A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: EDUARDO DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO DOS SANTOS SILVA
DATA: 29/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA “TERRA DO SOL”: ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL DO CENTRO HISTÓRICO DE MONTE SANTO – BA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Patrimônio cultural material. Centro Histórico. Monte Santo/BA
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:

O objeto de estudo da presente pesquisa concerne aos "lugares de memória" e monumentos que compõem o patrimônio cultural material existente no centro histórico de Monte Santo/BA, cidade localizada no nordeste da Bahia, no seio do sertão baiano. O objetivo geral desse trabalho consiste em analisar o patrimônio do centro histórico da cidade de Monte Santo/BA e apresentar uma proposta para o ensino de História com uma sequência de três roteiros didáticos para o estudo da História do Brasil República, tendo como tema a Guerra de Canudos, em uma turma da 3ª série do ensino médio. Os objetivos específicos são: discutir acerca da história de Monte Santo; problematizar a constituição do centro histórico, seus lugares de memória, monumentos, silenciamentos e intencionalidades, como também construir um roteiro didático abordando o patrimônios existentes nele em diálogo com os referenciais sobre o ensino de História. A necessidade de um estudo acerca do patrimônio cultural, as potencialidades da educação patrimonial e sua utilização no ensino de História fundamenta-se na experiência do autor e a percepção de que os alunos não se reconhecem como sujeitos históricos atuantes no seu entorno; na falta de educação patrimonial e da discussão sobre a história da cidade nas aulas de História, o que resulta no intenso processo de deterioração do patrimônio cultural e na falta da identidade e sentido de pertencimento. Dessa forma, essa pesquisa dialoga teoricamente com Nora (1998), Rüsen (2010), Choay (2017) e Zarbato (2018), bem como se ampara metodologicamente na Educação Patrimonial para a elaboração de seu produto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Interno - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Externo ao Programa - 3085677 - AARON SENA CERQUEIRA REIS
Externo à Instituição - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS

Notícia cadastrada em: 23/02/2024 14:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19142-da426f1ea9