Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANNE DO NASCIMENTO REZENDE

DISCENTE: JEANNE DO NASCIMENTO REZENDE
DATA: 16/11/2023
LOCAL: Virtual
TÍTULO: NOS TRILHOS DO TEMPO: UMA ABORDAGEM AUDIOVISUAL DA FERROVIA COMO FONTE HISTÓRICA PARA AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO NO AGRESTE BAIANO
PALAVRAS-CHAVES: Patrimônio, audiovisual, educação, monumento, ferrovia
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea

Este trabalho tem como objeto de estudo a Estação São Francisco Alagoinhas (BA) como monumento representativo da memória coletiva regional, através de um documentárioinserido como recurso didático para aulas de História no Ensino Médio no CETIPMCS, na cidade de Aramari (BA). Como produto desenvolve-se um documentário audiovisual acessível por QR code, cujo objetivo geral é demonstrar a professores de história potencialidades de utilização do recurso audiovisual para contextualizar a história local em sala de aula. Utiliza-se como referências teórico-metodológicas Jörn Rüsen (2010), MarcFerro (1992), Jaqueline Zarbato (2018), Marcos Napolitano (2010), entre outros autorespertinentes à pesquisa. Analisar a utilização do audiovisual como parte do ensino de históriana contemporaneidade, valorizar o patrimônio ferroviário local como fonte históricaintegrante da identidade regional, situar o desenvolvimento de uma prática pedagógica noensino de história que envolva meios digitais, desenvolver atividades com os alunos daescola pública estadual CETIPMCS (Aramari - BA) em que seja possível desenvolverhabilidades e competências a partir de ferramentas acessíveis e analisar o entendimentosobre as aprendizagens históricas e suas potencialidades são objetivos a seremdesenvolvidos com a contribuição dessa pesquisa.

Presidente - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo ao Programa - 1292151 - HAMILCAR SILVEIRA DANTAS JUNIOR

Notícia cadastrada em: 31/10/2023 11:58