIFICAÇÃO DO VERBETE
JACI DOS SANTOS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13609
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13608
EXPLORANDO OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS A PARTIR DO JOGO PROPAGAME
JAILSON DOS SANTOS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13605
DESENVOLVIMENTO DE OBJETO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO PRODUTIVO DE GRAMÁTICA: A BALANÇA DAS RELAÇÕES SOCIAIS
JILCICLEIDE AUGUSTA PAES
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13614
AH! AMADA AMANDA: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO SUBSÍDIO PARA TRABALHAR A SUPRESSÃO DA CONSOANTE NASAL EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA
JOYCE DOS SANTOS LIMA
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13615
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13616
Aguçando mecanismos de compreensão leitora a partir de práticas de leitura de contos escolhidos
LÍDIA MARIA DA SILVA FREIRE
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13952
INTERTEXTUALIDADE E LETRAMENTO: A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DOS ELEMENTOS INTERTEXTUAIS DO GÊNERO MULTIMODAL MEME COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM LEITOR COMPETENTE
ROBERTO LOPES DOS SANTOS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13624
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13625
METÁFORAS E O LÚDICO EM CANÇÕES DE EMPODERAMENTO FEMININO:
UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CRÍTICO PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ROBERTA BRITO LIMA
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13622
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13623
TURMA 6:
O gênero textual carta argumentativa de reclamação no desenvolvimento da escrita autoral de estudantes da educação de jovens e adultos.
O gênero textual carta argumentativa de reclamação no desenvolvimento da escrita autoral de estudantes da educação de jovens e adultos (Caderno de atividades pedagógicas)
ARLENE ERCÍLIA DE JESUS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18217
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18218
A poesia de Cecília Meireles na sala de aula: a criação poética como expressão escrita dos alunos do 6º ano.
A poesia de Cecília Meireles na sala de aula: a criação poética como expressão escrita dos alunos do 6º ano (Caderno pedagógico)
CLAUDEVÂNIA SANTOS DE MENEZES SILVA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18219
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18220
O protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo: uma proposta didático-pedagógica em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08
O protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo: uma proposta didático-pedagógica em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08 (Caderno pedagógico)
EDILMA DOS SANTOS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18223
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18222
Labafero: a diversidade cultural de Maruim no processo de leituração e escrituração através do cordel.
Labafero: a diversidade cultural de maruim no processo de leituração e escrituração através do cordel (Caderno pedagógico)
ELAINE CRISTINA DOS SANTOS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18224
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18226
Competência leitora, música e metáfora conceptual: uma proposta a partir das canções de Luiz Gonzaga.
Desbravando o mundo da leitura através da metáfora conceptual nas canções de Luiz Gonzaga
FERNANDA RODRIGUES
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18227
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18228
Inferências socioculturais em fotorreportagem: estratégias pedagógicas para o 9º ano do ensino fundamental.
Caderno de apoio à aprendizagem (volume único)
FLÁVIA RENATA SANTOS DE JESUS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18229
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18230
Histórias em quadrinhos: propostas de leitura e retextualização
História em quadrinhos: uma proposta de leitura e retextualização (Caderno pedagógico)
IZABEL DE LIMA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18231
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18232
Desafios para a formação do leitor crítico: promovendo a compreensão leitora de discursos polêmicos por meio da produção de podcast.
Promovendo a leitura argumentativa de discursos polêmicos por meio da produção de podcast
JOYCE KELLY ALVES DOS SANTOS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18251
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18252
“Eu vou começa a fala [...] eu sair escondido” – estratégias para trabalhar com o apagamento e a hipercorreção em sala de aula.
“Eu vou começa a fala [...] eu sair escondido” – estratégias para trabalhar com o apagamento e a hipercorreção em sala de aula (Caderno pedagógico)
JUSSILEIDE RAMOS BOMFIM
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18253
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18254
Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura.
Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Caderno pedagógico)
JOSÉ LUIZ ANDRADE DE LIMA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18233
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234
"E se morre de desinformação”: o desenvolvimento do letramento informacional para a formação de leitores críticos e para o combate à disseminação de Fake News.
"E se morre de desinformação”: o desenvolvimento do letramento informacional para a formação de leitores críticos e para o combate à disseminação de Fake News (Guia)
KARINE COSTA SANTANA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18255
O letramento crítico e práticas político-cidadãs no gênero charge: uma proposta de leitura multimodal no 8º ano do ensino fundamental.
Portal da multimodalidade cidadã (Módulo didático)
KATIA NOVAES GUSMÃO
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18257
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18258
Leitura, cognição e inferência das consignas didáticas das atividades de compreensão textual.
Inferência e compreensão das consignas didáticas (Caderno pedagógico)
KLEYDIANE DA GRAÇA FEITOSA MATOS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18259
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18260
Práticas de leitura(s) no ensino fundamental: fábulas e outras linguagens.
Práticas de leitura(s) no ensino fundamental: fábulas e outras linguagens (Módulo didático)
MAGNÓLIA PACHECO ANDRADE
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18261
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18262
O texto teatral em sala de aula: teoria e prática.
O texto teatral em sala de aula: teoria e prática (Caderno pedagógico)
MARIA NORMÉLIA DE FARIAS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18270
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18271
A literatura de Clarice Lispector nas aulas de língua portuguesa: o conto Felicidade clandestina e a produção de doc-filme numa turma do 9º ano.
A literatura de Clarice Lispector nas aulas de língua portuguesa: o conto Felicidade clandestina e a produção de doc-filme numa turma do 9º ano (Manual do professor)
NATANIEL BEZERRA DA COSTA HORA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18272
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18273
“A Mulher negra no contexto da educação, cultura e arte”: práticas de leitura e reflexões sociais a partir de um cordel de Izabel Nascimento.
Práticas de leitura e reflexões sociais: uma peleja pedagógica a partir de um cordel de Izabel Nascimento
ROSINEIDE ANDRADE SANTOS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18274
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18275
O espaço nos contos de Antonio Carlos Viana: do texto escrito ao vídeo criativo por estudantes do 9º ano do ensino fundamental.
O espaço nos contos de Antonio Carlos Viana: do texto escrito ao vídeo criativo por estudantes do 9º ano do ensino fundamental (Caderno de atividades pedagógicas)
SARAH REGINA SANTOS DOS REIS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18276
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18277
“Oxe! é nóis e dexe de bestera” : um estudo sobre a monotongação e a ditongação na escrita dos alunos do 7º ano do ensino fundamental com vistas a uma proposta didática.
"É nóis na aula!": sequência de atividades para trabalhar com a monotongação e ditongação na escrita (Caderno pedagógico)
VIRLEI CORREA DA FONSECA MELO
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18278
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18279
TURMA 7:
Competência leitora, fábula e produção de sentido: uma proposta para o ensino fundamental
Práticas de leitura: das descobertas sobre o gênero fábula à sua teatralização
BRÍGIDA DE CAMPOS LIMA ALBUQUERQUE
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18702
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18704
Meu diário quase secreto: proposta escrita para alunos do 5º ano do ensino fundamental I (Caderno pedagógico)
Meu diário quase secreto: proposta escrita para alunos do 5º ano do ensino fundamental I
CARLOS VIEIRA SANTOS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18361
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18360
Das imagens às palavras: a relevância do contexto para o processo de construção de sentidos, através da inter-relação das linguagens verbal e visual, no conto “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry
Das imagens às palavras: a relevância do contexto para a inter-relação das linguagens verbal e visual no conto "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry
CLAUDENEYROCH SANTOS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18645
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18646
Práticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social: uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticos (Caderno pedagógico)
Práticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social : uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticos
DANIELLE NERES DOS SANTOS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18623
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18622
“Contos para morrer de rir”: uma abordagem de letramento crítico e argumentativo para o ensino fundamental.
“Contos para morrer de rir”: uma abordagem de letramento crítico e argumentativo para o ensino fundamental (Módulo didático)
FÁBIA SANTOS MELO
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18280
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18281
Na trilha do lh: estratégias pedagógicas para tratar a despalatalização da fala na escrita (Caderno pedagógico)
Na trilha do lh: estratégias pedagógicas para tratar a despalatalização da fala na escrita
GENELUCIA CRUZ SANTANA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18442
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18441
Oralidade, leitura e escrita em práticas de interação social dos educandos da EJA: trabalhando com o gênero relato de memórias
Oralidade, leitura e escrita em práticas de interação social dos educandos da EJA: trabalhando com o gênero relato de memórias
GISELDA ALVES MENEZES VIEIRA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18772
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18773
Heróis, mitos, interdiscursividade e práticas sociais: proposta para mediação de leitura na educação básica (Produto educacional)
Heróis, mitos, interdiscursividade e práticas sociais : proposta para mediação de leitura na educação básica
MARIA VALDECI DOS SANTOS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18625
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18624
Nasais na gangorra: estratégias lúdicas para trabalhar desinências verbais de passado e futuro (Módulo didático)
Nasais na gangorra : estratégias lúdicas para trabalhar desinências verbais de passado e de futuro
ROSANA SANTOS CARDOSO
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18588
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18587
Multiletramentos na EJA: uma proposta de ampliação da competência leitora com a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus.
Sequência didática: multiletramentos na EJA: uma proposta de ampliação da competência leitora com a obra Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus.
SHIRLEY ORNELAS OLIVEIRA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18282
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18283
SUZANA DE OLIVEIRA SANTOS
RRGT: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE
GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA