"África no Brasil: tecendo redes de solidariedade"

“África no Brasil: tecendo redes de solidariedade”

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) dá as boas-vindas ao professor Dulcídio Cossa, natural de Moçambique, que chega a UFS como professor visitante para um período de dois anos.

O professor Dulcídio Cossa foi selecionado pelo projeto “África no Brasil: tecendo redes de solidariedade”, aprovado no âmbito do edital CAPES n. 30/2022 –PDPG- Solidariedade Acadêmica, cujo objetivo é oferecer refúgio a pesquisadores doutores de países que atravessam crises humanitárias e têm suas vidas ameaçadas.

O projeto “África no Brasil: tecendo redes de solidariedade” foi escrito e coordenado pela professora Mariana Bracks Fonseca, do Departamento de História, e tem como princípio aproximar os estudos africanos produzidos no Brasil à produção desenvolvida por intelectuais africanos. A vinda do professor Dulcídio Cossa potencializa os diálogos entre pesquisadores africanos e brasileiros e traz para nossa universidade importantes referencias teóricos, ainda desconhecidos no Brasil.  O projeto objetiva conhecer a África a partir de seus próprios conceitos, filosofias e percepções, propondo renovação nas teorias e métodos para a pesquisa sobre África nas ciências humanas.

O professor Dulcídio está ministrando desde agosto de 2023, em conjunto com a professora Mariana Bracks, a disciplina online para toda a rede do ProfHistória, “Cultura e ancestralidade africana no Ensino de História: cosmopoercepções, conhecimentos endógenos e intersubjetivação”, em que discutem os conceitos de ancestralidade, tempo, espiritualidade, oralidades, gênero no ensino de História em perspectiva africana. A disciplina está sendo excelente oportunidade de dialogar com mestrandos da rede de todo o Brasil, que atestam a relevância do tema e as contribuições epistemológicas para pensar seus próprios objetos de estudo.

O projeto “África no Brasil: tecendo redes de solidariedade” também foi contemplado com uma bolsa de pós-doutorado, outorgada à Aboua Koumassi (Mohammed Yassin), natural da Costa do Marfim e naturalizado brasileiro. Mohamed Yassim é uma importante referência sobre tradições orais e sistemas de saberes africanos. Juntos os três professores realizarão diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão em articulação com o Grupo de Estudos e Pesquisas de História da África e Diáspora Africana Ananse.GEPHADA. Além da UFS, UFAL, UFRB, UFBA e UNEB receberão atividades vinculadas ao projeto, possibilitando o fortalecimento dos estudos africanos no Brasil e o aprofundamento em teorias e metodologias de ensino a partir de perspectivas africanas.

O PROFHISTÓRIA agradece o empenho da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa na realização deste projeto, em especial ao Gladston Santos e à Érica Winard- coordenadora da CORI- que não pouparam esforços para tornar este projeto realidade.

Informem-se sobre as atividades que acontecerão nos próximos dois anos pelas redes sociais @Ananse.gephada e @profhistoria.ufs e participem!

Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

IMAGEM: Professor Dulcídio Cossa sendo recebido pelos professores do PROFHISTÓRIA/UFS, em 27/10/2023.

Texto redigido por Mariana Bracks Fonseca (ProfHistória/UFS)

Notícia cadastrada em: 01/11/2023 10:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19142-da426f1ea9