Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA MARIA DA SILVA LEITE

DISCENTE: KATIA MARIA DA SILVA LEITE
DATA: 26/09/2023
LOCAL: Espaço virtual: Google Meet
TÍTULO: O uso da música no ensino de História da África: combate ao preconceito étnico-racial: uma sequência didática aplicada ao 7º ano do Colégio Amadeus em Aracaju, Sergipe, 2023.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História da África, música, combate ao preconceito étnico-racial.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

O Objetivo desse trabalho é desenvolver uma sequência didática por meio de uma experiência/prática com alunos(as) do 7º ano do Ensino Fundamental Maior do Colégio Amadeus, uma unidade da rede privada de ensino de Aracaju, Sergipe, nos meses de setembro e outubro no ano de 2023. Tendo como intuito associar os conteúdos de História da África e análise de letras de músicas enquanto metodologia para valorizar a diversidade étnica e combater o preconceito racial. E, a partir dessa postura pedagógica, historiográfica e humanista, ressignificar a cultura escolar como espaço propício para trabalhar com o(a)s aluno(a)s a si reconhecerem enquanto sujeitos inclusivos, plurais e que respeite a diversidade étnico-racial dos povos. A proposta de ensino e de aprendizagem atenta às normativas da Proposta Curricular Nacional (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei nº 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da temática de História e cultura Afro-brasileira. Em termos teóricos esse estudo fundamentasse em discussões sobre aprendizado histórico e em metodologias de ensino focadas em práticas de sequências didáticas.

Presidente - 3332385 - JOSE VIEIRA DA CRUZ
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SHEYLA FARIAS SILVA

Notícia cadastrada em: 26/09/2023 07:20