Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHNNY PEREIRA GOMES

DISCENTE: JOHNNY PEREIRA GOMES
DATA: 31/01/2024
LOCAL: Google Meet (Online)
TÍTULO: iEDUCAR: Almanaque Interativo de Objetos Históricos como prática museal para o Ensino de História a partir da História Digital
PALAVRAS-CHAVES: Almanaque Digital; Fontes Digitais; Patrimônio Cultural; Museus; Ensino de História.
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea

O objetivo deste trabalho é construir um Almanaque Interativo de objetos históricos para ser utilizado como ferramenta pedagógica no ensino de história a partir dos conceitos da Aprendizagem Histórica e da História Digital. O Ensino de História tem se beneficiado de várias ferramentas, a partir da sistematização do conteúdo historiográfico, umas destas é o que chamados de “Livro Digital”, que vem se popularizando com o advento da internet. Estas novidades que permeiam o universo do fazer historiográfico e do Ensino de História, precisam ser consideradas para serem utilizadas em salas de aulas. Foram impostas aos professores de História pelos sistemas educacionais e pelos próprios alunos, pertencentes à Geração Z, a necessidade de utilização de fontes digitais para a elaboração das aulas de História em todos os níveis de ensino. Nesse trabalho foi realizada uma pesquisa de ordem bibliográfica em bases de dados de revistas especializadas, além de consultas às dissertações, teses e livros sobre o tema. As conceituações sobre o desenvolvimento da tecnologia e da História Digital, seguiram os pressupostos de Lèvy (1993), Lucchesi (2012), Maynard e Silva (2013), Mello (2013) e Carvalho (2014) e para a relação de ensino-aprendizado em História foram utilizados os estudos de Rüsen (2012), Barca (2017) e Schmidt (2017). O recurso educacional proposto, o iEDUCAR – Almanaque Interativo de Objetos Históricos, foi elaborado a partir de software gratuito, a fim de possibilitar um acesso mais amplo e democrático aos recursos educacionais, sem a necessidade de investimentos significativos por parte dos docentes. Foram apresentadas três categorias de avaliação: a) competências e habilidades relacionados aos objetos históricos, patrimônio histórico e tecnologia da informação para o ensino de história, b) impactos na relação aluno-aluno e aluno-professor a partir da utilização do recurso e c) validação do recurso por alunos e professores.

Presidente - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo à Instituição - SANDRA DE CÁSSIA ARAÚJO PELEGRINI
Externo à Instituição - Bruno Leal Pastor de Carvalho