Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON FERNANDO DOS SANTOS SILVA
DATA: 17/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Salka de reuniões do ProfHistória - Polo de Gestão - Vivência
TÍTULO: LGBTQIA+ E EDUCAÇÃO: COMO AS ESCOLAS PODEM MELHOR INTERVIR COM OS JOVENS E A SOCIEDADE POR MEIO DO FORTALECIMENTO DE SUA IDENTIDADE
PALAVRAS-CHAVES: LGBTQIA+ ; Educação; Inclusão; História; Pertencimento.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:
Se não é fácil ser adolescente, imagine ainda ter que trazer junto de si a condição LGBTQIA+. É a fase que estamos nos descobrindo, que tentamos esconder a nossa realidade com medo da rejeição, famílias que muitas vezes não entendem por serem conservadoras demais e escolas que não estão preparadas para lidar com a situação. O que fazer? A intenção aqui é apresentar a realidade dessa fase da vida e propor uma apostila didática, com planos de aulas e materiais já selecionados para uso do professor, com a finalidade de ser usado no PI (Projeto Integrador), nas escolas de tempo integral, onde, para participar, o aluno precisa se inscrever. No curso, o aluno irá aprender como viviam pessoas dessa comunidade em várias etapas da história, aprender sobre a batalha de Stonewall e sua importância para o movimento até os dias de hoje, e conhecer dos direitos conquistados e os que estão em pauta. Tudo com a intenção de fazer o aluno que é LGBTQIA+ ou que tem interesse em conhecer sobre a comunidade, fortalecer: suas identidades, laços de amizade, a convicção de que não está sozinho e que pode chegar aonde eles quiserem.