Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARISTELA SIRQUEIRA CARVALHO
DATA: 31/08/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO: O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO PROPOSTA A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE NEGRA POSITIVA: UM ESTUDO DO COLÉGIO POETA JOSÉ SAMPAIO NO MUNICÍPIO DE CARMÓPOLIS/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, Identidade Negra, Racismo na Escola, Empoderamento Negro.
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea
RESUMO:
O objetivo desse trabalho é analisar o “Projeto da Consciência Negra”, do Colégio Estadual Poeta José Sampaio, no processo de construção identitária dos alunos, e perceber como o Ensino de História pode ajudar no desenvolvimento de uma identidade negra positiva, transformando o aluno em agente ativo de sua história. Utilizaremos nesse trabalho a metodologia qualitativa através de leituras bibliográficas e do estudo de ações sociais individuais e grupais. As fontes a serem utilizadas nessa pesquisa serão os documentos da escola, tais como: ofícios, decretos e portarias e o uso de fotografias, fornecidas pela coordenação da escola, das edições anteriores do projeto escolar. A pesquisa teve como base a articulação entre os conceitos acadêmicos e o saber docente, bem como a elaboração de um produto didático/pedagógico que é o manual didático para professores sobre como trabalhar temas como Racismo, Preconceito, Identidade positiva e Empoderamento da mulher negra. Vamos construir sequências didáticas que possam nos ajudar a estimular o aluno a se integrar na discussão sobre identidade, pertencimento e ressignificação de sua cultura.