Banca de DEFESA: DANIEL DA SILVA COSTA

DISCENTE: DANIEL DA SILVA COSTA
DATA: 27/02/2024
LOCAL: meet.google.com/zoc-amsm-sai
TÍTULO: REALIDADE VIRTUAL (R.V) E AUMENTADA (R.A.) APLICADA AO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidade e limitações.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Realidade Virtual; Realidade Aumentada;
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

A presente dissertação resulta de investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em ensino de História da Universidade Federal de Sergipe e teve como ponto de partida a seguinte questão-problema: como os recursos de realidade virtual e aumentada podem contribuir para o ensino/aprendizagem de História? Visando responder a essa pergunta, traçamos como objetivo principal estudar as potencialidades e limitações do uso da tecnologia de realidade virtual e aumentada como ferramenta pedagógica para a disciplina História na rede pública de educação básica, levando em consideração as limitações materiais e humanas próprios das escolas públicas brasileira. Afim de atingir esse objetivo, realizamos pesquisa participante do tipo qualitativa em uma escola de ensino médio da rede pública da Bahia, para isso, ministramos aulas fazendo uso dos referidos recursos e ouvimos professores e alunos sobre suas impressões acerca do uso dos referidos recursos no âmbito escolar. Consideramos após esta pesquisa que os recursos de realidade aumentada e virtual são conhecidos pela maioria dos professores, no entanto, uma pequena minoria já utilizou para fins pedagógicos, apesar de os considerar como ferramentas com potencial pedagógico. Já entre os alunos, tais recursos obtiveram grande aprovação, destacando elementos como: maior poder de ilustração, aumento do engajamento e promoção da ensino/aprendizagem ativa. Concluímos assim que os recursos de realidade virtual e aumentada possuem bom potencial de uso por professores de História, no entanto, constatamos também é uma série de cuidados e limitações que precisam ser consideradas quando da inserção desses recursos em sala de aula.

Presidente - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo à Instituição - RENAN MARQUES BIRRO