Banca de QUALIFICAÇÃO: SÂMARA CAVALCANTE ROCHA

DISCENTE: SÂMARA CAVALCANTE ROCHA
DATA: 29/01/2024
LOCAL: Google Meet (Online)
TÍTULO: NA TRILHA DAS ALAGOAS: uma proposta para o Ensino Decolonial da História de Alagoas em Infográficos
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Decolonial; Alagoas; Infográfico.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil

A proposta deste trabalho busca elaborar um instrumento para apresentar a História de Alagoas, de maneira dinâmica e divertida para os alunos da rede pública de ensino, a partir de uma trilha em Infográficos que possa ser utilizada no Ensino Médio. O objeto da pesquisa realizada é o Ensino de História Decolonial de Alagoas. A problematização em destaque nesta proposta é: “Como o ensino da história de Alagoas pode construir uma consciência histórica local decolonial que dialogue com o contexto nacional?” Pensar o patrimônio cultural alagoano em sua vertente decolonial de valorização dos povos originários e africanos que construíram significativamente e de modo protagonista a história local é atuar ativamente para uma Educação consciente e antirracista. Como objetivo geral da pesquisa e elaboração dos recursos educacionais propostos, busca-se: fornecer aos professores e estudantes da rede pública de Alagoas um material didático que possibilite facilitar o aprendizado, de maneira prática, sobre os conteúdos da História de Alagoas. Dentre os objetivos específicos estão: 1.) Mapear geográfica e historicamente eventos da Histórica de Alagoas; 2) Elaborar infográficos com estilo trilha, para promover o estudo e reflexão da História de Alagoas; 3) Incentivar o despertar da consciência histórica sobre o patrimônio local pelo viés da decolonialidade. Nessa trajetória textual o trabalho adotou como referenciais os textos de Bittencourt, Candau, Bento, Ferrare, Pinto, Barros, Caetano, Santos, Rafael, Vergès, Mbembe, Maldonado-Torres, dentre outros.

Presidente - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Interno - 3216561 - MARIANA BRACKS FONSECA
Externo ao Programa - 1092991 - ROSE ELKE DEBIASI
Externo à Instituição - JOSEMARY OMENA PASSOS FERRARE