Banca de DEFESA: JÉSSICA TÁSSIA ARAUJO DA SILVA

DISCENTE: JÉSSICA TÁSSIA ARAUJO DA SILVA
DATA: 31/10/2023
LOCAL: meet.google.com/jiu-ecgd-ezo
TÍTULO: LAURO DE FREITAS EM ROTEIROS 3D DO GOOGLE EARTH: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA E A IDENTIDADE LOCAL EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem histórica; Google Earth; História local; Identidade; Lauro de Freitas;
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Essa pesquisa tem a finalidade de analisar como as temáticas relacionadas ao município de Lauro de Freitas podem ser ensinadas com base no programa digital de geolocalização do Google, de modo que seja possível colaborar na construção identitária e na aprendizagem histórica de estudantes da Escola Municipal Miguel Arraes. A prática docente nesta escola pública revelou que os aprendizes não se identificam com a referida cidade, sobretudo por desconhecerem os seus processos pretéritos. Assim sendo, o então trabalho aborda a trajetória laurofreitense com foco em suas áreas periféricas, visando adotar uma perspectiva decolonial de ensino e, ao mesmo tempo, promover a identificação do aprendizes ao lugar, haja vista que as áreas margeadas de tal município portam patrimônios materiais e intangíveis, fatos e sujeitos atrelados às matrizes afro-indígenas e populares. Pretende-se demonstrar, ainda, como a temática local pode servir de laboratório histórico, possibilitando uma didática norteada pela tese da Literacia Histórica de Peter Lee, que defende a inserção de métodos historiográficos no processo de ensino-aprendizagem. Com interesse em discutir a interface entre a história local e o campo tecnológico, tal trabalho acadêmico indica que a urbe seja estudada no ambiente virtual, através do Google Earth - programa repleto de imagens de satélite de inúmeras partes do Globo e de tecnologia de simulação 3D em ruas, que permite vislumbrar patrimônios, bem como a sensação de imersão nos espaços observados. O produto da pesquisa, é um Ebook destinado aos professores de história para uso nas turmas do Ensino Fundamental II, que contém itinerários pedagógicos e roteiros virtuais sobre as áreas laurofreitenses, executáveis na plataforma GE. O material pretende facilitar a compreensão da realidade laurofreitense considerando a interseção entre as dimensões didática, decolonial e digital.

Presidente - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo à Instituição - LINA MARIA BRANDÃO ARAS

Notícia cadastrada em: 30/10/2023 11:48