Banca de DEFESA: DANILLO VIANA ANDRADE REIS

DISCENTE: DANILLO VIANA ANDRADE REIS
DATA: 27/02/2023
LOCAL: LAER/Departamento de Engenharia Ambiental (DEAM)
TÍTULO: Qualidade ambiental de salas de aula baseada na avaliação do conforto térmico e da qualidade do ar interior
PALAVRAS-CHAVES: Conforto Térmico, Qualidade do Ar Interior, Escolas, Índice de Qualidade Ambiental Interior, Ventilação
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental
ESPECIALIDADE: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo

A melhoria das condições de qualidade interior das edificações é um desafio crescente na engenharia. O fato de vivermos cerca de 90% das nossas vidas dentro desse tipo de ambiente demonstra o quão significante essas condições são para a nossa saúde e bem-estar. Nesse quesito, conforto térmico e qualidade do ar são aspectos determinantes, em especial para populações mais vulneráveis, como idosos e crianças. Os espaços escolares são locais de importância nesse âmbito, tanto pela proporção de crianças entre os usuários, quanto pela alta densidade de pessoas e tempo de permanência. Esse ponto foi demonstrado com maior clareza considerando a ampla discussão sobre a reabertura das escolas durante o período de pandemia do COVID-19. O presente trabalho visa avaliar as condições térmicas e de qualidade do ar de ambientes escolares em uma abordagem integrada, que permita a obtenção de um índice representativo da qualidade ambiental desses espaços. Para isso, foi realizado um monitoramento de variáveis ambientais de 16 salas de aula do município de Aracaju/SE, de modo a obter dados comparáveis aos valores de referência da literatura científica. Os resultados obtidos foram aplicados a equações construídas a partir da revisão literatura, de modo a obter um índice representativo dos critérios individuais, os quais foram multiplicados por pesos atribuídos à importância de cada critério na qualidade global. Ainda foi realizada uma análise da ventilação dos espaços, com vias a observar a possibilidade de aplicação de um protocolo de uso dos ambientes adequado a situações excepcionais, de preocupação com o risco de transmissão de infecções respiratórias. Os resultados indicaram uma grande discrepância entre as condições térmicas e de qualidade do ar entre os ambientes climatizados com condicionadores de ar e os não climatizados. Enquanto os ambientes com ar-condicionado indicaram condições de ventilação inadequadas na maior parte do monitoramento, os de ventilação natural se mantiveram adequados todo o tempo. Em contrapartida, todas as salas sem condicionadores de ar apresentaram condições térmicas inadequadas, com temperaturas acima do recomendável, ao passo que os demais ambientes demonstraram melhores condições. Assim, há um balanceamento dos fatores no índice global, mas com predominância de qualidade para alguns ambientes climatizados, devido às consideráveis más condições térmicas das salas da outra tipologia. O tamanho, posicionamento e outros quesitos relativos às janelas foram fatores observados de grande importância, tanto no ganho térmico, quanto na ventilação. Também foi possível observar quais salas poderiam operar de maneira adequada adotando um protocolo de uso voltado à renovação de ar. Nesse caso, mais uma vez as esquadrias foram determinantes nos resultados, com os ventiladores auxiliando nesse processo. Assim, podemos concluir que foi possível a aplicação de uma metodologia de avaliação da qualidade global desses ambientes escolares e que esta traz bons indicativos para a tomada de decisão dos gestores. Esses resultados podem orientar a aplicação de recursos e protocolos de biossegurança mais assertivos e a discussão de políticas públicas voltadas à melhoria dos ambientes interiores escolares.

Presidente - 1688806 - ANDRE LUIS DANTAS RAMOS
Externo ao Programa - 2046616 - CARLA FERNANDA BARBOSA TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2668851 - ITALO CESAR MONTALVAO GUEDES
Interno - 2193695 - JEFFERSON ARLEN FREITAS