Banca de DEFESA: MIDIANE CORDEIRO DA SILVA

DISCENTE: MIDIANE CORDEIRO DA SILVA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: Direitos humanos em aulas de História: propostas didáticas de promoção de cidadania em uma escola do Agreste de Alagoas (2020-2023)
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos – Ensino de História – Educação em Direitos Humanos – Cidadania
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea

A presente pesquisa busca demonstrar como a os direitos humanos podem potencializar as aulas de história no processo de formação para a cidadania. Buscamos a partir de recortes elencados possibilitar novos olhares sobre questões que perpassam o cotidiano dos nossos educandos. As experiências didáticas que resultaram na elaboração de um caderno didático para professores de História, foram aplicadas numa escola do agreste alagoano – Arapiraca, visando fortalecer a promoção dos direitos humanos e da cidadania nas aulas de história. As propostas apresentadas buscam fortalecer e efetivar as competências gerais das humanidades previstas na BNCC e potencializar os fundamentos da Educação em Direitos Humanos previstas no PNEDH. Os estudos apresentados tem a perspectiva de possibilitar a construção de propostas didáticas que tornem o conhecimento histórico significativo frente as demandas do tempo vivido, e assim possibilitando leituras de mundo balizadas pelas ferramentas que os estudos históricos oferecem.

Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Externo à Instituição - CLOTILDES FARIAS DE SOUSA

Notícia cadastrada em: 28/08/2023 15:16